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Sistema de Avaliação Institucional (SAI)

O Sistema de Avalia√ß√£o Institucional (SAI) tem por objetivo tornar automatizado o processo de Avalia√ß√£o Institucional, para assim atender as demandas da comunidade acad√™mica sobre as diversas dimens√Ķes da autoavalia√ß√£o como: Concep√ß√£o de curso, desempenho docente, autoavalia√ß√£o docente, avalia√ß√£o discente, infraestrutura (laborat√≥rios e salas de aula, bibliotecas).

Através do SAI, a coordenação de avaliação irá gerenciar as pesquisas institucionais que darão suporte para a autoavaliação da UEPA, e a retroalimentação do processo, objetivando a melhoria da qualidade da prestação dos serviços à comunidade.

O sistema On-line √© uma ferramenta que auxiliar√° nas pesquisas institucionais, sistematizando e compatibilizando as informa√ß√Ķes trazendo um diagn√≥stico mais r√°pido e preciso.

PRISE

O Prise é o Programa de Ingresso Seriado da UEPA. Foi implantado em 1997, tendo a 1ª turma concorrido a 30% das vagas oferecidas em cada curso, entrando em 1999. Hoje, os candidatos inscritos no Prise concorrem a 50% das vagas de cada curso oferecido pela Universidade. Esta modalidade de ingresso permite minimizar o impacto da passagem de Ensino Médio para o Ensino Superior, apoiando-se na integração dos dois níveis de Ensino, ampliando assim o processo seletivo dos candidatos a universitários da UEPA.

A cada ano, o Prise desenvolve três subprogramas, cada um relativo a uma série do Ensino Médio. Portanto, a cada dezembro um subprograma conclui-se com a realização da 3ª etapa, outro é implantado para realizar a 1ª etapa e se mantém o implantado no ano anterior, realizando a 2ª etapa.

Cada subprograma é desenvolvido em três anos, uma etapa a cada ano e sem interrupção. A não realização de uma das etapas implicará a necessidade de nova inscrição no ano seguinte no subprograma que estiver se implantando para realização da 1ª etapa.

PROSEL

O Prosel √© uma das formas de acesso aos cursos de gradua√ß√£o e √© destinado aos candidatos que tenham conclu√≠do o Ensino M√©dio ou equivalente, ou que estejam concluindo no ano de sua aplica√ß√£o. Sua realiza√ß√£o acontece em tr√™s etapas consecutivas num √ļnico ano.

O candidato obrigatoriamente dever√° realizar tr√™s etapas. A primeira etapa envolve 56 quest√Ķes objetivas referentes ao conte√ļdo program√°tico do primeiro ano do Ensino M√©dio. A segunda etapa envolve 60 quest√Ķes objetivas referentes ao conte√ļdo program√°tico do segundo ano do Ensino M√©dio, incluindo l√≠ngua estrangeira. A terceira etapa √© composta por 54 quest√Ķes objetivas referentes ao terceiro ano do Ensino M√©dio, l√≠ngua estrangeira e ainda uma reda√ß√£o. O candidato que faltar a qualquer uma das etapas √© automaticamente eliminado e ter√° de submeter-se no ano seguinte a um novo Processo Seletivo.