PARFOR

Apresentação

O Parfor √© uma pol√≠tica nacional de forma√ß√£o de profissionais do magist√©rio da educa√ß√£o b√°sica, com a finalidade de organizar, em regime de colabora√ß√£o entre a uni√£o, os estados, o distrito federal e os munic√≠pios, a forma√ß√£o inicial e continuada dos profissionais do magist√©rio para as redes p√ļblicas da educa√ß√£o b√°sica.

A Uepa √© uma das institui√ß√Ķes que desenvolvem atividades do Parfor no Par√° por meio da oferta de cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras/Ingl√™s, Letras/Portugu√™s, Intercultural Ind√≠gena, Hist√≥ria, Ci√™ncias da Religi√£o, Educa√ß√£o F√≠sica, Ci√™ncias Naturais, Matem√°tica, Geografia e Filosofia.

Atualmente, o PARFOR totaliza 53 turmas em andamento, resultado do ingresso nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2016. Até o final do ano de 2016 estão previstas as formaturas de 9 turmas. O período do próximo módulo é de 03/01/2017 a 28/02/2017, nos municípios de Anajás, Salvaterra, Redenção, Belém, Castanhal, Barcarena, Paragominas, Breves, São Miguel do Guamá, Santarém, Oriximiná, Vigia, Conceição do Araguaia, Cametá, Igarapé-Açu, São Félix do, Xingu, Acará, Capitão Poço, Melgaço, Alenquer, Marituba, São Sebastião da Boa Vista.

Coordenadora Geral: Profa. Dra. K√°tia Maria dos Santos Melo

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Antonio Sérgio Silva de Carvalho

Mais informa√ß√Ķes: (91) 3299 – 2232

CERIM√ĒNIA DE COLA√á√ÉO DE GRAU DAS TURMAS PARFOR LETRAS/PORTUGUES E PEDAGOGIA

A tarde de 06 de fevereiro foi marcada pela solenidade de outorga de grau das turmas de Letras/Português e Pedagogia ofertadas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)/UEPA no Campus de Paragominas.

Ao total 51 professores conclu√≠ram uma das etapas mais importantes de suas trajet√≥rias de aprendizagem universit√°ria e foram habilitados de acordo com a forma√ß√£o exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educa√ß√£o Nacional‚Äď LDBEN, com base nas orienta√ß√Ķes dos Par√Ęmetros Curriculares Nacionais.

O Plano Nacional de Forma√ß√£o de Professores da Educa√ß√£o B√°sica tem como objetivo qualificar professores em exerc√≠cio na rede p√ļblica de educa√ß√£o b√°sica a fim de que estes profissionais possam obter a forma√ß√£o exigida pela LDBEN, como reitera o Artigo 62: ‚ÄúA forma√ß√£o de docentes para atuar na educa√ß√£o b√°sica far-se-√° em n√≠vel superior, em curso de licenciatura, de gradua√ß√£o plena, em universidades e institutos superiores de educa√ß√£o [‚Ķ]‚ÄĚ