HSK e HSKK – Testes de Proficiência em Chinês

No dia 22 de junho, o Instituto Confúcio na UEPA aplicou o exame para 46 candidatos. O HSK e o HSKK são os exames padronizados internacionalmente que testam o nível de proficiência em chinês. A prova de HSK possui 6 níveis, enquanto o HSKK é dividido em básico, intermediário e avançado.

Geralmente, as provas do HSK e HSKK são aplicadas nos Institutos Confúcio que existem no Brasil, e os candidatos podem ou não ser alunos regulares dessas instituições, desde que possuam o conhecimento do idioma de acordo com cada nível da prova.

Com esses exames, de acordo com o nível requerido, é possível candidatar-se para bolsas de estudo em universidades chinesas, para programas de intercâmbio, graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado.

Mas não são apenas as pessoas que desejam ir para a China estudar ou trabalhar que participam da prova. O HSK e HSKK também podem ser feitos por aqueles estudantes que desejam apenas ter uma ideia sobre qual nível de proficiência da língua em que se encontram.

Vale lembrar que a validade do certificado do HSK é de 2 anos.

Onde e quando acontecem as provas do HSK?

As provas do HSK e HSKK são realizadas em locais designados tanto na China quanto em outros países. No caso do Brasil, nos Institutos Confúcio.

Elas geralmente acontecem 2 vezes por ano, e em alguns países, 1 vez por ano, sendo que as provas por escrito ocorrem com mais frequência que as provas orais. No Instituto Confúcio na UEPA, as provas são realizadas 2 vezes por ano.

As inscrições geralmente ocorrem 2 meses antes da data da prova. Os resultados são disponibilizados após cerca de 30 dias.