Histórico do periódico

A Revista Cocar foi criada em 2007, de forma impressa e  a partir de 2013 On line. A sua periodicidade até 2018 foi semestral. A partir de 2019 a publicação passou a ser quadrienal, para atender a demanda de artigos submetidos à Revista.

A Revista Cocar atualmente  é um periódico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA, com contribuições de autores do Brasil e do exterior. Publica, em fluxo contínuo, trabalhos de ciências humanas, com ênfase em educação, na forma de artigo, relato de pesquisa ou experiências educacionais e resenha de livro.

Cocar significa coroa, ornato que rodeia a cabeça, feito de diferentes matérias-primas, cores e formas. Usado pelos índios como enfeite, para identificação das etnias, entre outros significados. No sentido metafórico, podemos compreender o adereço como pensamento, cognição. Para nominar a revista, entendemos o vocábulo como representação de identidades, ordenação, beleza, ou seja, saberes que estão na escola ou fora dela.

Indexadores

Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas da América Latina, el Caribe, España y Portugal (LATINDEX); Diretório de Informações da Política Editorial das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Public Knowledge Project (PKP/Index); Google Acadêmico; Red Iberoamericana de Innovación y conocimiento científico (REDIB); OpenAire; BASE.