Estrela de Belém

Na segunda-feira, 21 de dezembro de 2020, ocorreu a conjunção dos planetas gasosos Júpiter e Saturno, fenômeno que não acontecia há cerca de 800 anos, esse fenômeno é  conhecido como Estrela de Belém ou Estrela de Natal, devido à proximidade com a data festiva de fim de ano. E que segundo as escrituras é a estrela que guiou os 3 reis magos até Belém para encontrar o menino Jesus.

O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), promoveu uma observação do fenômeno, com apoio do Clube de Astronomia do Pará (CAP), para 20 pessoas que agendaram a visita previamente. No entanto, devido às condições climáticas, a Estrela de Belém só pôde ser vista durante alguns minutos, antes de ser encoberta por nuvens.

“Eu sempre fui apaixonado por astronomia e ter a oportunidade de observar um fenômeno tão raro, direto do Planetário, com bons equipamentos, é incrível. Mesmo que eu tenha visto a Estrela de Belém rapidamente, já foi uma experiência maravilhosa”,  disse o visitante, Ítalo Baia, que não desanimou com as nuvens e escolheu passar a noite de aniversário observando os astros.

Além da Estrela de Belém, assim que as nuvens foram se dissipando, os visitantes tiveram a oportunidade de visualizar a Lua, o planeta Marte e a constelação de Orion.

“A condição climática não foi favorável para fazer a observação desse fenômeno, pois havia muitas nuvens no horizonte do pôr do sol. Porém, houve um pequeno momento em que nuvens deram uma trégua e conseguimos fazer a observação do fenômeno astronômico. Eu ,como físico, me sinto lisonjeado em prestigiar esse fenômeno e também de dar oportunidade para o nosso público observar Júpiter e Saturno com o auxílio de nossos telescópios”, disse o físico e planetarista do CCPPA, Reginaldo Corrêa.

“Receber os visitantes aqui no Planetário é uma oportunidade de mostrar a importância da astronomia para nossa população. E esperamos que mais pessoas tenham a oportunidade de vir a observar outros fenômenos ao longo do próximo ano. Essas visitas mostram que, felizmente, ainda se dá uma grande importância para a Ciência, e isso é gratificante”, completou o diretor do CCPPA, Ronilson Souza.

Texto: Andréia Santana/Ascom Uepa
Fotos: Andréia Santana/Ascom Uepa e Bruno Aguiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *