Calendário defesas e qualificações

DATAHORARIOEVENTOLOCALORIENTADOR(A)TITULO DA DISSERTAÇÃO
11/12/201817:30Defesa Renilce Machado dos Santos Araújo Bloco B sala 3Renato da Costa TeixeiraA preceptoria na residência multiprofissional em Saúde da Família na percepção de preceptores e residentes: a experiência no Centro de Saúde Escola do Marco
12/12/201818:30Defesa Mayana Batista BarrosBloco B sala 3Nara Macedo BotelhoAtividades e conhecimentos de estudantes de medicina sobre nutrição clinica
18/12/201818:00Qualificação Mario Roberto Tavares Cardoso de AlbuquerqueBloco B sala 3Nara Macedo BotelhoAprendizagem Baseada em Equipes:
Avaliação do Conhecimento e Modelo de Qualificação Docente na Graduação em Medicina

Processo seletivo 2019

O processo seletivo do Programa de Pós-graduação Ensino em Saúde na Amazônia tiveram 191 candidatos inscritos, a prova foi realizada hoje dia 30/11/2018 por 145 candidatos, faltaram 46. Sendo que 11 candidatos realizaram a prova em Santarém. O gabarito e caderno de provas serão divulgados no site do PPG-ESA.

O resultado da 1º. Etapa será no dia 11.12.2018

A prova ocorreu dentro da normalidade, encerrando-se as 12h.

UEMS discute cenários e contextos do Ensino em Saúde durante Simpósio

Iniciou, nesta quarta-feira (19), a quarta edição do Simpósio de Ensino em Saúde, com o tema “Ensino em Saúde em cenários e contextos diversos”, sob a coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES).

De acordo com o coordenador geral do evento, Dr. Rogério Dias Renovato, a partir deste ano, o evento será anual, fortalecendo-se como espaço de encontro para divulgação e debates de pesquisadores/extensionistas/docentes/discentes/gestores sobre Ensino em Saúde, e organizados em Grupos Temáticos (GTs), como Práticas Educativas em Saúde, Currículo em Saúde, Didática em Saúde, Tecnologias Educacionais em Saúde, Educação Permanente em Saúde, Educação Continuada em Saúde, Educação Profissional em Saúde, Educação Básica e Saúde, dentre outros.

“Este é um evento que tem como foco o Ensino em Saúde, com a presença de palestrantes externos, mas também dos nossos ex-alunos e alunos. Estamos muito presentes na graduação, por isso temos a participação de muitos acadêmicos também”, destacou o Dr. Rogério Dias Renovato.

O palestrante de abertura, Dr. Robson José de Souza Domingos, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), que também é coordenador do mestrado em Ensino em Saúde na UEPA e avaliador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), falou sobre “O papel dos programas de Ensino em Saúde na transformação da prática profissional”.

“O objetivo é contar um pouco da nossa experiência sobre avaliação e o que temos feito de atividades dentro do nosso Programa, para que ele fosse o único que saísse da nota três para a nota quatro, dentro dos programas em Ensino em Saúde. E com isso nos permitiu apresentar na Capes um projeto de doutorado. Nossa principal ação para atingir esta meta foi cumprir o documento de área da Capes; induzir a produção junto aos alunos pós-graduandos e aos professores; financiamento através de convênios para apoiar estas ações; e fazer um bom relatório da quadrienal”, ressaltou Robson Domingos.

O IV SIES contará também com o lançamento de livros e tecnologias educacionais em saúde decorrentes das pesquisas realizadas pelos discentes e docentes do PPGES, na tarde da sexta-feira (21/09). Confira os livros e Tecnologias Educacionais em Saúde (TES) que serão lançados:

– Livro Educação em Saúde: prática farmacêutica na gestão clínica do medicamento – Autor Prof. Dr. Rogério Dias Renovato – UEMS

– Produção Técnica: Manual Educativo sobre Boas Práticas para Prescrição de Medicamentos pelo Enfermeiro – Autores: MSc. Wilson Brum Trindade Júnior, Prof. Dr. Rogério Dias Renovato, Profa. Dra. Glaucia Gabriel Sass – UEMS

– Produção Técnica: livro didático “Fotoproteção: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio”. Autores: MSc. Camila Panzetti Alonso, Prof. Dr. Rogério Dias Renovato – UEMS

Saiba mais em: http://eventos.sistemas.uems.br/pagina/p/iv-simposio-de-ensino-em-saude