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Na última sexta-feira (20) os alunos do ensino médio visitaram o CCSE (Campus I) para conhecer mais de perto alguns cursos ofertados pela UEPA. O evento foi organizado pela CAOP – Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica, e contou com a presença professora Ionara Terra, Coordenadora do curso de Ciências Naturais – UAB, que na ocasião apresentou os seis polos onde serão ofertados os cursos de Ciências Naturais (Física, Química ou Biologia) na modalidade a distância pelo NECAD/UAB/UEPA, entre eles estão os polos de Dom Eliseu, Marabá, Pacajá, Redenção e São Sebastião da Boa Vista.


O Núcleo de Educação à Distância (Necad) realizou esta semana a aula inaugural dos alunos de Educação à Distância da Universidade Aberta do Brasil.


NECAD/UEPA tem presença confirmada no Seminário Nacional de Educação a Distância 2023

A Coordenação do Núcleo de Ensino a Distância – NECAD/UAB/UEPA, na figura da Professora Maria José Cravo, marcou presença no Seminário Nacional de Educação a Distância – UniRede/2023, que ocorre de 23 a 25 de agosto em Brasília – DF.
O evento, em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), tem como eixo central abordar o tema: “Desafios na oferta de uma educação a distância pública e de qualidade em contextos de transformação digital”. Na ocasião também serão abordados assuntos voltados às políticas públicas visando a educação a distância em todo território nacional, buscando identificar desafios, problemas, estratégias e mensagens que possam sensibilizar, não apenas os responsáveis pela execução das políticas, mas também dos agentes que promovem a educação no Brasil.
Em depoimento, a professora Maria José Cravo esclarece: “O evento é de grande importância para gerar um alinhamento entre as Instituições de Ensino Superior, para que possamos acompanhar de forma mais precisa os esforços no desenvolvimento científico, tecnológico e da educação superior e à distância do país”.
Entre as pautas do evento, houve a solenidade de posse da Presidência do Fórum UAB, com a presença da professora Mercedes Bustamante (Presidente da CAPES) e Alexandre Martins (UNIREDE). O Fórum UAB é um órgão consultivo da CAPES no âmbito da Educação a distância o qual havia sido desfeito no governo anterior, e foi reativado no atual governo. Essa reativação foi considerada uma vitória para todos que militam no âmbito da educação a distância.


NECAD/UAB/UEPA fortalece apoio na Ação “Tempo de Plantar”.

Ocorreu no último dia 04 de março, a Ação “Tempo de Plantar”, com o objetivo de promover a integração dos alunos de graduação de São Sebastião da Boa Vista-PA para o início do ano letivo de 2023. Na ocasião, foram debatidos temas sobre a conscientização e os cuidados com o Meio Ambiente e a ampliação da área verde em torno da Universidade. O evento teve a participação da Universidade Aberta do Brasil – UAB/SSBV, com a presença da Coordenadora Geral do Núcleo de Educação Continuada e a Distância – NECAD e UAB/UEPA – professora Drª. Maria José Cravo, e com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Administração e Finanças. Mais informações pelo link:

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Vice-Reitora, Professora Ilma Pastana, com os formandos do curso de Matemática – UAB / 2017 de Parauapebas


Momento de colação das turmas de Letras e Matemática do Município de Jacundá sudeste paraense recebendo as homenagens de formatura. (Agosto de 2022).

Professora Doutora Maria José Cravo, Coordenadora do NECAD /UAB/ UEPA, outorgando grau aos formandos com a Coordenadora de Polo Eliana Cossioli Silva.



Núcleo de Educação Continuada e a Distância da UEPA certifica mais de 500 profissionais para o uso de Novas Tecnologias na Educação. (05/04/21)

Após o surgimento da pandemia a população mundial precisou iniciar um movimento para conter o avanço e a potencial disseminação do Sars-CoV-2 (COVID-19). Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as novas ações implementadas (uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70% em gel, somando-se aos esforços de distanciamento social) visavam contribuir para o controle/redução do contágio entre as pessoas.

Passamos a vivenciar o “novo normal” e vimos muitos setores da sociedade paralisarem. A pandemia atingiu os alicerces da Educação ao inviabilizar o ensino presencial, mas fortaleceu o ensino mediado por tecnologias digitais nas instituições e o Núcleo de Educação Continuada e a Distância (NECAD), ao perceber o aumento dessa demanda na Universidade do Estado do Pará(UEPA) instituiu ações para o fortalecimento do ensino, a fim de garantir a continuidade das atividades acadêmicas. Uma dessas ações foi ampliação da equipe de trabalho do NECAD que, em parceria com a Diretoria de Sistema e Processamento de dados (DSPD) construiu o site do núcleo, mais um canal de comunicação entre a comunidade acadêmica, para proporcionar suporte e formação aos professores, tutores e demais profissionais.
O site disponibiliza formação, conteúdos acadêmicos, cultura e entretenimento além de orientar os visitantes quanto ao uso de ferramentas digitais. Desde o início do seu funcionamento foi possível ofertar 18 cursos à comunidade-todos relacionados as Novas Tecnologias na Educação e, ainda que as dimensões do estado e o acesso limitado à internet sejam um entrave ao ensino online, o NECAD promoveu formação e certificou 517 pessoas.
“Nossa equipe já possuía uma experiência na modalidade de Ensino a Distância, mas o avanço da pandemia exigiu uma reformulação das nossas ações. Foi necessário organizar uma nova frente de atuação, principalmente no que diz respeito à formação docente e discente, no que tange a familiarização desse público com as novas tecnologias para o ensino. Até o presente momento temos oito tutoriais elaborados pela equipe técnica e pedagógica do Núcleo, os quais visam auxiliar na utilização de ferramentas tecnológicas”, explica a Prof.ª Dra. Suzanny Silva- Coordenadora Geral do NECAD/UEPA.
O fato é que a pandemia exigiu um novo comportamento dos profissionais da educação ao instaurar um novo panorama e o NECAD tem acompanhado essas mudanças. “Com o intuito de ampliar nossas ações mais um passo foi dado: a parceria com a INTECELERI, uma empresa Google for Education”, explica a professora Ms. Ruth Souza da Costa, Coordenadora Pedagógica do NECAD.
Nesse sentido, o planejamento e a implementação de ações administrativas, pedagógicas, técnicas e tecnológicas do NECAD estão sendo realizadas de modo a estimular o trabalho coletivo, colaborativo e criativo a favor de uma universidade atenta e engajada ao contexto social no qual está inserida, aumentando sua presença e atuação em todo o estado, e reforçando o compromisso da Universidade com o crescimento e a melhoria da qualidade de vida, educacional e profissional na região.


Ciclo de oficinas para Formação de professores de Letras em contextos diversos encerra com saldo positivo em meio à pandemia. (30/10/20)

Finalizou no último (26/11) o ciclo de oficinas do projeto de Extensão do Estágio Supervisionado com tema: “Formação de professores de Letras em contextos diversos” realizado pelo curso de Letras da UEPA, com o apoio do Gelpea (Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia) e NECAD – UEPA.

As oficinas foram realizadas no formato de lives, com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube (@Gelpea), com o objetivo de proporcionar espaços de diálogos para a formação de professores de línguas da Educação Básica, discutindo a produção de linguagens em aulas online para apresentar concepções e estratégias na criação e produção de material pedagógico a ser usado em aulas de línguas, e assim compartilhar experiências sobre o ensino de línguas na Educação Básica e Ensino Superior. Outro ponto importante foi a oportunidade de identificar e reconhecer o cenário do adoecimento docente no contexto educacional, principalmente através de diálogos sobre ensino, tecnologia e linguagens no contexto da pandemia.

Para acompanhar e se adaptar a esse contexto do COVID-19, as atividades de ensino tiveram que ser reformuladas, as universidades tiveram que se adaptar aos novos meios de comunicação, principalmente com o uso de ferramentas digitais à distância a fim de dar continuidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Para a aluna Aline dos Anjos do Rosário – discente do 4º ano (8ª semestre) do Curso de Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Pará/CCSE – “A pandemia que acometeu o ano de 2020 atingiu de forma direta e drástica a educação, sobretudo no que tange o ensino superior. Fomos, assim, direcionados a repensar, reformular e nos adaptar ao modelo de aulas do Ensino Emergencial Remoto. Nesse ínterim, questionei-me inúmeras vezes sobre como seria o estágio supervisionado, já que é uma disciplina que objetiva auxiliar na futura prática docente. Acredito que esse também foi o questionamento da Coordenação de Estágio e dos professores que lecionam essa disciplina, quando se viram de “mãos atadas” diante dessa situação. Nesse contexto, o projeto das lives, em parceria com Grupo de Estudos e Práticas Educacionais da Amazônia – GELPEA, passou a ser encarado não apenas como uma atividade a ser cumprida, mas como um investimento na nossa formação docente, já que tivemos a possibilidade de ouvir e dialogar com grandes nomes e excelentes profissionais da educação. Assim, com temáticas sobre adoecimento escolar, educação em tempos de pandemia e multiletramentos, as lives proporcionaram um olhar mais sensível para o sistema de ensino, para as realidades que perpassam cada educando e cada espaço escolar. Discussões com estas temáticas são extremamente essenciais tanto para o público ainda em formação (como é o nosso caso), como para professores já em atuação, haja vista que as práticas educacionais estão em constantes transformações e nós, como educadores, precisamos acompanhá-las”.
Para a Coordenadora Sueli Pinheiro da Silva Coordenadora de Estágio Supervisionado do Curso de Letras “O evento proporcionou momentos de reflexões importantes e necessárias, pautadas nas práticas de ensino e aprendizagem na perspectiva professores, pesquisadores e de especialistas na área de saúde mental. Certamente contribuiu para a formação de professores, especialmente durante esse período pandêmico que nos exige mais de nós mesmos”.
A professora Suzanny Costa (Coordenadora Geral do NECAD – UEPA) relembrou que o projeto “Formação de professores de Letras em contextos diversos” “Emergiu dos anseios de um grupo de professores de Estágio Supervisionado do Curso de Letras que, no contexto da experiência teórico-metodológica vivida em 2019, que sentiu necessidade de promover espaços de discussão sobre temas que ressaltaram durante o estágio nas escolas bem como temas silenciados sobre os quais os estagiários buscavam compreensão. Então, no período do planejamento anual da disciplina, para o ano de 2020, fizemos a seleção de temas, objetivos, convidados, espaço, entre outros. Com a pandemia, nosso planejamento ficou adormecido e com o retorno das aulas, via ensino remoto, voltamos a replanejar nossas ações, momento de fortalecimento das nossas ideias e adaptação de alguns temas e discussões. Com isso, nasceu a ideia da construção de um projeto de extensão que foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão a qual certificará todos os participantes. Acredito que alcançamos nossos objetivos porque oportunizamos o encontro de ideias, experiências, diálogos sobre a formação do professor de línguas para a educação a básica, de modo a contribuir com novas proposições e reflexões para a área”.
Para a Professora, “desde a aprovação do projeto, o quantitativo de participantes, mais de 100 em cada live e a interação promovida por meio dos comentários, perguntas e respostas durante as atividades permite que digamos que foi uma rica experiência de aprendizagens para todos os envolvidos”, finaliza.
O Professor Márcio Oliveiros destaca que “O evento reuniu um diálogo pedagógico muito grande dos organizadores, capaz integrar os graduandos da UEPA, de outros Campi, juntamente, com Professores da UEPA e demais IES”. E, que a principal lição deixada pelo evento é que “esforço coletivo promove Ensino, Extensão e Pesquisa em tempos de Ensino Remoto”.
O evento contou com a presença massiva de estudantes de graduação, professores e de membros da comunidade externa, servindo como um importante componente curricular capaz de orientar e oportunizar aos participantes a aproximação e intersecção entre os objetos de estudos científicos à realidade escolar, principalmente nesse momento singular no qual as consequências do Coronavírus SARS-Cov-2 atingem todas as esferas da sociedade.



Turma do curso de especialização em Ensino de Educação à Distância se forma em tempos de pandemia. (30/09/20)

Na última quinta-feira (24) o Núcleo de Educação a Distância – NECAD em conjunto a Coordenação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (COAD/ CCSE/ Uepa), realizou a primeira cerimônia de certificação simbólica do curso de especialização em Ensino de Educação à Distância (EAD).
Com 161 alunos concluintes, a solenidade contou com a presença de servidores do CCSE e da aluna Thays Caldeira, do município de Bujaru, que representou os 88 alunos concluintes do curso. Devido a pandemia do COVID19, os demais alunos serão notificados a comparecer na COAD/CCSE para receber seus certificados presencialmente, obedecendo as medidas de prevenção e distanciamento social previstas pela Organização Mundial da Saúde – OMS.

“Muito antes da pandemia, o NECAD vinha contribuindo para a construção do ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Estado. Permitindo o acesso ao ensino superior de qualidade e a capacitação de profissionais que estão em áreas longínquas. Se antes a distância era um problema, hoje com o uso de plataformas de ensino como o “Moodle” e de vídeoconferência como o “Google Meet” é possível manter as demandas do ensino superior no estado. Temos uma equipe completa de técnicos e pedagogos prontos para capacitar ou tirar dúvidas de alunos e professores para o uso desses novos meios de comunicação, que estão sendo muito úteis na continuação dos cursos. Recebemos com muita felicidade a conclusão dessa turma EAD representada pela Thays Caldeira, provando que é possível dar continuidade às demandas educacionais no estado de forma eficiente e segura. – Professora Suzanny Bium – Coordenadora NECAD / UEPA
“A sensação é de que estamos no caminho certo, pois mesmo com a realidade da pandemia nossa equipe nos polos foi reforçada para estarmos mais preparados para atender as demandas e desafios que já eram conhecidos por nós, assim como as novas situações que careciam de adaptações por parte da Universidade do estado. Recentemente reformulamos o nosso site com um conteúdo novo e incluímos diversos materiais e recursos de ensino a distância como: filmes, livros, tour virtual, cursos com certificados totalmente grátis, além de diversos tutorias elaborados pela nossa equipe e por professores da UEPA para atender a professores e alunos na continuidade das suas atividades. É preciso estar sempre pronto para se reinventar justamente nas dificuldades.” – Professora Ruth Souza – Coordenadora Adjunta NECAD / UEPA
No decorrer de sua atuação, o NECAD vem trabalhando para ampliar o alcance do Ensino a distância por meio de convênios e programas estaduais e federais, contribuindo com o assessoramento e acompanhamento da oferta de cursos presenciais de graduação e pós-graduação latu sensu, ofertados especialmente pelo Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), PARFOR e UAB. Já no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), foi desenvolvido o projeto de extensão “Anatomia para estudantes da saúde” na modalidade 100% EAD.
Atualmente, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, o Núcleo de Educação a Distância já aprovou mais de 1.600 vagas em 17 polos da UEPA, sendo alguns em regiões remotas do estado, ofertando cursos de licenciatura em Matemática, Letras, Pedagogia e Ciências Naturais, além de especializações em Ensino em Educação a Distância, em Ensino de Sociologia no Ensino Médio e para professores do Ensino Médio de Matemática, dessa forma contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região em tempos de pandemia.


Educação caminha para formato híbrido (Dol – 30/08/20)

A rotina de partir em direção à unidade de ensino todos os dias úteis da semana havia sido interrompida desde que o novo coronavírus aportou no Brasil. Desde então, estudantes de todos os níveis de educação, precisaram buscar novas formas de aprendizagem para não ficarem ociosos e perderem o conteúdo do ano letivo. – Leia mais


Uepa cria hotsite com oficinas e conteúdo gratuito especial durante pandemia

Para fomentar o engajamento e discussão sobre tecnologias educacionais e oferecer oportunidades de conhecimento sobre processos pedagógicos em ambientes digitais, o Núcleo de Educação Continuada e a Distância (NECAD) e a Diretoria do Serviço de Processamento de Dados (DSPD), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), criaram um hotsite com conteúdo gratuito e especial, projetado inicialmente a professores da Uepa, mas aberto ao público em geral durante o período de isolamento social. Ler mais