E-Book

Este é o primeiro livro do centro de saúde escola do marco que tem seu prefácio assinado pela DRA. VERA REGINA PALÁCIOS, DIRETORA DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ.

APRESENTAÇÃO

Na sociedade atual, a ciência deve aliar-se ao dia-a-dia do fazer saúde, uma vez que a pesquisa é a base da inovação, entendendo inovação como exploração exitosa de novas ideias. Nesse sentido, inovar pode ser reinventar o que já foi inventado para aprimorar.

A pesquisa acadêmica permite a criação de espaços de troca de saberes, de reflexão e crítica, o que contribui para o constante aperfeiçoamento dos cuidados em saúde. Portanto, fomentar a pesquisa nos serviços de saúde é necessário tanto para a comunidade acadêmica quanto para aprimorar o atendimento em saúde tornando-o mais humano e com melhor qualidade.

Este ebook traz uma coletânea de 20 estudos realizados na Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) e no Centro de Saúde Escola do Marco (CSE), ambos pertencentes ao complexo assistencial da UEPA. Contou com a parceria de vários professores, acadêmicos e profissionais da saúde do CSE.

Este volume pretende ser o início de uma série de outros que visam divulgar o ensino, a pesquisa e extensão em prol do conhecimento e da assistência.

Convidamos o leitor não somente a conhecer o que tem sido produzido dentro dos muros da Universidade do Estado do Pará e de suas unidades assistenciais, como também àqueles que são docentes ou técnicos em saúde a produzirem mais conhecimentos.

Dra. Erica Feio Carneiro Nunes e Dr. Renato da Costa Teixeira

Capa do Livro