Normas para submissão de Resumos

Centro de Ciências e Planetário do Pará

Apresentação / Inscrições / Normas para Resumos / Normas para Pôster / Programação

Normas para Apresentação dos Trabalhos

1. Serão consideradas somente contribuições científicas inéditas, originais e enquadradas no escopo do Evento;
    2. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no Evento. Cada inscrito poderá apresentar até dois resumos expandidos;
    3. Os trabalhos serão avaliados e expostos segundo o enquadramento do autor.
    4. As figuras e/ou tabelas devem ser salvas como imagem (jpeg ou gif) no resumo.
    5. O autor receberá e-mail da aceitação de seu trabalho.
    6. Os tipos de trabalhos permitidos para submissão ao evento são:
      • Pesquisa científica, submetida por estudantes, professores ou pesquisadores de quaisquer níveis.
  1. Os resumos expandidos devem ser enviados segundo as orientações que se seguem:
    • Título: Deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho;
    • Autores: Nome(s) do(s) autor(es), conforme modelo do template, escrevendo-se o último sobrenome seguindo-se das letras dos demais nomes e sobrenomes. Após o nome de cada autor deve aparecer a instituição a que ele pertence. Pode ter até 6 (seis) autores.
    • Resumo: o texto deve, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões;
    • Palavras-chave: máximo 3 palavras;
    • Introdução: visão geral sobre o tema estudado (breve revisão da literatura sobre o tema) e relevância  da pesquisa. Apresentar os objetivos e justificativos da importância do tema;
    • Material e Métodos: como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes,  documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a análise estatística empregada. Unidades de medida e símbolos devem seguir o sistema internacional;
    • Resultados e Discussão: apresentar tabelas, gráficos, etc. Na discussão, confrontar os dados obtidos com o da literatura;
    • Conclusões: descrever a conclusão do(s) autor(es) com base nos resultados do trabalho, relacionando-as aos objetivos  da pesquisa.
    • Referências: devem incluir apenas as mencionadas no texto, aparecendo em ordem alfabética e os autores em letras maiúsculas. (PASSOS, L. M. L.; SOUZA-SARTORI, J. A.; BERGAMIN-LIMA, R.; ZOCCA, T. N.; BAPTISTA, A. S.; AGUIAR, C. L. Extração de Proteína Total e Atividade Antioxidante de Torta de Filtro de Cana de Açúcar. Revista de Química Industrial, no 741, 22-28, 2013). No texto devem aparecer também, em letras maiúsculas, seguidas das datas. Ex.: “Pode-se considerar que a temperatura teve influência com aumento da quantidade extraída de proteína total (Kjeldahl) nos valores estudados (60 a 80ºC) e que as condições de pH básico e menor razão molar apresentaram maiores quantidades de proteína extraída” (PASSOS et al, p. 27, 2013). Todas as referências citadas ao longo do texto, devem ser organizadas de acordo com as normas NBR 6023, NBR 10520 e NBR 14724 da ABNT.
  1. Dos Cuidados esperados
      • O resumo deve ter rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título.
      • O resumo sem cuidados em sua preparação ou com deficiências na pesquisa; com as informações desorganizadas e/ou com procedimentos/descrições inadequados ou equivocados; em quaisquer dos itens do resumo (título, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusões) será recusado.

2. Todos os trabalhos aceitos deverão ser apresentados no Evento por meio de pôsteres.

Modelo de Resumo