O FESTIVAL BARCO DO DRAGÃO CHEGA NA AMAZÔNIA

Na tarde do dia 7 de junho, o Instituto Confúcio da Universidade do Estado do Pará (conhecido por “Instituto Confúcio do Pará”) realizou com sucesso uma festa cultural do Festival do Barco-Dragão. Mais de 300 pessoas, entre elas Clay Chagas, reitor da Universidade do Estado do Pará, Wang Lingcheng, presidente da Associação Chinesa de Comércio da Amazônia, professores e alunos do Instituto Confúcio paraense, participaram do evento.

No início do evento, o reitor Clay Chagas fez um discurso entusiasmado. Ele ressaltou que embora a região amazônica e a China estejam geograficamente distantes, sempre podemos ver a intersecção entre as duas culturas e os dois povos. Cada um deles mantém sua própria história e usa festivais para retratar e transmitir suas identidades. Hoje, os povos chineses e amazônicos celebram juntos o Festival do Barco-Dragão, e não devem esquecer o significado inerente e a herança cultural do festival. Em seguida, Sun Jing, a diretora chinesa do Instituto Confúcio, e Antônio Silva, o diretor local, proferiram seus discursos no Festival do Barco-Dragão. Eles apresentaram os costumes e as conotações culturais do Festival do Barco-Dragão e esperavam que, através desta celebração, os alunos expressassem emoções comuns por meio de diferentes idiomas e sílabas, e testemunhassem a amizade entre os povos da China e do Brasil por meio das apresentações, e promovessem o intercâmbio de pessoas através da integração cultural.

Os professores e alunos do Instituto Confúcio trouxeram um banquete visual da cultura tradicional chinesa através de apresentações de artes marciais, coro de canções chinesas, apresentações de dança, drama situacional do Festival do Barco-Dragão e outras formas. Do Tai Chi à caligrafia, dos leques, aos bolinhos de arroz, cada detalhe é um símbolo único da cultura chinesa, permitindo ao público uma compreensão mais profunda da conotação cultural do Festival do Barco-Dragão. Na emocionante sessão

final do sorteio de brindes, cada vez que um número da sorte era sorteado, havia uma comemoração e os rostos do público que ganhava seus prêmios favoritos estavam cheios de sorrisos. Os aplausos e as risadas levaram a atmosfera da celebração ao clímax.

No futuro, o Instituto Confúcio continuará a lançar uma variedade de atividades de intercâmbio cultural para estimular ainda mais o entusiasmo do povo brasileiro em aprender chinês e compreender a cultura chinesa, e dar impulso à promoção de intercâmbios culturais e cooperação entre a China e o Brasil.