EMENTAS

DISCIPLINA

MODALIDADE

C.H. / CREDITO

EMENTA

BASES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA

 

ELETIVA

45 horas Créditos: 03

Influência dos paradigmas na abordagem do processo saúde-doença e nas políticas e programas de saúde. Terapias não convencionais de assistência à saúde. A pessoa como centro. Relacionamento Interpessoal. Relação de ajuda. Humanização da Assistência e do Ensino na área da Saúde.

BIOESTATÍSTICA

 

ELETIVA

45 horas Créditos: 03

Estudo da Bioestatística como ferramenta a ser utilizada na compreensão e análise de métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa nas áreas da Saúde e das Ciências Biológicas. Tal abordagem parte dos conceitos mais elementares de estatística e noções de modelos probabilísticos, estudo de populações e amostragem, teste de hipóteses, inferências estatísticas e apresentação tabular de dados. Visa, também, preparar o aluno para tópicos mais avançados de análise os quais serão partes de suas atividades como pós-graduando nesta área do conhecimento. Propõe lista de textos de Estatística Geral e utilização de programas informatizados.

ENFERMAGEM E PROCESSOS ENDÊMICOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO

 

OBRIGATÓRIA

45 horas Créditos: 03

Aspectos teórico-metodológicos de avaliação em saúde pública. Contextos econômicos, políticos e sociais na organização de serviços e programas de controle de agravos e de processos avaliativos. Construção de modelos lógicos em avaliação e sua aplicação em programas de controle de doenças endêmicas. Cenário endêmico na Amazônia, evidenciando a interação entre aspectos epidemiológicos, sociológicos, antropológicos, econômicos e de organização de serviços de saúde, na produção e expressão particular desses agravos, em populações indígenas, caboclas e ribeirinhas.

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I

 

ELETIVA

45 horas Créditos: 03

Elaboração do programa de disciplina do curso de graduação em Enfermagem. Preparação de aulas e avaliações teóricas e práticas. Treinamento didático na referida disciplina. Desenvolvimento, análise e avaliação crítica de experiência de ensino. Investigação sobre aspectos do cotidiano escolar em curso de graduação. Desafios da formação de profissionais em saúde e enfermagem. Sistematização da experiência de Estágio de Docência I.

ÉTICA E BIOÉTICA EM SAÚDE E NO CUIDAR-EDUCAR EM ENFERMAGEM

 

ELETIVA

45 horas Créditos: 03

Leis, Decretos e Resoluções que envolvem a pesquisa com seres humanos e a profissão. Bases ontológicas e éticas da construção do conhecimento da enfermagem e demais áreas da saúde. Aspectos éticos em atividades de ensino, assistência e pesquisa que envolve os profissionais de saúde e os seres humanos. Direitos dos indivíduos em saúde. Princípios e situações da bioética em pesquisa com seres humanos.

FUNDAMENTOS DO CUIDADO EM SAÚDE E TEORIAS DE ENFERMAGEM

 

ELETIVA

45 horas Créditos: 03

Paradigmas de enfermagem. Teorias de enfermagem. O processo de cuidar em enfermagem, situação atual e perspectivas. O processo de enfermagem enquanto metodologia do cuidar. Estudo das diretrizes de cada etapa do processo de enfermagem. Estratégias de planejamento da assistência de enfermagem.

METODOLOGIA PARA TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS

 

ELETIVA

45 horas Créditos: 03

Revisão Sistemática da Literatura. Normalização dos trabalhos acadêmicos segundo a ABNT e Vancouver. Estrutura de trabalhos acadêmicos: elementos pré-textuais; textuais, introdução, desenvolvimento e conclusão; elementos pós-textuais; formatação gráfica; orientações de tarefas acadêmicas: seminários, comunicação oral e pôster. Redação de artigos científicos.

METODOLOGIAS DE ENSINO E EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM

 

OBRIGATÓRIA

45 horas Créditos: 03

Paradigmas educacionais e referenciais político-pedagógicos aplicáveis à educação no campo da saúde. Novos paradigmas em educação em enfermagem no Brasil. O profissional de enfermagem como agente educador. Diretrizes, currículos, competências e habilidades na educação em enfermagem. Planejamento e avaliação de ensino. Métodos e técnicas de ensino. Educação Permanente em Saúde.

MÉTODOS QUALITATIVOS APLICADOS À PESQUISA EM SAÚDE

 

ELETIVA

45 horas Créditos: 03

Estudo e discussão de características específicas do processo de investigação qualitativo e das diferentes abordagens teórico-metodológicas que fundamentam a pesquisa qualitativa em saúde e enfermagem. Bases teóricas e filosóficas do estudo qualitativo. A construção do objeto de estudo. A escolha do método e instrumentos de investigação. Validade e confiabilidade em pesquisa qualitativa

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À PESQUISA EM SAÚDE

 

ELETIVA

45 horas Créditos: 03

Projetos de investigação quantitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Aprofundamento teórico-metodológico para o desenvolvimento de pesquisas em saúde e enfermagem. Estratégias de coleta e análise de dados quantitativos.

PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO E PESQUISA EM ENFERMAGEM

OBRIGATÓRIA

45 horas Créditos: 03

O discurso sobre as ciências e os paradigmas na modernidade. Enfoques teórico-filosóficos. Concepção e desenhos de projetos de pesquisa. O rigor metodológico. O relatório e sua avaliação. O conhecimento confiável e a pesquisa em enfermagem. Aspectos epistemológicos da pesquisa em enfermagem.

PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

 

ELETIVA

15 horas Créditos: 01

Marcos da pesquisa e pós-graduação em enfermagem no Brasil e América Latina. Contribuição da ABEn-CEPEn para a pesquisa em enfermagem. Sistema Capes-Qualis: avaliação de cursos, periódicos e eventos. O curso de mestrado associado de enfermagem UEPA-UFAM. A enfermagem no CNPq e CAPES.

PRÁTICAS COLETIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DO SUS

ELETIVA

45 horas Créditos: 03

Políticas sociais no Brasil. A formação do Estado do Bem-Estar brasileiro. As políticas de saúde no Brasil. Bases conceituais da Reforma Sanitária brasileira. O Sistema Único de Saúde. A crise no sistema de saúde mundial. A produção de saúde como novo paradigma. Produção social da prática profissional em saúde e enfermagem. A Enfermagem no contexto das transformações do mundo do trabalho. Políticas de saúde no Brasil, desenhos tecno-assistenciais, e o trabalho em saúde e enfermagem.

PRÁTICAS CULTURAIS NA SAÚDE-DOENÇA ENTRE GRUPOS AMAZÔNIDAS

 

ELETIVA

45 horas Créditos: 03

Diferentes orientações nos estudos culturais. Estudos etno-orientados e etnoenfermagem. Imbricação entre sistemas etiológicos e práticas terapêuticas em populações tradicionais da Amazônia; cartografia simbólica do cuidado e representações da doença e de sistemas terapêuticos; saber local; cuidado cotidiano de saúde entre populações da Amazônia.

SEMINÁRIO DE PESQUISA I

 

ELETIVA

45 horas Créditos: 03

Discussão coletiva sobre o planejamento e andamento dos projetos de dissertação, propiciando o detalhamento das exigências formais e metodológicas relacionadas a cada projeto, adequando-os às normas científicas e formais de um trabalho acadêmico. Articula estudo individual e em grupo visando aprofundamento de questões teórico-práticas de temas básicos e de enfermagem relacionadas à dissertação, sob a orientação de um professor

TECNOLOGIAS DE ENFERMAGEM PARA O CUIDADO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

ELETIVA

45 horas Créditos: 03

Tecnologias tradicionais e emergentes de enfermagem na promoção da saúde. Bases paradigmáticas para a construção de tecnologias na área. Processos de criação, validação e aplicação de tecnologias. Educação em saúde frente a diferentes concepções de construção da consciência sócio- sanitária. A ponte entre educação e saúde como geradora do espaço para o exercício da cidadania na busca da qualidade de vida.

ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER

ELETIVA

45 horas Créditos: 03

O estudo das Políticas Públicas na Área Materno - Infantil. O estudo das Políticas Públicas e Saúde da Mulher. Avaliação de Serviços, Práticas e Tecnologias na assistência à saúde da mulher. Gestão e Planejamento Estratégico para a Saúde Materno-Infantil.