Noticias

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência 2021
Setembro Amarelo 2021
Agosto Lilás 2021
1º de Maio – Dia do Trabalhador
28 de abril: Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho
previous arrow
next arrow
Slider

Agosto Lilás 2021

“‘Agosto Lilás’ é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que já alcançou um público aproximado de 419.404 pessoas em todo o Estado, de 2016 a 2020.” (fonte: https://www.naosecale.ms.gov.br/agosto-lilas/)
O mês lilás é fundamental para que a população como um todo tenha consciência das violências vividas por mulheres de diversas idades, classes sociais e níveis de escolaridade. Os agressores, muitas das vezes, são aqueles com quem a vítima tem um relacionamento íntimo. “O agressor é, geralmente, o marido, namorado ou ainda o pai, irmão, tio, avô. Mas a violência também pode vir de outra mulher, como a mãe, sogra ou cunhada.” (fonte: https://www.ufpb.br/cras/contents/noticias/agosto-lilas-campanha-pelo-fim-da-violencia-domestica-e-familiar-contra-mulheres)
“No Brasil, onde a população feminina sofre violência a cada quatro minutos e em que 43% dos casos acontecem dentro de casa, a necessidade de isolamento social neste período de pandemia pela COVID 19, traz uma preocupação real, pois para mulheres em situação de vulnerabilidade, isso pode ser trágico.”(fonte: https://www.ufpb.br/cras/contents/noticias/agosto-lilas-campanha-pelo-fim-da-violencia-domestica-e-familiar-contra-mulheres)
Para denunciar, procure as delegacias e órgãos especializados. Ligue 180. Essa central de atendimento à mulher funciona 24h e tem caráter sigiloso.

» Read more
1 2 3