INSTITUTO CONFÚCIO NA UEPA COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA CHINESA

No dia 20 de abril de 2023, será comemorado o “Dia da Língua Chinesa da ONU” e o “Dia Internacional da Língua Chinesa”. O Instituto Confúcio da Universidade Estadual do Pará no Brasil tem respondido ativamente à iniciativa do Centro de Cooperação e Ensino de Línguas (CLEC) do Ministério da Educação e do Chinese Plus sobre os eventos do “Dia Internacional da Língua Chinesa”. De 10 a 20 de abril, estão sendo realizados uma série de eventos coloridos com o tema “Língua Chinesa: Facilitando Diálogos Entre Civilizações”, com o objetivo de diminuir a distância entre as pessoas, construir uma ponte de amizade e estreitar o relacionamento entre os chineses e os brasileiros.

Cerca de 400 alunos da Universidade do Estado do Pará, da Universidade Federal do Pará e moradores da comunidade local têm participado desses eventos. Durante os eventos, os alunos aprendem ativamente a escrever caracteres chineses, praticam o recorte de papel, que é patrimônio cultural e imaterial chinês, e aprendem belas canções chinesas, etc.

Série I: Escrevendo “Dia da Língua Chinesa”

Em aula, os professores explicaram aos alunos a origem do “Dia Internacional do Chinês” e demonstraram os traços e a ordem dos caracteres chineses. Os alunos praticaram traços horizontais e verticais e escreveram meticulosamente “中” “文” “日”. Por meio desse evento, o entusiasmo e a confiança dos alunos na escrita dos caracteres chineses aumentaram consideravelmente.

Série II: Corte de papel “Coelho do Zodíaco”

Os professores mostraram aos alunos os trabalhos recortados em papel, que usam técnicas do patrimônio cultural imaterial chinês, e introduziram a origem do ano do coelho no zodíaco; demonstraram as habilidades básicas de corte de papel para os alunos e também orientaram os alunos a esboçarem os contornos e os padrões de corte de papel. Em seguida, os professores orientaram os alunos a como decorar o “Coelho do Zodíaco” com recortes de caracteres chineses, flores, animais e outras estampas diversas.

Por fim, lindos e criativos desenhos de parede foram confeccionados para decorar as salas de aula. Apreciando essas obras de arte de recorte de papel criadas por habilidades na ponta dos dedos, todos tiraram fotos com seus respectivos trabalhos.

Série III: Cantando “Canções Chinesas”

Antes das aulas, os professores baixaram belas canções chinesas “Farewell” e “Those Flowers” etc. Aquecendo os corações com letras e transmitindo amor com melodia os alunos cantarambelas canções chinesas e sentiram o encanto das canções chinesas e da cultura chinesa.

No dia chuvoso durante a chuva de grãos (o termo solar no calendário lunar chinês em 20 de abril), todos desfrutamos do banquete cultural da China. Escrevendo caracteres chineses, fazendo recortes de coelho e cantando canções chinesas, na série de eventos do “Dia Internacional da Língua Chinesa”, os alunos do Instituto Confúcio entenderam ainda mais a conotação do “Dia Internacional da Língua Chinesa”, experimentaram a profundidade e a longa história de abundante cultura chinesa, o que estimulou seu interesse em aprender chinês. Juntamente com educadores e alunos chineses de todo o mundo, o Instituto Confúcio da Universidade do Estado do Pará no Brasil continuará a realizar uma série de atividades em língua chinesa para facilitar o diálogo entre as culturas chinesa e estrangeira.