Uepa recebe visita da delegação da Shandong Normal University

A província de Shandong, na China, e o estado do Pará, no Brasil, estão separados geograficamente por cerca de 16 mil quilômetros, mas compartilham algumas “semelhanças culturais”, conforme afirmou Antônio Braga, diretor brasileiro do Instituto Confúcio na Universidade do Estado do Pará (Uepa), na manhã de hoje, 14, durante a reunião entre a gestão superior da Uepa e a delegação da Shandong Normal University (SDNU), q ue visita a capital paraense.Como exemplo, Antônio citou o apreço por barcos, reflexo da herança marítima e fluvial e conexão com símbolos e festivais tradicionais no país oriental, e a importância deste meio de transporte para o deslocamento dos paraenses devido à vasta rede de r ios. Além disso, mencionou a produção de pipas nos dois territórios: na China associada a festivais e rituais, e no Brasil, ligada ao lazer, principalmente durante o verão amazônico.Conhecer as semelhanças culturais entre os dois países é um dos reflexos do Instituto Confúcio (IC) na Uepa, criado em 2016 a partir de um convênio com a SDNU, que tem como objetivo de oferecer ensino gratuito de língua chinesa, promover a cultura chinesa e fortalecer o intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China. O encontro de hoje foi para celebrar não apenas o sucesso da parceria, mas também a renovação do acordo para a permanência do IC na instituição estadual por mais cinco anos.

Durante o encontro, o reitor da Uepa, Clay Chagas, enfatizou a importância da parceria, destacando que “a cooperação entre as instituições visa desenvolver o intercâmbio acadêmico e cultural, beneficiando as áreas de ensino, pesquisa e capacitação de recursos humanos”. O chanceler da SDNU, Feng Jikang, comentou que “o Instituto Confúcio da Uepa se tornou uma plataforma amplamente reconhecida para o intercâmbio de talentos, idiomas e culturas, alcançando resultados revolucionários”.

Os diretores do Instituto Confúcio na Uepa, Antônio Braga e Sun Jing, apresentaram o relatório de atividades do primeiro semestre, que incluiu a formação de diversas turmas de língua chinesa, preparação para exames de proficiência, aulas de Tai Chi, caligrafia chinesa e coral. O instituto atende, atualmente, mais de 600 alunos. Para o segundo semestre, estão planejados cursos como “Chinês para Negócios”, voltado para a preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), expansão dos cursos de idiomas para jovens a partir de 15 anos e ampliação do espaço físico.Como ato simbólico de fortalecimento da parceria, foi plantada uma árvore no jardim da reitoria, representando o crescimento contínuo da colaboração entre as duas instituições.

Encontro com o Governador

À tarde, a delegação chinesa e a gestão da Uepa se reuniram com o governador Helder Barbalho, na Casa Civil, em Belém. O reitor Clay Chagas destacou o sucesso do Instituto Confúcio, que recebeu prêmios internacionais em 2017 e 2019. O governador Helder Barbalho ressaltou que “É uma satisfação consolidar, cada vez mais, as ações bilaterais entre as instituições que primam pela qualidade e excelência, fazendo do conhecimento uma ferramenta de transformação”. Ele enfatizou que as parcerias que fomentam o intercâmbio são oportunas por permitir a troca de informações e experiências.Na ocasião, também foi realizada a assinatura do acordo de Cooperação de Pesquisa e Pós-Graduação entre as duas universidades, visando fortalecer a relação acadêmica de ambas as instituições e impulsionar a internacionalização da Uepa.

Valorizamos este ato e reafirmamos o desejo de consolidar este intercâmbio que fortalece nossos alunos e permite que nossos professores estejam qualificados e conceituados para a transferência de conhecimento”, destacou o governador. Ele também enfatizou a importância do desenvolvimento sustentável, ressaltando o papel histórico do Pará na liderança da Amazônia e a busca por parcerias robustas que promovam a internacionalização da Uepa, transformando-a em um centro de referência pedagógica e científica.

Visita ao Instituto Confúcio na UEPA

Durante a agenda, a delegação chinesa também visitou as instalações físicas do IC na Uepa, em Belém. A delegação teve a oportunidade de ver as atividades de ensino de língua e cultura chinesa. O chanceler da SDNU, Feng Jikang, frisou a alegria de ver tantos alunos e o entusiasmo com que estavam aprendendo mandarim. Ele ressaltou que a educação é uma grande ponte entre nossas nações e expressou o desejo de sempre um número cada vez maior de alunos aprendendo a língua e a cultura da China.

Texto: Marília Jardim, jornalista (Assessoria de Comunicação – ASCOM/Uepa)Foto: Sidney Oliveira, fotógrafo (Assessoria de Comunicação – ASCOM/Uepa)Texto: Adaptado pela Direção do Instituto Confúcio na UEPA