Exposições

O Herbário MFS da UEPA entende como fundamental oportunizar o acesso de suas coleções à população interessada. Desta maneira, é possível agendar visitas para conhecer o acervo salvaguardado em sua sede (clique no link para saber mais) ou então visitar as exposições permanentes realizadas fora de sede.

Dia 15 de maio de 2017, em comemoração à Semana Nacional de Museus, o Herbário MFS da Universidade do Estado do Pará inaugurou a exposição permanente “Bioculturalidade” no Centro de Ciências e Planetário do Pará. A exposição conjunta, possível através de uma permanente parceria entre os dois espaços científico-educativos, permite maior visibilidade e acesso público da população paraense à coleção biocultural do herbário MFS.

A iniciativa partiu da diretora do Centro de Ciências e Planetário do Pará, Profa. Dra. Sinaida Vasconcelos, que ao elaborar a programação do espaço para a Semana Nacional de Museus escolheu o tema Bioculturalidade: um diálogo entre o conhecimento tradicional e o conhecimento científico para a conservação do patrimônio biocultural. “A escolha dessa temática foi uma forma de darmos voz às pessoas, às culturas e às diversas formas de expressão. Isso representa trazer para o museu elementos da cultura e articulá-los com o conhecimento científico produzido aqui”, destaca. A diretora acrescenta: “É muito importante podermos trazer para este espaço a questão dos outros saberes, articulando o conhecimento científico no contexto amazônico. Como somos um Centro muito visitado por escolas, poderemos levar esse debate até os alunos em suas fases iniciais de formação”.

A curadora do herbário Herbário MFS, Profa. Dra. Flávia Lucas, proferiu a palestra “Plantas, Pessoas e Culturas: Conhecimento e Valorização da Biodiversidade Amazônica”, antes da abertura da exposição. “O incentivo à criação de coleções de material biológico e não-biológico é uma preocupação entre os pesquisadores. Não apenas catalogar o objeto pelo objeto, mas compreender que ele é parte de um contexto maior e pode ter um significado profundo dentro de uma certa cultura”, resumiu a curadora do Herbário.

Saiba mais: http://www.uepa.br/pt-br/noticias/bioculturalidade-ganha-exposição-permanente-no-planetário

Para conhecer a exposição, visite o Centro de Ciências e Planetário do Pará:
Rod. Augusto Montenegro, Km 03 – S/N (Ao lado do Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão)
Acesse o site para horários e valores.
Fone: (91) 3232-1055 (CCPP) / 3216-6303 (Agenda)
Email: agenda.planetario@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/ccpppa/

Realização:

Cadastros e relações com entidades do campo museológico: