OFICINA DE TAI CHI CHUAN

O Instituto Confúcio na UEPA, em parceria com o Instituto Tao do Kung Fu, está realizando a Oficina de Tai Chi Chuan. A oficina está dividida em 3 partes. Hoje, , 26/05, foi realizada o 1º encontro. Os próximos encontros serão nos dias 02 e 16/06, às 9h, no Instituto Confúcio na UEPA.
As pessoas interessadas em participar dos próximos encontros da oficina ainda podem se inscrever. (Informações pelo email institutoconfucio@epa.br) ou na Secretaria do Instituto Confúcio. A Oficina de Tai Chi é direcionada para pessoas de 16 anos em diante.
O Prof. Robson Bertoni está à frente da oficina. Ele ressalta a importância da prática do Tai Chi para o bem-estar e qualidade de vida.

Por que a prática de Tai Chi é importante para o bem-estar e melhora da saúde?

A prática de Tai Chi Chuan tem muito da característica da medicina tradicional chinesa que trabalha os meridianos, os fluxos de energia. Ajuda o praticante a evitar uma série de doenças que possam surgir com o tempo e a idade. São exercício e movimentos de forma suave, de baixo impacto que auxiliará em uma melhor circulação do fluxo sanguíneo e a tratar dores, além de trabalhar a respiraçã. Há estudos sobre o uso da prática de tai chi no tratamento de pessoas com mal de parkson, Alzheimer, que demonstram um bom resultado com essas experiências.

O que te motivou a praticar Artes Marciais e, principalmente, Tai Chi Chuan?

Eu iniciei a prática de Artes Marciais aos 17 anos. Antes disso, eu não fazia nenhuma atividade física. Eu era muito sedentário. Nessa época, eu gostava muito de animes e em um deles a personagem praticava kung fu e eu queria imitá-lo e aprender sobre essa arte marcial. Então eu procurei uma academia para aprender essa arte marcial, foi quando eu ingressei e iniciei o aprendizado. Eu tive dificuldades no início, eu não era muito coordenado, tinha dificuldades em memorizar os movimentos. Mas não desisti, continuei. Isso foi a realização de um sonho: aprender sobre artes marciais.
Atualmente, fico feliz em ver meus alunos, principalmente, pessoas da terceira idade aprendendo e tendo excelentes resultados como diminuição de dores no corpo, melhoras na realização de movimentos simples no dia a dia, melhoras de dores na coluna, ou seja, pessoas com limitações de movimento e agora não apresentam tantas limitações.
Essa foi a profissão que decidi seguir: ser professor de artes marciais. Faço com muito orgulho. Trabalho com o que sempre sonhei aprender.

Se você tem curiosidade em conhecer o Tai Chi Chuan, acesse o endereço https://youtube.com/playlist?list=PLD_Dz6LNmpQvwbClH8V0oI8N9p1G-cvMO é uma série de vídeos nos quais o Prof. Robson mostra os movimentos básicos do tai chi.