Festa Junina da UEPA e Instituto Confúcio – uma união de culturas

No mês de junho, em todo o Brasil, realizamos a Festa Junina. A Universidade do Estado do Pará, como todos os anos, celebra esse período tão alegre e festivo símbolo de nossa cultura nacional.

Neste ano, com o objetivo de aproximar a cultura brasileira e a cultura chinesa, a organização da festa convidou o Instituto Confúcio para fazer uma apresentação especial, visto que em junho também é comemorado o Festival do Barco-Dragão na China. São duas celebrações que envolvem toda a população em cada país.

A Dança do Dragão foi apresentada pelo Prof. Rámi. Durante toda a história da civilização chinesa, o dragão sempre teve papel de destaque. É um animal lendário, símbolo de nobreza. O dragão está presente em diversos elementos da cultura da China.

Outro momento especial foi a apresentação de dança da Profa. Iolanda. Ela fez uma simbiose entre uma dança chinesa e o carimbó (dança típica do Pará). Podemos ver a união entre duas culturas, duas celebrações, dois povos por meio da arte.

A Festa foi uma celebração da diversidade cultural e da sólida amizade entre China e Brasil. Os participantes gostaram de ter a oportunidade de ver performances da cultura chinesa e descobrir que são um povo que ama celebrar suas tradições, como nós brasileiros.