Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Observatório da Religião?

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Normas Técnicas Para a Apresentação dos Trabalhos

O candidato deverá respeitar todas as normas de diagramação aqui apresentadas ao preço da reprovação imediata. Os trabalhos deverão ter no máximo 20 laudas (digitadas em espaço 1,5, fonte Times New Roman 12, com as quatro margens sob a medida de 2,5 cm), incluindo-se notas e referência. Os artigos submetidos deverão ser inéditos ou mesmo não estarem submetidos a outras apreciações para fins de publicação.

A página de rosto deverá conter título do artigo, nome do autor, um resumo em português e outro em inglês, francês, alemão ou espanhol (com, no máximo, 120 palavras); palavras-chave em português e no outro idioma escolhido (mínimo de quatro e máximo de seis); por ultimo, se deve registrar em nota de rodapé algumas informações sobre o autor.

Os artigos serão encaminhados para um parecerista escolhido pelos Editores que produzirá um documento para fundamentar a decisão final do Conselho Editorial. A remessa do artigo poderá ser feita exclusivamente via Internet para o e-mail já indicado no site da Revista Eletrônica Observatório da Religião. Os autores deverão inserir no final do artigo, o seu e-mail para futuros contatos da Redação ou dos leitores.

A Revista Eletrônica "Observatório da Religião" trabalha com referências bibliográficas no corpo do texto. As notas no rodapé deverão ser excepcionais e a bibliografia deverá ser apresentada no final do artigo, obedecendo-se às seguintes normas:

1. Os textos apresentados devem ter o formato de um artigo científico, de uma resenha de livro cientificamente pertinente na área dos estudos da religião, ou uma comunicação científica. Os artigos científicos serão prioritários para a avaliação de publicação, e devem ser apresentados conforme os dossiês anunciados;

2. ter um teor científico, e a sua introdução e o seu resumo deverão pontuar minimamente a metodologia aplicada, os objetivos do artigo, a idéia ou a hipótese central investida no trabalho;

3. As partes do Texto não devem ser numeradas;

4. O título deverá aparecer centralizado, em negrito, letras maiúsculas e fonte Times New Roman 14. Subtítulos deverão constar em Times New Roman 12, alinhados à esquerda, em negrito, com um espaço entrelinhas em relação ao parágrafo anterior e sem espaçamento em relação ao parágrafo seguinte;

5. As notas, numeradas em ordem crescente e formatadas em fonte Times New Roman 10 e espaço entrelinhas simples, devem aparecer no rodapé do texto e ser reservadas para observações complementares substantivas;

6. As palavras que forem destacadas no texto devem vir em itálico, reservando-se as aspas apenas para citações diretas no texto;

7. Citações com mais de cinco linhas devem aparecer com recuo no texto em fonte Times New Roman 11, com espaço entre linhas simples e sem aspas;

8. A referência a autores deve ser feita ao longo do texto no seguinte modelo: (sobrenome, ano, página); ex.: (Eliade, 1992, p. 65). No caso de títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano, adicione-se letras em ordem alfabética após a indicação do ano; ex: (Desroche, 1985a), (Desroche, 1985b), etc.

9. As referências bibliográficas ao final do texto devem constar com espaço entrelinhas simples e seguir estritamente os modelos abaixo.

Livro:
BERGER, Peter. O dossel sagrado, elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1985.

Organização de livro:
TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (Org.). As religiões no Brasil, continuidades e rupturas. Petrópolis: Vozes, 2006.

Capítulo de livro:
MONTERO, Paula. Religiões e dilemas da sociedade brasileira. In: MICELI, Sergio (Org.) O que ler na ciência social brasileira. Vol. 1 (antropologia). São Paulo: Ed. Sumaré; Brasília: ANPOCS/CAPES, 1999, p. 327-367.

Artigo:
SANCHIS, P. Inculturação? Da cultura à identidade, um itinerário político no campo religioso: o caso dos agentes de pastoral negros. Religião e sociedade, vol. 20, n. 2, Rio de Janeiro, 1999, p. 55-72.

Tese ou dissertação:
RADÜNZ, Roberto. A terra da liberdade, o protestantismo luterano em Santa Cruz do Sul no século XIX. Tese (Doutorado em História), PUCRS, Porto Alegre, 2003.

Artigo na internet:
SMART, Ninian. The formation rather than the origin of a tradition. In: DISKUS, 1(1), 1993, p. 1. Disponível em: . Acesso em: 27/04/05.

Texto de jornal:
TOURAINE, Alain. O recuo do islamismo político. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 set., 2001, Mais!, p. 13.

Declaração de Direito Autoral

Submete-se este texto original e inédito, de autoria destacada no corpo do artigo, à avaliação da Revista Eletrônica Observatório da Religião. De pronto, a autoria do artigo está de acordo com a cessão direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora UEPA, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Revista Eletrônica Observatório da Religião, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-Chefe. Declara-se ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.

Reconheço (Reconhecemos) ainda que Revista Eletrônica Observatório da Religião  está licenciada sob uma