Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa suas Respectivas Literaturas – PPGELL – em nível de mestrado profissional – foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), via Conselho Técnico Consultivo (CTC), realizada em Brasília (DF), considerando a área de avaliação denominada Linguística e Literatura.

O PPGELL, pertencente ao Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará, tem como objetivo a formação de profissionais qualificados para atuação em área interdisciplinar envolvendo estudos de linguagem, literatura e suas interfaces artísticas.

O PPGELL está estruturado na área de concentração “Práticas Pedagógicas: interfaces entre o ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas”, com duas linhas de atuação científico-tecnológicas: Estudos Linguísticos – Saberes e Práticas e Estudos Literários e suas Práxis Educativas.

O público-alvo do programa é constituído por professores formados em letras Língua Portuguesa e/ou LIBRAS que estejam atuando no ensino básico, com comprovação de experiência docente de, no mínimo, um ano.

O profissional formado neste curso terá um conhecimento abrangente sobre questões envolvendo pesquisas na área da literatura vernácula, linguística além de diversidade e integração sociocultural voltadas para as interfaces artísticas, expressivas e comunicativas, complementadas por uma significativa formação humanística e tecnológica.

O mestrando deverá ser capaz de buscar e de se apropriar do saber de forma autônoma e de transmiti-lo, no sentido de um conhecimento contínuo e permanente, voltando seu foco de ação para a escola, ensino e aprendizagem. Deverá problematizar a realidade, formular hipóteses acerca das investigações que envolvem os campos da linguagem, da arte e da literatura, planejar e executar projetos individuais e coletivos, formulando análise critica no campo dos estudos linguísticos, literários e suas interfaces artísticas.

O PPGELL envida qualificar os mestrandos no desenvolvimento de múltiplas competências comunicativas em ambiente virtual, bem como estreitar o olhar para as peculiaridades discentes como às vistas em classes heterogêneas, focando a atenção nos diversos níveis de competência linguística e literária. Assim como, aprofundar os conhecimentos nos múltiplos campos de alcance de expressão e variação da linguagem humana.

O curso busca tanto no campo do ensino literário quanto no campo do ensino linguístico, entender as matrizes conceituais da língua portuguesa e indicar os meios adequados para trabalhar diferentes gêneros discursivos e tipos textuais nas práticas de ensino e aprendizagem da escrita, leitura e produção textual em suportes digitais e não digitais, instrumentalizando os docentes da educação básica com objetivo de elaborar material didático inovador que lance mão, quando conveniente e relevante, de recursos tecnológicos.

Nesta perspectiva, o curso privilegia, fundamentalmente, uma formação holística voltada para o exercício pedagógico do professor que atua na educação básica. Para tanto, o curso enfatizará disciplinas e atividades que privilegiam as ações de ensino desenvolvidas em sala de aula.

Os projetos do Mestrado Profissional no Ensino de Língua e Literatura deverão, obrigatoriamente, estar ligados as duas linhas de pesquisa oferecidas e desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários – NELL – CCSE-UEPA:

• Estudos Linguísticos – Saberes e Práticas.
  • Estudos Literários e suas Práxis Educativas

Na atual conjuntura das políticas voltadas para uma formação docente de qualidade, é considerada relevante a compreensão do mestrado profissional como um novo contexto de desenvolvimento profissional, haja vista que procura privilegiar a aproximação da academia com a escola e a reflexão sobre a prática.

Prof. Dr. Marco Antônio da Costa CameloVice coordenador do Curso

Coordenadora do PPGELL: