CURSOS DO CCSE

PEDAGOGIA

APRESENTAÇÃO

O Curso de Pedagogia da Uepa foi criado com a Faculdade Estadual de Educa√ß√£o (FAED), pela Resolu√ß√£o n¬ļ 02 de 12 de janeiro de 1984, homologado atrav√©s do Decreto n¬ļ 3193 de 10 de fevereiro de 1984, autorizado a funcionar pelo Decreto Presidencial n¬ļ 93.111, de 13 de agosto de 1986 e implantado em 1987, pela Funda√ß√£o Educacional do Par√° (FEP).

De acordo com o novo Projeto Pol√≠tico Pedag√≥gico, o Curso de Pedagogia se prop√Ķe √† forma√ß√£o de profissionais que atuar√£o na doc√™ncia em Educa√ß√£o Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como em Gest√£o Escolar

PERFIL DO PROFISSIONAL

O Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia prop√Ķe formar o educador com o seguinte perfil profissional:

  1. Vis√£o ampliada do processo pol√≠tico pedag√≥gico, compreendendo-o nas dimens√Ķes hist√≥rica, filos√≥fica, tecnol√≥gica, pol√≠tica, cultural e est√©tica;
  2. Comprometido com as quest√Ķes da nossa √©poca e da nossa regi√£o, articulando-as com o mundo, capaz de intervir como propositor na sociedade em que vive;
  3. √Čtico, produtor de conhecimentos para a forma√ß√£o de cidad√£os cr√≠ticos, criativos e atuantes na sua comunidade, assim como em seu pa√≠s;
  4. Capaz de transitar com desenvoltura, iniciativa e determinação na área da educação para superar os desafios encontrados no percurso;
  5. Possuidor de embasamento teórico-prático que possibilite superar a fragmentação do conhecimento, para atuar na perspectiva interdisciplinar e do trabalho coletivo, visando construir saberes e conhecimentos na totalidade;
  6. Comprometido com a inclusão social como princípio educativo e humano;
  7. Formado para atuar em uma gest√£o democr√°tica e participativa, reconhecendo a pr√°xis educativa como elemento desencadeador desse processo;
  8. Reconhecer na relação professor aluno, uma relação dialética e dialógica.

ATUAÇÃO

O Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia destina-se a formação do profissional docente para atuar no Magistério na Educação Infantil, Magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar entendida como organização do trabalho pedagógico a ser desenvolvida no campo do planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação do processo educativo em espaços escolares e não escolares.

Projeto Pedagógico:

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

APRESENTAÇÃO

O Curso objetiva formar profissionais para exerc√≠cio da doc√™ncia e a pr√°tica da pesquisa, tendo como objeto o campo religioso, em suas m√ļltiplas rela√ß√Ķes com os aspectos sociais, econ√īmicos, pol√≠ticos e culturais da realidade.

O Curso apresenta 3.200 horas, distribuídas em séries de regime anual, com duração mínima de quatro anos e máxima de sete.

LEGISLAÇÃO PERTINENTE

O Curso de Licenciatura Plena em Ciência da Religião tem amparo na seguinte legislação:

  • Lei de Diretrizes e Bases da Educa√ß√£o Nacional (LDB), Art. 33, que instituiu o curso de Licenciatura Plena em Ci√™ncia da Religi√£o.
  • Lei 9.475/97, que estabelece nova reda√ß√£o ao Art.33 da LDB
  • Resolu√ß√£o 403/01 do Conselho Estadual de Educa√ß√£o (CEE), que trata da autoriza√ß√£o do curso de Licenciatura Plena em Ci√™ncia da Religi√£o.

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular do curso esta vinculada a quatro eixos tem√°ticos:

  • Di√°logo Inter-religioso: oferece compreens√£o do fen√īmeno religioso e estimula o respeito e a pr√°tica do di√°logo entre os protagonistas das diferentes concep√ß√Ķes religiosas.
  • Di√°logo Inter-saberes: trata da compreens√£o e da pr√°tica dos diversos saberes na cultura humana.
  • Produ√ß√£o do Conhecimento: refere-se √† inicia√ß√£o cient√≠fica sobre religiosidade, em grupo ou individual, no decorrer de toda forma√ß√£o acad√™mica.
  • Praxis Pedag√≥gica: que se aplica √† forma√ß√£o do professor-educador com fundamenta√ß√£o te√≥rico ‚Äď pr√°tica, envolvendo aspectos biopsicosociais, culturais e filos√≥ficos da educa√ß√£o.

ATUAÇÃO

O egresso do curso poder√° atuar como docente de Ensino Religioso em entidades p√ļblicas e privadas que ofere√ßam o Ensino Fundamental (5¬™ √† 8¬™ s√©rie /ciclo III e IV) e M√©dio; consultor ou assessor no desenvolvimento de projetos e cursos de forma√ß√£o na √°rea das Ci√™ncias da Religi√£o, junto a entidades p√ļblicas e privadas e em institui√ß√Ķes de ensino que ofere√ßam a Educa√ß√£o Infantil e as s√©ries ou ciclos Iniciais do Ensino Fundamental.

Projeto Pedagógico:

CIÊNCIAS NATURAIS

OBJETIVOS

GERAL:

O Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais tem o de objetivo formar professores para suprir as necessidades de ensinar Ciências, Biologia, Física e Química nos Ensinos Fundamental e Médio da Educação Básica do Sistema Brasileiro de Educação..

ESPEC√ćFICOS:

a) Contribuir para a superação da carência de professores para o Ensino Fundamental e Médio na área de Ciências Naturais;

b) Desenvolver competências e habilidades voltadas para os aspectos sócio-políticos e para o desenvolvimento sustentável do Estado do Pará;

c) Facilitar o acesso das popula√ß√Ķes locais ao conhecimento historicamente acumulado;

d) Criar infra-estrutura acad√™mica-tecnol√≥gica (biblioteca, laborat√≥rio e outros) de apoio para as a√ß√Ķes de pesquisa e extens√£o da Universidade, visando o desenvolvimento regional;

e) Criar condi√ß√Ķes para a implanta√ß√£o de um futuro Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em ensino de Ci√™ncias no CCSE.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O profissional formado ter√° a titula√ß√£o de Licenciado Pleno em Ci√™ncias Naturais e pode atuar como professor de Ci√™ncias no Ensino Fundamental e Professor de Qu√≠mica, F√≠sica ou Biologia no Ensino M√©dio. Pode atuar tamb√©m como coordenador de cursos de Ci√™ncias, Biologia, F√≠sica ou Qu√≠mica e t√©cnico em sua √°rea junto a entidades p√ļblicas e privadas de planejamento e desenvolvimento social. Seus locais de trabalho ser√£o Institui√ß√Ķes de Ensino, Secretarias de Educa√ß√£o e de Planejamento e Ag√™ncias de Desenvolvimento Social..

INTEGRALIZAÇÃO: 3.720 h..

DURA√á√ÉO M√ćNIMA: 4 anos

REGIME DO CURSO: Seriado Anual

TURNOS DE FUNCIONAMENTO: Manh√£, Tarde e Noite.

LOCAIS DE OFERTA: Capital e Interior

Projeto Pedagógico:

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

OBJETIVOS

GERAIS

Graduar profissionais em n√≠vel de Licenciatura Plena em Ci√™ncias Sociais, tendo em vista capacit√°-los a produzir conhecimentos referentes √†s sociedades amaz√īnicas, brasileira e latino-americana;

Licenciar profissionais cr√≠ticos no exerc√≠cio da doc√™ncia das ci√™ncias sociais que contribuam nos campos te√≥rico-pr√°tico no processo de constru√ß√£o da cidadania plena das sociedades inter√©tnicas presentes na realidade amaz√īnica.

ESPEC√ćFICOS

Fornecer o referencial te√≥rico-pr√°tico sobre as abordagens sociol√≥gicas da Sociedade, visando contribuir no processo de constru√ß√£o de uma massa cr√≠tica, capaz de analisar e repensar criticamente a realidade social amaz√īnica, brasileira e latino-americana;

Oferecer uma estrutura curricular que estimule e possibilite aos(às) estudantes o exercício da docência em Ciências Sociais, de uma perspectiva crítica diante da sociedade, bem como a aquisição de uma formação humanística;

Propiciar aos estudantes uma formação teórico-metodológica sólida, ancorada no exercício da docência das três áreas do Curso: Antropologia; Ciência Política e; Sociologia;

Fornecer instrumentos para que os(as) estudantes possam estabelecer rela√ß√Ķes entre a pesquisa e a educa√ß√£o em sua pr√°tica profissional docente;

Promover a reflex√£o sistem√°tica sobre o conhecimento adquirido atrav√©s de experi√™ncias pr√°ticas da doc√™ncia em conex√£o com conte√ļdos te√≥ricos;

Graduar em nível de Licenciatura Plena em Ciências Sociais para atuarem como docentes, nos espaços educativos escolares e não-escolares;

Graduar docentes cr√≠ticos que oportunizem conhecimentos referentes √† realidade amaz√īnica, brasileira e latino-americana visando √† compreens√£o das diversas sociedades inter√©tnicas;

Contribuir no processo de produção de conhecimentos científicos sobre a problemática social da região e do país, visando subsidiar políticas de educação que combatam as elevadas taxas de evasão e repetência escolar no Estado;

CAMPOS DE TRABALHO

O licenciado egresso do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais, depois de diplomado como Licenciado Pleno, se habilitará às carreiras do Magistério para o exercício da docência nas redes de ensino escolares e/ou não-escolares.

Dessa forma, os portadores de diploma no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais, na habilitação de Licenciatura Plena, poderão engajar-se nos seguintes campos de trabalho:

Como docente: Poder√£o empregar-se como Professor nas Institui√ß√Ķes de Ensino P√ļblico e Privado para lecionar nos tr√™s (3) n√≠veis de ensino nas seguintes mat√©rias:

Ensino Fundamental: Estudos Sociais (História e Geografia).

Ensino M√©dio: (Port. N¬ļ 35-MEC/27.11.85): Sociologia, Elementos de Economia e Geografia Humana).

Ensino Superior: Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Metodologia da Pesquisa, Orientação de TCC/MCC e, demais Sociologias Especiais.

Como Licenciado Pleno em Ci√™ncias Sociais: Poder√£o empregar-se em Institui√ß√Ķes P√ļblicas e Privadas, tais como Funda√ß√Ķes Educacionais, Universidades, e Institui√ß√Ķes de Ensino, assim como no exerc√≠cio da doc√™ncia em ambientes escolares e n√£o escolares.

Projeto Pedagógico:

SECRETARIADO EXECUTIVO TRILINGUE

APRESENTAÇÃO

A organiza√ß√£o curricular do Curso de Gradua√ß√£o em Secretariado Executivo Trilingue contempla conte√ļdos b√°sicos, espec√≠ficos e te√≥ricos, com a devida interliga√ß√£o. Esses conte√ļdos tratam de estudos relacionados √†s Ci√™ncias Sociais, Ci√™ncia Jur√≠dica, Comunica√ß√£o e Tecnologia da Informa√ß√£o, T√©cnicas Secretariais e Gest√£o Empresarial, al√©m de conte√ļdos relacionados √†s l√≠nguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola.

Os conte√ļdos te√≥rico-pr√°ticos disp√Ķem de laborat√≥rios de linguagem e de inform√°tica conectados √† Internet, habilitando os alunos nos sistemas de comunica√ß√£o com √™nfase em software e aplicativos de escrit√≥rio. Igualmente, proporciona pr√°ticas de est√°gio curricular supervisionado e atividades complementares.

PERFIL DO PROFISSIONAL

O Curso visa √† forma√ß√£o de profissionais proficientes, criativos, participativos, conhecedores da gest√£o estrat√©gica e articuladores em negocia√ß√Ķes que precedem a tomada de decis√Ķes. Al√©m disso, os profissionais formados dever√£o ser agentes facilitadores das rela√ß√Ķes interpessoais e intergrupais. Devem revelar, ainda, eficiente dom√≠nio de t√©cnicas de sensibiliza√ß√£o, no que se refere aos diferentes meios de comunicacionais, dentro e fora da organiza√ß√£o, com os diversos grupos de clientes ou demanda s√≥cio-empreendedora.

O Curso é seriado anual, tem 3.200 horas e a duração mínima de quatro anos e máxima de sete.

No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2006, os alunos do curso obtiveram nota cinco, ou seja, o conceito m√°ximo referente ao Exame. O Curso foi o √ļnico que recebeu conceito m√°ximo entre os cursos avaliados no Enade 2006 no Estado do Par√°. Em 2007, o curso foi avaliado pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC) e Conselho Estadual de Educa√ß√£o (CEE) e obteve o conceito final A.

ATUAÇÃO

O graduado pode atuar como secret√°rio executivo trilingue em empresas e institui√ß√Ķes nacionais e internacionais organizando processos de trabalho, assessorando processos administrativos, coordenando setores de trabalho, participando de elabora√ß√£o de projetos e mediando rela√ß√Ķes entre a empresa ou institui√ß√Ķes e o p√ļblico. Pode, tamb√©m, atuar como profissional liberal, prestando servi√ßos de assessoria e consultoria na √°rea de comunica√ß√£o em L√≠ngua Portuguesa (ou estrangeira) e outros na √°rea de sua habilita√ß√£o.

Projeto Pedagógico:

LICENCIATURA EM LETRAS – L√ćNGUA PORTUGUESA

APRESENTAÇÃO

Os profissionais com Licenciatura Plena em Letras na √°rea de L√≠ngua Portuguesa estar√£o qualificados para atuar, de forma competente e cr√≠tica, no Ensino de Educa√ß√£o B√°sica, com capacidade de analisar, descrever e explicar, sincr√īnica e diacronicamente, a estrutura e o funcionamento da L√≠ngua Portuguesa, pela an√°lise das diferentes teorias que fundamentam as investiga√ß√Ķes da l√≠ngua e da linguagem, pelo dom√≠nio ativo e cr√≠tico de um repert√≥rio representativo da literatura da l√≠ngua portuguesa e pela capacidade de operar como professor, pesquisador e consultor das diferentes manifesta√ß√Ķes lingu√≠sticas dos dialetos culto e popular.

O Curso é seriado anual, tem 3.260 horas e a duração mínima de quatro anos e máxima de sete.

ATUAÇÃO

Como professor, planejador, executor e avaliador de a√ß√Ķes educacionais em escolas p√ļblicas e particulares de ensino fundamental e m√©dio. Poder√°, tamb√©m, atuar como redator, editor e revisor de textos em jornais, revistas ou em institui√ß√Ķes p√ļblicas e particulares e, ainda, como consultor.

Projeto Pedagógico:

LICENCIATURA EM LETRAS – L√ćNGUA INGLESA

APRESENTAÇÃO

Os profissionais com licenciatura plena em Letras na √°rea de L√≠ngua Inglesa est√£o qualificados para atuar, nas manifesta√ß√Ķes orais e escritas da l√≠ngua inglesa e suas literaturas, com √™nfase na compet√™ncia comunicativa, reflex√£o anal√≠tica e cr√≠tica da linguagem enquanto fen√īmeno psicol√≥gico, educacional, social, hist√≥rico, cultural, pol√≠tico e ideol√≥gico; conhecer criticamente as teorias que fundamentam os estudos lingu√≠sticos, liter√°rios e culturais; ter compet√™ncia t√©cnica atualizada para o exerc√≠cio eficiente do fazer docente, no que tange ao dom√≠nio dos conte√ļdos b√°sicos, bem como dos m√©todos e t√©cnicas pedag√≥gicas que permitem a transposi√ß√£o de tais conte√ļdos para os diferentes n√≠veis de ensino e perceber os diferentes contextos inter e multiculturais; entrela√ßando o Ensino, Pesquisa e Extens√£o, participando e incentivando os alunos a que tamb√©m participem das atividades dessas tr√™s dimens√Ķes.

O curso é anual com carga horária de 2.966 (duas mil, novecentas e sessenta e seis horas). A integralização curricular deve ocorre no tempo mínimo de quatro (4) anos, e no máximo de sete (7) anos.

ATUAÇÃO
Como professores, pesquisadores, cr√≠ticos liter√°rios, tradutores, int√©rpretes, revisores de texto, roteiristas, secret√°rios; assessores culturais, entre outras atividades, (Parecer CNE/CES n¬ļ 492/2001, p.25).

Projeto Pedagógico:

LICENCIATURA EM LETRAS – LIBRAS

APRESENTAÇÃO

Os profissionais com licenciatura plena em Letras na √°rea de LIBRAS est√£o qualificados para atuar no ensino de Libras como primeira (L1) e segunda l√≠ngua (L2)nas escolas de Educa√ß√£o B√°sica, com capacidade de analisar e vivenciar a educa√ß√£o multicultural, a partir de uma compreens√£o pluralista da realidade sociocultural, al√©m de promover orienta√ß√Ķes curriculares sob a metodologia de ensino da L√≠ngua Portuguesa para alunos surdos com metodologia de segunda l√≠ngua (L2).

O curso é seriado anual, tem 3.320 horas (três mil, trezentas e vinte horas). A integralização curricular deve ocorrer no tempo mínimo de quatro (4) anos, e no máximo de sete (7) anos.

ATUAÇÃO

Como professor em escolas p√ļblicas e particulares de Ensino Fundamental e M√©dio; Institui√ß√Ķes Especializadas; Secretarias de Educa√ß√£o; atendimento educacional especializado e em Institui√ß√Ķes Superiores de Educa√ß√£o. Poder√°, tamb√©m, atuar como pesquisador na √°rea da Educa√ß√£o de Surdos, em institutos de pesquisas e atendimento as pessoas com necessidades educativas especiais.

Projeto Pedagógico:

LICENCIATURA EM LELICENCIATURA EM MATEM√ĀTICA

APRESENTAÇÃO

O Curso de Licenciatura em Matem√°tica objetiva formar profissionais para atender a demanda do Sistema Educacional do Estado, por meio do dom√≠nio de conte√ļdos e metodologias espec√≠ficas, possibilitando o desenvolvimento do racioc√≠nio l√≥gico e habilitando esse futuro profissional a incorporar novos significados da vida e a interpretar sua realidade como agente de transforma√ß√£o.

O Curso é seriado anual e tem 3.360 horas. A duração mínima de quatro anos e a máxima de sete.

ATUAÇÃO

O Licenciado em Matem√°tica pode atuar em escolas da rede p√ļblica ou privada, que ofere√ßam o Ensino Fundamental e M√©dio, e como consultor ou assessor na constru√ß√£o, desenvolvimento e avalia√ß√£o de projetos de cursos para profissionais, na √°rea de sua compet√™ncia em entidades p√ļblicas ou privadas

Projeto Pedagógico:

LICENCIATURA PLENA EM M√öSICA

APRESENTAÇÃO

O Curso de Licenciatura Plena em M√ļsica desenvolve uma metodologia que favorece ao aluno uma forma√ß√£o te√≥rico-pr√°tica, visando atender suas expectativas quanto ao trabalho no magist√©rio e quanto √† pesquisa, estimulando o desenvolvimento de suas compet√™ncias art√≠sticas, pedag√≥gicas e cient√≠ficas, envolvendo o pensamento reflexivo e proporcionando o desenvolvimento, a divulga√ß√£o e a aprecia√ß√£o da cria√ß√£o e execu√ß√£o musical.

O Curso é em regime semestral e tem 2.800 horas. A duração mínima de oito semestres e máxima de 12 semestres.

PERFIL DO PROFISSIONAL

O perfil do licenciado em m√ļsica compreende as m√ļltiplas determina√ß√Ķes s√≥cio-culturais que atuam sobre o processo pedag√≥gico-musical. O profissional pode atuar como produtor de conhecimentos, numa vis√£o cr√≠tico-reflexiva, em que o h√°bito e a habilidade de pesquisa sejam desenvolvidos amplamente..

ATUAÇÃO

O Licenciado em M√ļsica pode atuar em escolas de Educa√ß√£o B√°sica, institui√ß√Ķes especializadas no Ensino da M√ļsica e em outros campos musicais institu√≠dos e emergentes.

Projeto Pedagógico:

LICENCIATURA EM LELICENCIATURLICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA

APRESENTAÇÃO

O Curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Universidade do Estado do Par√° foi criado pela Resolu√ß√£o n¬ļ 2028/09- CONSUN de 27 de agosto de 2009 para funcionar a partir do ano de 2010. De acordo com o Projeto Pedag√≥gico, o Curso de Licenciatura Plena em Filosofia se prop√Ķe √† forma√ß√£o de profissionais para atuar em institui√ß√Ķes educativas escolares e n√£o-escolares, tanto no √Ęmbito do ensino, como professor da educa√ß√£o b√°sica, quanto em outras dimens√Ķes do trabalho educacional, como assessorias, entre outras, contribuindo para o debate interdisciplinar, por meio de consistente fundamenta√ß√£o filos√≥fica e pedag√≥gica, tendo por base a realidade brasileira e amaz√īnica. O Curso de Licenciatura em Filosofia tem em sua estrutura acad√™mica um regime seriado com blocos semestrais, em turmas constitu√≠das por, no m√°ximo, 40 alunos.

O currículo do Curso se encontra organizado em quatro séries e a organização curricular configura-se por meio de eixos temáticos, que são: Ser, Conhecer, Agir e Fazer, Ensinar e Aprender. Esses eixos se desdobram em Temas Geradores e em Unidades Temáticas, que são integradas e articuladas em Programas de Estudos.

PERFIL PROFISSIONAL

O licenciado pleno em Filosofia deve ser capaz de perceber e avaliar criticamente com clareza lógica e argumentativa os discursos filosóficos e a realidade social, bem como ser capaz de ensinar a Filosofia com recursos metodológicos condizentes com as atividades pedagógicas dos espaços escolares e não-escolares.

ATUAÇÃO

O Curso de Licenciatura Plena em Filosofia destina-se à formação do profissional docente para atuar:

‚ÄĘ No magist√©rio da Educa√ß√£o B√°sica em institui√ß√Ķes escolares e n√£o–
escolares;
‚ÄĘ Na consultoria e assessoria de empresas e ag√™ncias especializadas.

Projeto Pedagógico:

LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

O Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade do Estado do Par√° foi criado pela Resolu√ß√£o n¬ļ 2029/09- CONSUN de 27 de agosto de 2009 para funcionar a partir do ano de 2010. De acordo com o Projeto Pedag√≥gico, o Curso de Licenciatura Plena em Geografia se prop√Ķe √† forma√ß√£o do profissional para atuar na doc√™ncia da educa√ß√£o b√°sica.

PERFIL PROFISSIONAL

O licenciado pleno em Geografia deve ser capaz de:

‚ÄĘ Produzir novos conhecimentos no campo da educa√ß√£o tendo como foco principal de an√°lise a realidade local e regional;

‚ÄĘ Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao constru√≠do, com base nos fundamentos filos√≥ficos, te√≥ricos
e metodológicos da Geografia;

‚ÄĘ Dominar e aprimorar as abordagens cient√≠ficas e metodol√≥gicas pertinentes ao processo de produ√ß√£o e aplica√ß√£o do conhecimento geogr√°fico.

ATUAÇÃO

O Curso de Licenciatura Plena em Geografia destina-se a formação do profissional docente para atuar no magistério da Educação Básica.

Projeto Pedagógico:

LILICENCIATURA PLENA EM HIST√ďRIA

APRESENTAÇÃO

O Curso de Licenciatura Plena em Hist√≥ria foi criado pela Resolu√ß√£o n¬ļ 2542/13 – CONSUN, de 22 de maio de 2013. De acordo com o Projeto Pol√≠tico Pedag√≥gico, este curso se prop√Ķe √† forma√ß√£o de profissionais para atuarem como professores da Educa√ß√£o B√°sica no ensino de Hist√≥ria, assim como nas equipes de pesquisa, planejamento e execu√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas em museus, espa√ßos culturais e da mem√≥ria, abrangendo tamb√©m a forma√ß√£o de pesquisadores para trabalhar com documenta√ß√£o arquiv√≠stica e fontes hist√≥ricas de diversas origens e dimens√Ķes.

A duração do Curso de Licenciatura Plena em História é de quatro a sete anos, em regime didático acadêmico regular, semestral, presencial, garantindo a Licenciatura Plena, com uma carga horária de 3.720 horas. As turmas são constituídas por, no máximo, 40 alunos.

PERFIL PROFISSIONAL:

De acordo com os objetivos do Curso, o Licenciado em História deverá:

a- Compreender e explicar os diferentes conceitos que formam as estruturas e rela√ß√Ķes s√≥cio hist√≥ricas de uma dada realidade;

b- Conhecer as varia√ß√Ķes dos processos hist√≥ricos, bem como suas diferentes modalidades de combina√ß√Ķes no tempo e no espa√ßo;

c- Conhecer e diferenciar as interpreta√ß√Ķes hist√≥ricas propostas pelas principais escolas historiogr√°ficas, visando com isso dominar o conhecimento sobre procedimentos te√≥rico metodol√≥gicos e as modalidades de narrativa hist√≥rica;

d- Saber transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento, sendo capaz de diferenciá-las, e, sobretudo, de qualificar o que é específico do conhecimento histórico;

e- Dispor de competência e habilidade para a realização de diversos tipos de pesquisa histórica;

f- Compreender a complexidade da atividade docente, sem dissoci√°-la de seus fundamentos pol√≠tico-pedag√≥gicos e da pesquisa, tanto no √Ęmbito formal como em pr√°ticas n√£o-formais de ensino;

g- Refletir sobre as quest√Ķes educacionais e pedag√≥gicas referentes ao ensino da Hist√≥ria, de forma a propor projetos de interven√ß√£o na realidade escolar, capazes de permitir a educa√ß√£o hist√≥rica do cidad√£o.

h- Transitar pelos saberes históricos e pedagógicos com competência de forma a elaborar material didático em diversas linguagens, amparados em referências teórico-metodológicas trabalhadas no curso;

i- Selecionar e organizar conte√ļdos de Hist√≥ria de modo a assegurar sua aprendizagem pelos alunos, a partir da realidade discente, bem como da cultura local;

ATUAÇÃO

‚ÄĘ No magist√©rio da Educa√ß√£o B√°sica em institui√ß√Ķes escolares e n√£o escolares.

‚ÄĘ Em museus, arquivos, espa√ßos culturais e da mem√≥ria.

‚ÄĘ Na consultoria e assessoria de empresas e agencias especializadas.

Projeto Pedagógico: