Noticias

Campanha Maio Laranja 2022
Campanha Maio Laranja 2022
Novembro Azul 2021
Novembro Azul 2021
Outubro Rosa 2021
Outubro Rosa 2021
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência 2021
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência 2021
Setembro Amarelo 2021
Setembro Amarelo 2021
previous arrow
next arrow

Campanha Maio Laranja 2022

Maio Laranja
Mês de campanha e enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil.
_________________
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, datado em 18 de maio, foi instituído em memória à menina chamada Araceli Crespo de oito anos de idade que foi sequestrada, drogada, violentada e morta no ano de 1973. A campanha Maio Laranja, juntamente do dia 18 de maio, fazem alusão à temática do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Maurício Cunha, secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, aponta que a campanha Maio Laranja é uma oportunidade para falar sobre a violação de direitos, uma das principais violências cometidas contra essa faixa etária.
____________
A Lei nº 13.431/17 estabeleceu diretrizes para o funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente vítima ou testemunha de violência, com o objetivo de assegurar atendimento digno, integral e interligado, evitando com isso a revitimização.
* Os centros de atendimentos integrados são locais públicos que reúnem em um mesmo espaço programas e serviços, que realizam o atendimento integral de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, por meio de equipes multidisciplinares especializadas, como assistência social, atendimento psicológico e serviço médico legal.
*PROPAZ* – Programa de atendimento exclusivo para crianças e adolescentes (0 a 18 anos incompletos) vitimizados pela Violência Sexual.
*Seu objetivo é o de promover atendimento integral, interdisciplinar e de qualidade às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e suas famílias.
• Oferecer acolhimento psicossocial especializado;
• Garantir os direitos básicos relacionados à saúde física, emocional, mental e reprodutiva;
• Prevenir IST’s/AIDS, através de medidas profiláticas, nos casos detectados até 72 horas;
• Prevenir e/ou interromper a gravidez decorrente de Violência Sexual, conforme a legislação.

#maiolaranja #18demaio🌻 #uepa #2022

» Read more

Novembro Azul 2021

O câncer de próstata é um tipo de tumor que surge nos homens como resultado de multiplicações desordenadas das células nesse órgão. A doença incide com maior frequência em homens acima dos 50 anos de idade e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o tipo de câncer mais […]

» Read more

Agosto Lilás 2021

“‘Agosto Lilás’ é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que já alcançou um público aproximado de 419.404 pessoas em todo o Estado, de 2016 a 2020.” (fonte: https://www.naosecale.ms.gov.br/agosto-lilas/)
O mês lilás é fundamental para que a população como um todo tenha consciência das violências vividas por mulheres de diversas idades, classes sociais e níveis de escolaridade. Os agressores, muitas das vezes, são aqueles com quem a vítima tem um relacionamento íntimo. “O agressor é, geralmente, o marido, namorado ou ainda o pai, irmão, tio, avô. Mas a violência também pode vir de outra mulher, como a mãe, sogra ou cunhada.” (fonte: https://www.ufpb.br/cras/contents/noticias/agosto-lilas-campanha-pelo-fim-da-violencia-domestica-e-familiar-contra-mulheres)
“No Brasil, onde a população feminina sofre violência a cada quatro minutos e em que 43% dos casos acontecem dentro de casa, a necessidade de isolamento social neste período de pandemia pela COVID 19, traz uma preocupação real, pois para mulheres em situação de vulnerabilidade, isso pode ser trágico.”(fonte: https://www.ufpb.br/cras/contents/noticias/agosto-lilas-campanha-pelo-fim-da-violencia-domestica-e-familiar-contra-mulheres)
Para denunciar, procure as delegacias e órgãos especializados. Ligue 180. Essa central de atendimento à mulher funciona 24h e tem caráter sigiloso.

» Read more
1 2 3 4