Notícias

A partir desta segunda-feira (20), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) dá largada às aulas para 60 alunos das três primeiras turmas do curso livre de mandarim, a língua oficial falada na China. As aulas, ministradas pelo Instituto Confúcio, em parceria entre a Uepa e a Universidade de Shandong, são resultado de quatro anos de aproximação comercial e cultural entre o governo chinês e o Pará. As turmas foram formadas após abertura de inscrições feitas ainda esta semana. ...continuar lendo "Curso livre de mandarim da Uepa abre as portas do Oriente ao Pará"

O primeiro dia de inscrições para o Curso Livre de Mandarim gratuito, ofertado pelo Instituto Confúcio em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), teve procura tão intensa, que as 40 vagas ofertadas foram preenchidas em apenas 15 minutos. O curso é destinado a estudantes da Universidade e comunidade externa. ...continuar lendo "Curso de Mandarim inscreve para cadastro reserva"

Representantes do Instituto Confúcio, da China, reuniram-se nesta terça-feira (19), com o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma, para discutir a fundação do Instituto em Belém e os termos da parceria com a Universidade. A Uepa será a primeira Instituição de Ensino Superior do Norte do Brasil a ser uma das sedes do Instituto. ...continuar lendo "Instituto Confúcio na Uepa iniciará atividades em Março"

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) será sede do primeiro Instituto Confúcio do norte do País. Um ato assinado na última quinta-feira (17), entre a presidenta Dilma Russef e o presidente da China, Xi Jinping, garantiu a criação de novas unidades do Instituto para o aprendizado do mandarim e divulgação da cultura chinesa. O reitor da Uepa, Juarez Quaresma, participou da cerimônia de assinatura dos atos entre os dois países, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.

...continuar lendo "Uepa terá o primeiro Instituto Confúcio do norte do Brasil"

9463954331_a026474dcf

A Universidade do Estado do Pará assinou acordo de cooperação com a Shandong Normal University (SDNU), da China, na manhã desta quinta-feira, (8), no prédio da Reitoria,  em Belém. Este é o primeiro passo para a instalação de um Instituto Confúcio no Estado, que pode vir a ser o sétimo do Brasil e o primeiro no norte-nordeste do país.
...continuar lendo "Uepa assina acordo de cooperação com Universidade Chinesa"

A visita, prevista para ocorrer de 7 a 9 de agosto, visa uma maior integração com a cultura chinesa. Na ocasião, a delegação de autoridades acadêmicas do Shandong Normal University (SDNU), da China, vai conhecer melhor os campi da instituição, assinar um acordo de cooperação e contribuir na elaboração do projeto para implantação de um Instituto Confúcio (IC) no Pará. ...continuar lendo "Uepa recebe visita de Delegação Chinesa"

A reitora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Marília Brasil Xavier, a coordenadora de Relações Internacionais da instituição, Luzia Jucá, e o secretário Estadual de Promoção Social, Nilson Pinto, estiveram reunidos na última quinta-feira (16), em Brasília, com representantes da Embaixada da República da China no Brasil.  ...continuar lendo "Instituto Confúcio pode ter sede na Uepa"