Revista Cocar

logo_cocar_428

A Revista Cocar é um periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA, com contribuições de autores do Brasil e do Exterior. Publica trabalhos de ciências humanas, com ênfase em educação, na forma de artigo, relato de pesquisa ou experiências educacionais e resenha de livro.

Cocar significa coroa, ornato que rodeia a cabeça, feito de diferentes matérias-primas, cores e formas. Usado pelos índios como enfeite, para identificação das etnias, entre outros significados. No sentido metafórico, podemos compreender o adereço como pensamento, cognição. Para nominar a revista, entendemos o vocábulo como representação de identidades, ordenação, beleza, ou seja, saberes que estão na escola ou fora dela.

Qualis CAPES: B1 Educação e A2 Ensino


Indexadores

Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas da América Latina, el Caribe, España y Portugal (LATINDEX); Diretório de Informações da Polí­tica Editorial das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Google Acadêmico; Public Knowledge Project (PKP/Index); Red Iberoamericana de Innovación y conocimiento científico (REDIB); OpenAire; BASE.

Comitê Cientí­fico

Profª Drª Claudianny Amorim Noronha (UFRN, Rio Grande do Norte, BR)

Prof. Dr. Cláudio Roberto Baptista (UFRGS, Rio Grande do Sul, BR.)

Prof. Dr. Edmir Perroti (USP- São Paulo, BR.)

Profª Drª Eugênia Trigo Aza (UNICAUCA, CO)

Prof. Dr. Iran Abreu Mendes (UFRN, Rio Grande do Norte, BR.)

Profª Drª Iria Brzezinski (UCG, Goiás, BR)

Profª Drª Isabel Lélis (PUC-RJ, Rio de Janeiro, BR)

Prof. Dr. John Fossa (UFRN, Rio Grande do Norte, BR.)

Prof. Dr. Lucí­dio Bianchetti (UFSC, Santa Catarina, BR.)

Prof. Dr. Licí­nio Carlos Viana da Silva Lima (UMINHO -Minho - PT)

Profª Drª Maria Inês Marcondes (PUC-RJ - Rio de Janeiro, BR)

Profª Drª Sonia Kramer (PUC-RJ, Rio de Janeiro, BR.)

Profª Drª Sonia Stella Araújo-Oliveira ( São Carlos, SP, BR)

Profª Drª Valéria Weigel (UFAM- Amazonas, BR.)

Profª Drª Wilma Bahia Coelho (UFPA- Pará, BR.)

Profª Drª Violeta Refkalefsky Loureiro (UFPA, Pará, BR.)

Prof. Dr. Alfonso Torres Carrillo (Universidad Pedagógica Nacional, Colômbia)

Profª Drª Eliete Santiago (UFPE, Pernambuco, BR)

Profª Drª Branca Jurema Pontes (PUC-SP, São Paulo, BR)

Profª Drª Tânia Regina Dantas - (UNEB - Bahia, BR)

Prof. Dr. Reinaldo Matias Fleuri - (UFSC - Santa Catarina, BR)

 

Notícias

 

Recesso submissão de artigos

 
Informamos que no período de 28.12.2018 a 18.01.2019 haverá recesso no recebimento de artigos da Revista Cocar.  
Publicado: 2018-12-28 Mais...
 

Chamada Pública Dossiê Temático Crianças, Mídias e Mediações

 

Organizadoras Rosalia Duarte e Zena Eisenberg

O acesso das crianças aos dispositivos digitais de comunicação tem começado cada vez mais cedo, em razão do desenvolvimento tecnológico, que facilita o uso, e da forte presença desses dispositivos no âmbito doméstico. Pesquisa realizada em 2013, pela ONG Common Sense Media com 1400 pais, nos Estados Unidos, constatou que 41% das crianças de 0 a 8 anos de idade tinham tabletes e 63% possuíam smartphones. Resultados da pesquisa Kids Online Brasil (2017), desenvolvida anualmente pelo Cetic.br, indicaram que mais de 80% de crianças e adolescentes brasileiros são usuários de tecnologias digitais de comunicação. No entanto, ainda são poucos os estudos sobre a interação das crianças pequenas com essas tecnologias, que enfoquem os usos que elas fazem, a percepção que têm dos dispositivos, os sentidos que atribuem aos conteúdos e a mediação exercida pela família, pela escola e por seus pares na relação que elas estabelecem com o que veem, ouvem e leem.  

 Esse dossiê temático busca reunir estudos recentes com crianças de até 12 anos de idade, realizados em diferentes regiões do Brasil e em outros países, com abordagens distintas, tendo em comum a perspectiva epistemológica que concebe a criança como sujeito de autoria, capaz de criar e produzir significados a partir de seu cotidiano, de sua própria experiência e das diferentes fontes de mediação com as quais interage.

 
Publicado: 2018-12-11 Mais...
 
Outras notícias...