Home

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR/UEPA) foi criado em 2010, ano em que recebeu parecer favorável do CTC-ES/CAPES para funcionamento. Desde então, a atuação do PPGCR/UEPA procura responder à evidente demanda pela pesquisa de alto nível acerca da religião em seu contexto regional. Constituem-se como objetivos do PPGCR/UEPA os seguintes:
– Investigar a religião a partir de suas formas de expressão e das inter-relações que ela estabelece com outras esferas da cultura e com a sociedade.
– Formar docentes para atuar em instituições de ensino superior no país.
– Promover a formação de pesquisadores na região Norte, estimulando a fixação deles neste contexto geopolítico e cultural.– Estimular a produção científica na área das Ciências da Religião e Teologia.

– Contribuir para o aperfeiçoamento de docentes que atuam na Educação Básica.

– Debater e produzir metodologias para o estudo científico da religião.

– Promover diálogos com a sociedade sobre temas relacionados ao fenômeno religioso.

– Cooperar na capacitação de profissionais da guarda e da promoção do patrimônio público cultural relacionado às questões religiosas.

– Contribuir para compreensão civil, pública e de Estado sobre a diversidade cultural religiosa e sobre a importância de uma articulação pública de inclusão e da democracia religiosa.

Desde sua criação, o PPGCR/UEPA vem produzindo pesquisas e formando pessoal em nível de mestrado. Até o momento é o único programa de pós-graduação da área de Ciências da Religião e Teologia com presença e atuação na região Norte do Brasil.