Alunos do Instituto Confúcio da UEPA participaram
do Concurso “Chinese Bridge – Ponte Chinesa” e ganharam o Prêmio Excelência

Entre os dias 10 e 11 de maio de 2024, foi realizada em Brasília a fase preliminar do 23o Concurso de Proficiência em Chinês “Ponte Chinesa” para Estudantes Universitários Estrangeiros no Brasil. Vinte e seis participantes de doze Institutos Confúcio e uma Sala de Aula Confúcio de todo o Brasil competiram no mesmo palco para mostrar seu domínio da língua e cultura chinesas. Entre eles, Wanderson Léo Ferreira da Costa e Mauro Sidney Mendes da Cruz Junior, representantes do Instituto Confúcio da Universidade do Estado do Pará, conquistaram o Prêmio Excelência na competição.A competição foi realizada em três etapas fundamentais: 1. Apresentação oral em forma de discurso; 2. Testes de competência de escuta e leitura; e 3. Apresentação de talentos relacionados à cultura chinesa, a fim de os candidatos apresentarem seus conhecimentos linguístico-culturais.

Durante a cerimônia de abertura, o Embaixador da China no Brasil, Sr. Zhu Qingqiao, elucidou eloquentemente a visão de mundo tradicional chinesa, resumindo-a nas frases “Um mundo, uma família” e “Harmonia sem uniformidade” para articular suas aspirações para o avanço das relações China-Brasil, enfatizando o papel fundamental da juventude brasileira na definição do futuro dos laços bilaterais. Ele expressou a disposição de contribuir ativamente para este esforço compartilhado das relações diplomáticas entre a China e o Brasil como um momento oportuno para aprofundar o entendimento mútuo. Prometeu esforços de colaboração com diversas partes interessadas, incluindo universidades brasileiras, para promover a amizade intergeracional e garantir o legado duradouro da parceria e amizade sino-brasileira.