Prograd

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Apresentação

pibiduepa                                                                                                                                 CAPES

 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sob a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Governo Federal, tem entre seus objetivos valorizar o magistério e incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. O PIBID oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos dos cursos de graduação que desenvolvam suas práticas pedagógicas em escolas da rede pública colaborando, assim, para a qualidade da educação básica pública em nosso país.

A UEPA se insere no PIBID desde 2011. Seu Projeto Institucional intitula-se “Desafios e caminhos para a form(ação) de professores no contexto amazônico”. A UEPA iniciou com seis subprojetos, nas áreas de Matemática, Pedagogia, Geografia, Música e Educação Física. Em 2012, ampliou para doze subprojetos, iniciando também nas áreas de Química e Biologia e expandindo os já existentes para outros campi do interior e Capital.

No ano de 2014, a UEPA submeteu a CAPES e teve aprovadas novas propostas de subprojetos, agora com um total de quinze, sendo contempladas as licenciaturas em Matemática, Música, Geografia, Ciências Naturais (Física, Química e Biologia), Educação Física, Pedagogia e Letras (Língua Portuguesa), totalizando mais de 300 bolsistas. Assim, a Instituição, através do referido Projeto, vem desenvolvendo ações e reflexões didático-pedagógicas, acadêmico-científicas e culturais que impactem a qualificação e valorização da formação e possibilite um diálogo efetivo entre a Universidade e a escola pública de educação básica no Estado do Pará.

 

Nós temos 8 visitantes online