A Instituição

APRESENTAÇÃO

A Escola de Enfermagem Magalhães Barata criada em 10 de novembro de 1944, se constitui no primeiro Curso de Nível Superior da Região Norte, com a finalidade de melhorar o atendimento à saúde da população paraense, considerada fator de entrave para o desenvolvimento do Estado, devido sua  extensão territorial da região e do país, e desde então, por aqui passaram ilustres estudiosas que se dedicaram à enfermagem como profissão, com o propósito de desenvolver uma assistência de enfermagem para a população brasileira. E a partir de 1994, com a criação da Universidade do Estado do Pará – UEPA foi incorporada a estrutura universitária, ligada ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Ao longo de sua história muitos os avanços ocorreram, dentre estes tivemos a implantaçãodo ensino de Pós-Graduação, com o lato sensu com oferta e conclusão de onze cursos, além de certificar o quatro Cursos de Especialização em Enfermagem Modalidade de Residência em parceria com o Hospital Ofir Loyola; e no stricto sensu, conta com o Curso de Mestrado em Enfermagem em associação com a Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas, que teve inicio em 2010.

Dentro de sua estrutura organizacional conta ainda com o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos à luz da Resolução Nº 466/12, do Conselho Nacional de Saúde.

 

INSTALAÇÕES FÍSICAS

A Escola de Enfermagem Magalhães Barata abrange uma área física de 1.335,73 m², constituindo o Campus IV da UEPA, encontrando-se dividido em três (3) blocos distintos, conforme descritos a seguir:

Bloco I– localiza-se a parte administrativa e acadêmico-pedagógica, distribuída da seguinte forma: Coordenação de Curso, Sala de Vídeo, Comitê de Ética, Sala dos Professores, Departamentos, Coordenação de Mestrado, Núcleo de Pesquisa e Pós-graduação , Auditório, Museu da Enfermagem, Assessoria Pedagógica, Coordenação de Registro e Controle Acadêmico, Protocolo, Coordenação Administrativo-Financeira.

Bloco II– localizam-se dez (10) Salas de Aula, um (1) Laboratório de Informática, uma(1) sala de estudo e informática do Mestrado, uma (1) sala para grupos de pesquisa e oito (8) laboratórios acadêmicos destinados às aulas práticas de: Histologia, Bioquímica, Farmacologia, Microbiologia e Parasitologia, Processos Patológicos e Imunologia, Biologia e Biofísica; e uma Biblioteca “Leontina Gomes” – possui uma estrutura moderna, contando com salas para grupo de estudo, sala de Multimídia, Sala de Internet, Sala de Xerox, Sala da Administração.

Bloco III– localizam-se quatro (4) laboratórios acadêmicos destinados às aulas práticas de: Anatomia, Semiologia e Semiotécnica, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem nas Clínicas; Coordenação de Laboratórios, Almoxarifado, Coordenação de Almoxarifado, Centro Acadêmico João XXIII, Sala de Convivência, Arquivo Geral.

Além destes espaços, contamos com uma quadra de esportes coberta, para atividades de esporte e entretenimento. o espaço livre das malocas, área da Lanchonete e xérox.