Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA FLORESTA, AMBIENTE E AGRONEGÓCIO DA AMAZÔNIA-FAGAM?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Orientações gerais para submissão:

A revista enfatiza aos autores que, antes de submeterem originais, verifiquem se há inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo, para evitar erros que possam limitar a publicação do manuscrito. Devem ainda evitar o uso da primeira pessoa do singular, ou primeira pessoa do plural, primando pela escrita impessoal, sem juízo de valor e na terceira pessoa do singular, como deve ser o texto científico.

Serão aceitas contribuições em: Português, Inglês ou Espanhol desde que estejam no formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e que não ultrapassem 2, 5 MB.

A submissão de manuscritos em Inglês e Espanhol, obrigatoriamente, deverá passar por revisores e/ou tradutores certificados na língua estrangeira, com a respectiva comprovação por meio de declaração ou certificado de tradução, cabendo aos autores assumir os custos da tradução. Encaminhar o documento de tradução como parte suplementar no momento da submissão do artigo;

Autores:"Conter no máximo cinco (05) autores na elaboração do artigo, e se enquadrar em uma das diferentes seções da revista, descritas a seguir. Ressalta-se que a Revista FAGAM não aceitará artigos com apenas uma (01) autoria.

A Revista adota as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Especificamente às normas NBR 10.520/2002, NBR 6024/2012, NBR 6023/2002, NBR 6028/2003, NBR 6022/2003. As Normas de Apresentação Tabular são do IBGE, 1993 para tabelas e quadros.

O artigo deve ser escrito com o mínimo de 10 e um máximo de 20 páginas, em espaço duplo, na fonte Time News Roman 12, no"formato Word, OpenOffice ou RTF (não ultrapassar 2,5 MB). Utilizar formato A4 (tamanho 21 cm X 29,70 cm), Margem Superior e Esquerda de 3 cm e, Margem Inferior e Direita de 2 cm. O texto deve estar justificado com recuo de 1,5 cm na primeira linha. O espaçamento para o texto deve ser duplo entre linhas, em todo o artigo, com exceção do resumo, referências, citações diretas, depoimentos, tabelas e quadros que deverão ter espaçamento simples.

Estrutura do artigo

a)"Título e subtítulo do trabalho:"deve estar no topo da página, em letras maiúsculas, centralizado, fonte tamanho 14 e negrito. Deverá ser claro, conciso e refletir a essência do artigo. Deverá conter, obrigatoriamente, no máximo 100 caracteres ou 14 palavras.

b)"Autoria:"Para assegurar a integridade do anonimato dos autores e garantir o processo de avaliação por pares cegas, todas as informações sobre autoria NÃO devem constar no artigo ou qualquer outra informação oculta que possam identifica-los. Essas informações deverão ser preenchidas no momento da submissão do artigo no"2º passo (Metadados da submissão - indexação). Obrigatoriamente preencher nome completo, e-mail, instituição e informar uma breve biografia contendo: última titulação acadêmica, curso/departamento/instituição ao qual pertencem."Não serão aceitos posteriormente à submissão a inclusão de nomes de autores que não foram preenchidos no passo Metadados.

c)"Resumo:"Após o título deve-se escrever a palavra Resumo em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda, seguido de dois pontos. Deve-se ainda iniciar seu conteúdo logo em seguida da palavra"RESUMO: que deve estar em um único parágrafo de no máximo 15 linhas ou 300 palavras, sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, em fonte tamanho 12, sem citação de autoria;"
d)"Palavras-chave:"Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identifiquem a área do artigo e sintetizem sua temática;

e)"Abstract:"Em Inglês, com formatação igual a do Resumo;

f) Keywords: Em Inglês, com formatação igual à das Palavras-chave;

g)"Texto principal:"Deve ser subdividido, em: 1. INTRODUÇÃO, 2 MATERIAL E MÉTODOS, 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES, 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 5 AGRADECIMENTO (opcional) e REFERÊNCIAS. O texto deve ser escrito usando fonte tamanho 12. O espaçamento entre as linhas deve ser duplo. O alinhamento do texto deve ser justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,5 cm. Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos usando o modo itálico,"exceto a palavra apud e et al.

h)"Referências:"As referências bibliográficas devem ser redigidas segundo as normas da ABNT supracitadas e deverão ser listadas em ordem alfabética no final do artigo, citando-se somente aquelas que foram empregadas ao longo do texto. Devem ser atualizadas contendo, preferencialmente, os trabalhos mais relevantes publicados, sobre o tema. Sugere-se que, pelo menos, 60% das referências sejam dos últimos cinco (05) anos.

c)"Títulos das Seções:"Devem ter numeração progressiva, conforme NBR6024/2003, e alinhamento à margem esquerda, sem utilizar ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal após o indicativo da seção ou de seu título.

d) Citações:"As citações deverão seguir o sistema de chamada AUTOR/DATA (NBR 10520/2002). Quando a obra possuir até três (3) autores, indicam-se todos, na mesma ordem em que aparecem na obra, emprega-se (;) entre os autores. Quando a obra possuir mais de três (3) autores, menciona-se o primeiro, seguido da expressão et al. Na lista de referências devem constar o nome de todos os autores. As citações longas (que ultrapassam a três linhas) devem ser digitadas sem aspas, em tamanho 10, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem recursos tipográficos itálico ou negrito e com espaçamento entre linhas simples (1 cm). As citações curtas (com até três linhas) devem estar inseridas normalmente no texto, com uso de aspas duplas, sem recurso tipográfico itálico ou negrito e sem alteração do tamanho da letra. Em ambos os casos, não esquecer de"citar o autor, ano e página de onde o texto foi retirado"(NBR 10520/2002).

e) Figuras, tabelas, gráficos e demais ilustrações - NBR 6822:"Deverão ser identificadas e estarem inseridas no texto, gravados em extensão *JPG ou*.TIFF, com resolução de 300dpi e devem, obrigatoriamente, conter a citação da fonte quando não forem geradas pelos autores no referido artigo. Em figuras ou fotos, a fonte ou nota explicativa deve estar posicionada centralizada e abaixo da figura, em tamanho 10. As ilustrações desempenham o papel de auxiliar e, por isso, serão aceitos para cada artigo o MÁXIMO de 6 ilustrações (figuras, tabelas, gráficos e quadros no conjunto). Tabelas, gráficos ou quadros, utilize as"Normas de apresentação Tabular IBGE. A legenda deve ser precedida pela palavra tabela/gráfico/quadro e pelo seu respectivo número, em ordem crescente e algarismos arábicos. A legenda deve ser posicionada à esquerda e na parte superior na fonte 11. A fonte ou nota explicativa deve ser posicionada à esquerda e na parte inferior da tabela em fonte tamanho 10."

f) Agradecimentos:"podem ser mencionadas colaborações de pessoas, instituições ou agradecimento por apoio financeiro, auxílios técnicos, que mereçam reconhecimento. Ressalta-se que qualquer forma de apoio não justifica autoria.

"

 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter um artigo, os autores devem concordar que seu copyright seja transferido à Revista FAGAM se, e quando o artigo for aceito para publicação.

O conteúdo e as opiniões apresentadas nos trabalhos publicados são de responsabilidade dos autores do artigo.

Os autores devem apresentar declaração dando ciência e concordância da submissão do artigo para publicação junto a revista FAGAM, por meio de "documento suplementar". A ausência desta declaração implicará na devolução, ou rejeição do artigo para publicação

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.