Sobre o Instituto

QUEM SOMOS?
O Instituto Confúcio chega a Belém como resultado de um convênio entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Shandong Normal University, da China. Nossa missão é o ensino da língua chinesa, a divulgação da cultura e da história da China e o fortalecimento do intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China. Atualmente, há mais de 600 Institutos Confúcio no mundo, em todos os cinco continentes. A Uepa terá o primeiro Instituto Confúcio do Norte do Brasil.

O QUE OFERECEMOS?
Curso de língua chinesa, utilizando material aprovado pelo Ministério da Educação da China. Todos os profissionais são chineses, com grande experiência de ensino. Os professores são selecionados e aprovados pela matriz do Instituto Confúcio na China, em parceria com a Shandong Normal University para garantir o mais elevado padrão de ensino, de acordo com as normas do Escritório Internacional para Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira do Ministério da Educação da China (Hanban).

HISTÓRIA E FINALIDADE DE INSTITUTOS CONFÚCIO
Instituto Confúcio foi nomeado em homenagem a uma das maiores figuras da história, o filósofo chinês Confúcio, imensamente influente (551 ou 552 aC - 479 aC), que nasceu e viveu no que é hoje Shandong. A Sede do Instituto Confúcio, uma organização educacional sem fins lucrativos, foi fundada em 2004 como um meio para ajudar falantes não-nativos em aprender chinês. O primeiro Instituto Confúcio foi fundado em Seul, Coréia do Sul (Xinhua, 2007). Desde o início dos primeiros Institutos Confúcio, o âmbito da sua missão expandiu-se para abranger a compreensão cultural e educacional mais ampla. Desta forma, a instituição se concentra em ensinar a cultura chinesa, desenvolver intercâmbios educacionais e culturais entre a China e outros países, e promover o multiculturalismo.

As salas de aula adotarão padrões de ensino flexíveis e se adequaram às condições locais para o ensino da língua chinesa, além de promover a cultura nas escolas primárias, escolas secundárias, às comunidades e às empresas.


Estrutura

DIRETORIA

Diretor Titular Brasileiro
Prof. Antônio Carlos Braga Silva

Diretor Titular Chinê
Prof. Pan Hui