Cúpula Kwarahy

Cúpula Kwarahy (Centro de Ciências e Planetário do Pará)
Foto: Nailana Thiely/ ASCOM-UEPA

A cúpula de projeções do Planetário do Pará tem 11 m de diâmetro, capacidade para 105 espectadores e conta com o projetor de planetário Zeiss Skymaster ZKP-3. No ano de 2015, o sistema operacional do planetário passou por um processo de modernização tecnológica, tendo sido realizado um upgrade do planetário, atualizando-o para o modelo ZKP3/B. A partir do processo de atualização (upgrade) a Universidade do Estado do Pará (UEPA) disponibiliza à população paraense um planetário com sistema de projeção mais moderno, transformando o antigo planetário de estrelas em um Espaço Imersivo Multidisciplinar, com a finalidade de ampliar seu conceito e colaborar ainda mais com a geração e difusão de cultura e educação. Este instrumento projeta cerca de 7 mil estrelas, lua, planetas, cometas, asteroides, arco-íris, eclipses, constelações, coordenadas astronômicas; simula os movimentos diurnos, anual e polar, viagens espaciais, etc. Também pode funcionar como máquina do tempo, apresentando o céu conforme era visto em qualquer época do passado ou futuro.

O Planetário é, portanto, um recurso didático por excelência, pois permite a compreensão de maneira clara dos fenômenos astronômicos que ocorrem no universo.

A denominação atribuída à cúpula – KWARAHY – vem do tupi-guarani, significa Sol, elemento natural de grande importância para os povos indígenas, assim como para todos os povos. O Sol era (e ainda é entre muitos povos) visto como um grande deus, que dá a luz, e fornece as condições necessárias para o cotidiano de todos. O Sol cuida da chegada da colheita, determina ida e volta das chuvas, e principalmente, o Sol é o astro responsável pela vida na Terra.