Intercâmbio

O Instituto Confúcio em parceria com a Universidade Normal de Shandong oferece oportunidades de intercâmbio de 5 meses a 1 ano para estudar na China. Mais de 15 alunos que estudam conosco já tiveram esta oportunidade, e 2 ainda estão lá.

Lembramos que, para conquistar a bolsa de estudos, é necessário realizar a prova de proficiência em língua Chinesa. O nosso Instituto também é um centro aplicador da prova de proficiência HSK e HSKK (leia mais sobre isso na aba Centro de aplicação do Exame de Proficiência Chinês – HSK e HSKK )

GUIA DE APLICAÇÃO PARA A BOLSA DE ESTUDOS PARA PROFESSORES DE LÍNGUA CHINESA – 2023

  1. BOLSA DE ESTUDO
  2. BOLSA DE ESTUDOS (TIPO A) – Bolsa de estudos para professores da língua chinesa
  • BOLSA DE ESTUDOS (TIPO B) – Bolsa de estudos de programa conjunto
  • ELEGIBILIDADE
  1. Não ser cidadão chinês;
  • Deve ser amigável com a China, não ter antecedentes criminais e cumprir as leis e regulamentos do governo chinês e as regras e regulamentos da escola;
  • Em boas condições físicas e mentais e com bom desempenho e conduta acadêmica;
  • Aspirar a trabalhar no ensino da língua chinesa e áreas afins;
  • Idade entre 18 e 35 anos (a partir de 1º de setembro de 2023), com subsídio especial para o limite de idade de 45 anos para candidatos que atualmente trabalham como professores de língua chinesa e de 25 anos para candidatos a estudantes de graduação.
  • TIPOS DE BOLSA DE ESTUDOS E QUALIFICAÇÕES
TIPOSScholarship (Type A)Scholarship             (Type B)ProgramsAdmission DateDurationQualifications
  Mestrado em Educação Internacional da Língua Chinesa       √ (20 pessoas)Educação Internacional da Língua ChinesaSetembro 20232 anos1. Licenciatura; 2.HSK5 210 pts, HSKK (Intermediário) 60pts; 3. Será dada prioridade aos candidatos que possam apresentar contrato de trabalho com instituição de ensino após a conclusão dos estudos na China ou comprovativo do mesmo efeito.
Bacharel em Educação Internacional da Língua Chinesa√ (15 pessoas)Educação Internacional da Língua ChinesaSetembro 20234 anos1. Diploma do ensino médio; 2.HSK4 210pts, HSKK (Intermediário) 60pts.
Estudo de um ano acadêmico   Os estudantes internacionais que se beneficiaram de bolsas semelhantes não são elegíveis.            √ (10 pessoas)Educação Internacional da Língua Chinesa Língua e Literatura Chinesa, História Chinesa e Filosofia Chinesa Estudo da Língua ChinesaSetembro 202311 meses1. HSK3 270pts; 2. A pontuação do teste HSKK é obrigatória.   1.HSK4 180pts; 2.HSKK (Intermediário) 60pts.   1.HSK3 210pts; 2. Será dada prioridade aos candidatos que fornecerem uma pontuação no teste HSKK.
Estudo de um semestre   Candidatos titulares do visto X1 ou X2 não são elegíveis.√   Educação Internacional da Língua Chinesa, Língua e Literatura Chinesa, História Chinesa e Chinês FilosofiaSetembro 2023 ou Março 20245 meses  1. HSK3 180pts; 2. A pontuação do teste HSKK é obrigatória.
1.É necessária uma pontuação no teste HSK; 2. Será dada prioridade aos candidatos que fornecerem uma pontuação no teste HSKK.
Cultura do Taiji

1. Os professores de língua chinesa atualmente empregados que se candidatam às bolsas podem ser dispensados da apresentação de certificados do Teste de Proficiência em Língua Chinesa (HSK) se puderem fornecer comprovante de emprego e uma carta de recomendação da instituição onde trabalham.

2. Os candidatos que receberam o Certificado Internacional de Bolsas para Professores de Língua Chinesa durante as competições do Chinese Bridge podem enviar seus documentos de inscrição junto com seus certificados de bolsa às instituições anfitriãs diretamente no site da Bolsa Internacional para Professores de Língua Chinesa. Para mais informações, entre em contato com chinesebridge@chinese.cn.

  • COBERTURA E CRITÉRIOS

A bolsa oferece cobertura total para mensalidades, taxas de acomodação, subsídio de subsistência e despesas abrangentes de seguro.

As tarifas e as taxas de alojamento estão sujeitas ao planeamento e utilização global das instituições anfitriãs. O subsídio de subsistência é concedido mensalmente pelas instituições anfitriãs.

O subsídio de permanência é de:

A. CNY 2.500 para alunos de bacharelado, alunos de um ano letivo e alunos de um semestre.

B. CNY 3.000 para estudantes de mestrado.

Os alunos matriculados antes do dia 15 (ou no dia 15) do mês têm direito ao subsídio integral desse mês enquanto os que se matriculam depois do dia 15 desse mês têm direito a metade do valor.

Durante o período de estudos, para qualquer aluno que se ausentar da China por motivos pessoais por mais de 15 dias (excluindo férias de inverno e verão), o subsídio durante a ausência será suspenso.

Para os alunos que suspendam os estudos ou abandonem a escola por motivos pessoais, ou que sejam alvo de punição disciplinar por parte das instituições de acolhimento, o subsídio cessará na data dessa suspensão, abandono ou quando for anunciada a decisão de tal punição.

O subsídio de permanência do mês da formatura será concedido meio mês após a data da formatura ou do dia do término do estudo confirmado pelas instituições anfitriãs.

  • PRAZOS PARA APLICAÇÃO
DATA DA ADMISSÃOPRAZO PARA APLICAÇÃO
Começando em setembro de 202315 de maio de 2023
Começando em março de 202415 de novembro de 2023
  • APLICAÇÃO DE DOCUMENTOS

1.Para todos os candidatos:

(1)Uma cópia digitalizada da página da foto do passaporte;

(2)Uma cópia digitalizada dos relatórios de pontuação dos testes HSK e HSKK (dentro da validade de dois anos);

(3)Uma carta de referência do chefe das instituições que estão recomendando.

2.Para candidatos a programas de bolsas de graduação:

(1)Uma certificação do diploma de ensino superior (ou comprovante de graduação esperada) e um histórico escolar oficial;

(2)Os candidatos à Bolsa de Mestrado em Educação Internacional da Língua Chinesa devem fornecer 2 cartas de referência de professores ou professores associados. Será dada prioridade aos candidatos que possam apresentar contrato de trabalho com instituição de ensino após a conclusão dos estudos na China ou comprovativo do mesmo efeito.

3.Os candidatos que atualmente trabalham como professores de língua chinesa deverão apresentar comprovante de emprego, bem como uma carta de referência do empregador.

4. Os candidatos deverão ainda fornecer documentos adicionais exigidos pelas instituições de recomendação.      

Instituição recomendada: Institutos Confúcio, salas de aula de Institutos Confúcio independentes, centros de teste HSK selecionados, instituições educacionais estrangeiras, programas de formação de professores de língua chinesa/departamentos chineses em universidades estrangeiras, associações profissionais para o ensino da língua chinesa, embaixadas (consulados) chineses no exterior.

A Universidade Normal de Shandong é a instituição anfitriã e de treinamento para estudantes bolsistas, e não uma instituição de recomendação.

  • PROCEDIMENTOS DA APLICAÇÃO
  1. As inscrições online estarão disponíveis a partir de 1º de março de 2023 no Centro de Educação e Cooperação de Línguas (http://www.chinese.cn). faça login na seção de inscrição para bolsas internacionais para professores de língua chinesa para pesquisar instituições recomendadas e instituições anfitriãs.
  • Os candidatos enviam os materiais de inscrição on-line e acompanham o processo de inscrição, analisam os comentários e os resultados da avaliação da bolsa.
  • Os bolsistas devem confirmar com as instituições anfitriãs os procedimentos para estudar na China e imprimir o certificado de concessão da bolsa on-line.

4. Os bolsistas deverão inscrever-se na instituição de acolhimento na data designada conforme Carta de Admissão.

     8.  OUTROS

1.Após enviar os materiais de inscrição on-line, os candidatos deverão manter o e-mail livre para futuras notificações da Universidade Normal de Shandong, como envio de materiais, participação em entrevistas ou registro no sistema escolar. Caso contrário, os candidatos não serão aceitos.

2. Os estudantes de licenciatura estão sujeitos à avaliação anual de acordo com os Procedimentos Anuais de Avaliação da Bolsa Internacional para Professores de Língua Chinesa;

3. Os alunos que não passarem no exame médico de pré-inscrição, abandonarem a escola no meio do período, não comparecerem à escola ou suspenderem os estudos sem autorização serão desclassificados para a bolsa;

Revisão da qualificação de admissão: Qualquer informação inconsistente ou fraudulenta resultará no cancelamento da qualificação da bolsa do candidato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo