Eventos Antigos

2016

Dezembro

Na última sexta (09/12) houve o encerramento da Disciplina de “Diversidade da Vida I: Plantas”, na turma de Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia da Uepa Campus VI, de Paragominas. A disciplina ministrada pela Profª Flávia Lucas aborda a organização geral do Reino Plantae, a classificação dos grupos vegetais (com base em morfologia, fisiologia e reprodução), a caracterização dos órgãos vegetativos e reprodutivos, os fundamentos da origem e evolução das plantas e suas principais características morfológicas e anatômicas.

————————————————————————————————————–

Novembro

————————————————————————————————————–

Seminário Científico de Cooperação Luso-Brasileira

O Herbário MFS promoverá o Seminário Científico de Cooperação Luso-Brasileira, resultado de uma parceria entre a Universidade de Coimbra, Portugal e a Universidade do Estado do Pará

Nessa ocasião, serão debatidos temas relacionados à biodiversidade vegetal, conhecimentos tradicionais e biotecnologia. O evento terá o apoio do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Universidade Federal do Pará.

A palestra de abertura será ministrada pela Profª Dra. Maria da Graça Ribeiro Campos (convidada), pesquisadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (UC), Portugal, Coordenadora do Observatório Interações Planta-Medicamento (OIMPM), e membro da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Serão emitidos certificados de participação com carga horária de 8 h.

Baixe aqui o Formulário de Inscrição 

Aviso: O Formulário de Inscrição deve ser preenchido e enviado para herbario.mfs@gmail.com  

————————————————————————————————————–

Setembro

————————————————————————————————————–

Entrevista para o “Sem Censura Pará”

Na última terça (01/10), o professor do curso de Engenharia Florestal da Uepa, Seidel Santos, e colaborador do Herbário MFS, participou do programa ‘Sem Censura Pará’, concedendo uma entrevista sobre “Herbários como centros depositórios de biodiversidade”, tema de um artigo premiado durante o Seminário Internacional das RedesFito. Os melhores momentos do programa poderão ser vistos neste sábado (05/11), às 14:30.

————————————————————————————————————–

Menção Honrosa

A equipe de pesquisa do herbário Profª Drª Marlene Freitas da Silva – MFS, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi premiada com menção honrosa junto aos quatro trabalhos que se destacaram entre doze apresentados por especialistas de todo o Brasil e de outros países, na última quinta-feira, 20, durante o I Seminário Internacional da RedesFito.

O prêmio foi pelo trabalho intitulado “Centros depositórios de plantas medicinais: herbários como instrumento de gestão da biodiversidade”, que apresentou a Coleção de Plantas Medicinais da Amazônia do Herbário MFS, destacando o sistema integrado de informação e organização dos dados das espécies, localidades e usos tradicionais, como instumento que contribui para a documentação de patrimônios da biodiversidade.

O evento organizado pela RedesFito junto ao Instituto Senai, trouxe pesquisadores do mundo todo para discutir o tema “Inovação e Biodiversidade na Perspectiva da Sustentabilidade” por meio de palestras e mesas redondas com especialistas e pensadores nacionais e internacionais.

————————————————————————————————————–

Oficina na IX Semana Acadêmica da Uepa de Moju

Na última quarta, dia 26/10, a equipe do Herbário MFS promoveu uma oficina sobre Coleções Botânicas, na IX Semana Acadêmica da Uepa/Moju. O convite para a participação veio por meio de uma portaria de elogio da coordenação do evento. 
Participaram alunos do curso de Matemática, que assistiram a uma apresentação sobre o tema, conheceram mais sobre os trabalhos desenvolvidos no Herbário MFS, fizeram a montagem de exsicatas e aprenderam a realizar seu registro no software Brahms.
 

————————————————————————————————————–

Apoio ao Projeto Coleção Botânica – Escola Tenente Rego Barros

A equipe de professores de Biologia da escola Tenente Rego Barros realizou no dia 01/10 uma excursão a campo com as turmas de 3º ano do Ensino Médio, e contou com a colaboração de parte da equipe do Herbário MFS, atuando como estagiários da escola, pela disciplina de Estágio Supervisionado III, do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Habilitação Biologia. A atividade faz parte de um projeto desenvolvido anualmente (Projeto Coleção Botânica), que funciona como uma aplicação dos conteúdos de botânica vistos em sala de aula.

Os alunos foram levados a uma trilha ecológica, onde fizeram coleta e caracterização de material botânico, que será processado e incorporado à Coleção Botânica do Museu de Ciências da escola. Os resultados obtidos serão apresentados pelos alunos durante uma Feira de Ciências.

————————————————————————————————————–

Setembro

————————————————————————————————————–

Participação na Feira de Orientação Vocacional da Uepa

Na última sexta-feira (9), a equipe do Herbário MFS participou da Feira de Orientação Vocacional da UEPA, que mostra as práticas de cada um dos cursos de graduaçãoda instituição.

Foram expostos trabalhos apresentados trabalhos apresentados em eventos científicos e elementos que fazem parte das coleções do Herbário, sendo possível a visualização de estruturas vegetais em lupas e microscópio.

————————————————————————————————————–

Julho

————————————————————————————————————–

Oficina na II Semana de Integração do PPGCA

A oficina “Métodos de coleta, processamento e identificação de plantas ocorreu durante a II Semana de Integração promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará.

Durante a programação os participantes puderam conhecer os principais grupos de vegetais e de fungos, além de características necessárias para a sua identificação.

Foi feita uma visita à Capoeira do Black, na EMBRAPA Amazônia Oriental, onde ocorreu a coleta de espécimes, e em um outro momento a montagem de exsicatas.

Além disso, foram apresentadas as principais plataformas utilizadas na identificação de espécies vegetais e o processo de incorporação de materiais em herbários.

Confira alguns registros feitos durante a Oficina:

————————————————————————————————————–

Junho

 

————————————————————————————————————–

Palestra na Escola Tenente Rego Barros

Nos dias 17, 18 e 24, os alunos do curso de Ciências Naturais Habilitação Biologia da UEPA aplicaram o Projeto “Coleções Botânicas: documentação da biodiversidade amazônica”, elaborado durante as disciplinas de Estágio III: Vivências no Ensino Médio e de Recursos pedagógicos para o Ensino de Biologia.

Foi feita uma palestra sobre o que são coleções biológicas, coleções botânicas, o que são herbários, e sobre o Herbário MFS da UEPA, além de uma exposição de elementos que fazem parte do acervo destas coleções.

Confira alguns registros feitos durante os três dias:

————————————————————————————————————–

Dia do Meio Ambiente – Portal da amazônia

No dia 12 de Junho, durante a manhã, foi realizada uma programação bastante vasta no Portal da Amazônia, localizado no bairro do Jurunas, em Belém. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAS), e teve a participação da Uepa, que trouxe mostras científicas do Herbário MFS, da Coleção Zoológica e do Planetário do Pará. O Herbário participou mostrando elementos de suas coleções. 

————————————————————————————————————–

Dia do Meio Ambiente – Museu Paraense Emílio Goeldi

No último domingo, dia 12 de Junho, foi realizada uma programação voltada para a Semana do Meio Ambiente, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi.

O evento contou com a exposição “A natureza descrita pelo olhar da Física”, fruto de um projeto elaborado durante a disciplina de “Estágio I: Vivências em espaços não-formais”, pelos alunos da turma de Ciências Naturais – Habilitação em Física da UEPA, sob a orientação da Profª Flávia Lucas. Durante a exposição, os visitantes puderam perceber relações entre os conceitos físicos e elementos da natureza presentes no Parque, como plantas e animais. Confira alguns registros feitos durante a exposição:

————————————————————————————————————–

Janeiro

————————————————————————————————————–

Minicurso na II Escola de Inverno

A equipe do Herbário MFS promoveu na semana passada o minicurso intitulado “Coleções botânicas: Conhecimento e Valorização da Biodiversidade Amazônica”, durante a II Escola de Inverno realizada pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UEPA.

Período: Dias 28/01/2016 e 29/01/2016 (Manhã e Tarde).

Objetivo: Mostrar a importância dos Herbários como locais com múltiplas possibilidades de apoio à pesquisa e capacitar estudantes e profissionais para as atividades desenvolvidas nestes locais.

Etapas do Minicurso:

– Exposição geral sobre as Coleções Botânicas, além das atividades nelas desenvolvidas e de projetos vinculados.

– Apresentação das Redes de Informações e dos Diretórios Globais de Biodiversidade.

– Atividade prática de montagem de Material Vegetal (exsicatas).

– Apresentação do software Brahms e atividade prática de registro de materiais.

————————————————————————————————————–

2015

Novembro

————————————————————————————————————–

Participação da 1ª FeMCSal

Na última sexta feira, 27 de novembro de 2015, o herbário MFS – Marlene Freitas da Silva participou da 1ª FeMCSal – Feira Municipal de Ciências de Salvaterra na E. E. E. M. Salomão Matos, expondo as diversas coleções abrigadas no herbário (Coleção principal, associada, briófitas, fungos e etnobotânica) com o intuito de compartilhar com a comunidade acadêmica as produções e trabalhos desenvolvidos pelo laboratório. O público na maioria foram alunos da rede pública (ensino fundamental maior, ensino médio e superior) e professores.

Conheça o blog do evento: http://femcsal.blogspot.com.br/.

 

————————————————————————————————————-

Participação no 4º Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia

A equipe de pesquisa do Herbário MFS marcou presença no 4º Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, com a apresentação de quatro pôsteres.

Trabalho Completo:

Potencial Fitoquímico de espécies medicinais de Fabaceae Lindl. na comunidade Rio Urubueua de Fátima, Abaetetuba- PA, Brasil. 

Resumos:

Aspectos etnobotânicos da comercialização da Castanha do Pará (Bertholletia excelsa Bonpl.) no mercado do Ver-o-Peso, Belém, Pará. 

Aspectos etnobotânicos do comércio de ervas na feira do Ver-o-Peso (Belém, Pará, Brasil).

Plantas medicinais usadas no tratamento de enfermidades do trato gastrointestinal nas comunidades Mari-mari e Caruaru, Ilha do Mosqueiro, Belém, Pará.

————————————————————————————————————–

Setembro

————————————————————————————————————–

Participação no IX Congresso Brasileiro de Agroecologia

A equipe de pesquisa do Herbário MFS marcou presença no IX Congresso Brasileiro de Agroecologia e IV Seminário Estadual de Agroecologia, com a apresentação de quatro pôsteres.

Trabalhos:

Etnobotânica de plantas medicinais na comunidade quilombola São Bernadino, município de Moju – PA

Plantas medicinais: estudo etnobotânico e relatos de oficinas na comunidade Congregação do Rio Ubá, município Moju, Pará

Usos e benefícios das plantas em comunidades rurais de Capanema, Pará, Brasil

Composição nutricional de espécies frutíferas em quintais urbanos, Abaetetuba, Pará, Brasil.

————————————————————————————————————–

Agosto

————————————————————————————————————–

Visita ao Herbário

No dia 24 de agosto de 2015, o Herbário MFS recebeu a visita da turma de Ciências Naturais – Biologia 2013 do campus de Salvaterra. A visita fez parte da complementação da disciplina Diversidade de vida I – Plantas, ministrada pela Profª. Drª Ana Cláudia Caldeira Tavares Martins.

 

————————————————————————————————————–

Julho

————————————————————————————————————–

Retorno de Pesquisa à comunidade

No dia 20 de Julho de 2015, às 9 h, na Unidade de Saúde do Bairro Mutirão, foi realizada atividade de retorno aos moradores que participaram do estudo intitulado “Quintais urbanos: alternativas para a qualidade de vida e o conforto ambiental em Abaetetuba, Pará“. Ao final, as percepções apreendidas foram de satisfação e interesse para cada um dos participantes em poder compartilhar seus desejos futuros, e por tornarem-se capazes de reutilizar resíduos descartados nos quintais para produzir objetos úteis no cotidiano, que possuem ainda aplicabilidade comercial.

Objetivo: Promover um diálogo de saberes socioambientais entre pesquisadores e interlocutores através de ferramentas participativas (desenhos temáticos e oficina).

 

              

————————————————————————————————————–

Aula de campo na Ilha do Combu

O Herbário MFS levou os alunos da UEPA para a Ilha do Combu, localizado às margens do rio Guamá, para aula de campo sobre “Práticas de coletas botânicas” em complemento da disciplina de Estagio Supervisionado em espaços não Formais.

Horário: 8:00 às 12:00h

Data: 08/07/15


  

 

                        

————————————————————————————————————–

Junho

————————————————————————————————————–

Atividade prática da disciplina de Estágio em espaços não formais

O Herbário MFS neste último sábado (06.06.15) realizou uma atividade no complexo do ver-o-peso com alunos do “Estágio Supervisionado em espaços não formais” da UEPA.

Objetivo: A visita ao espaço teve por objetivo a vivência de prática de estudos etnobotânicos discutidos em laboratório, por meio da aplicação de questionários com vendedores de castanhas, farinhas e ervas, assim também como a troca de saberes entre alunos e feirantes.

 

 

  

————————————————————————————————————–

Maio

————————————————————————————————————–

Exposição na XX Semana Acadêmica do CCSE

XX Semana Acadêmica do CCSE/UEPA – Educação e Diversidade. O Herbário MFS juntamente com a Coleção Zoológica da Universidade do Estado do Pará, farão exposição de seus acervos no segundo dia de evento.

Horário: 8:00 às 18:00h

Local: Hall do Bloco VI

Data: 19/05/15


 ————————————————————————————————————–

Estágio Supervisionado em espaços não formais no Herbário Profª Drª Marlene Freitas da Silva

Alunos do curso de Ciências Naturais – Biologia da Universidade do estado do Pará estarão cumprindo a disciplina no herbário no período de 15/05/15 à 27/06/15.

Horários: Quinta-feira (08:00h às 12:00h e 13:00h às 17:00h); Sexta-feira (08:00h às 12:00h)

Objetivo: Desenvolver atividades diversas relacionadas às coleções científicas vegetais, a fim de contribuir com a formação profissional dos estudantes de graduação.

               

 ————————————————————————————————————–

Ciclo de Atividades na Amazônia

O Herbário MFS, juntamente com os programas de Mestrado em Ciências Ambientais e Ciências da Religião da Uepa e o Museu Paraense Emilio Goeldi, receberam alunos de Mestrado e Doutorado, e seus professores, para um Ciclo de Atividades na Amazônia.

Período: Mês de maio, 2015.

Atividades desenvolvidas:

Foi realizada atividade de campo na Ilha do Combu, visitas ao complexo ver-o-peso, ao museu Goeldi e a outros espaços que provocassem o entendimento da relação Saberes e Ambientes na Amazônia. Aliás, esse tema, será o próximo objeto de estudo do grupo, que culminará com a publicação de um livro.

 ————————————————————————————————————–

2014

Julho

 ————————————————————————————————————–

Oficina para professores do PARFOR

II Oficina de Atividades práticas em Botânica: células, morfologia externa e herbários para professores do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR

Período: 30/06/14 (Tarde) a 01/07/14 (Manhã e Tarde)

Objetivo: demonstrar técnicas de estudo em macro e micro morfologia vegetal e destacar a importância dos acervos científicos para o manejo e conservação da biodiversidade. Serão trabalhados conceitos, procedimentos e métodos, assim como, a importância de ensinar uma Botânica contextualizada a vida cotidiana.

Atividades desenvolvidas:

·    Noções básicas de Microscopia de Luz; 

   Observação de células vegetais: grãos de pólen, grãos de amido e parede celular;

·    Estudo morfológico de Briófitas;

·    Noções de herbário, taxonomia e morfologia externa; 

·    Herbários e a importância dos acervos para a conservação; Confecção de envelopes e montagens e colagens de etiquetas.

   OBS: Na ocasião das atividades serão elaborados cadernos de desenho com as estruturas observadas, descrição dos materiais e métodos e a participação e interesse das equipes durante as práticas. 


—————————————————————————————————————-

Maio

—————————————————————————————————————-

Exposição no Projeto “Uepa nas comunidades”

Exposição do Herbário MFS no Projeto Uepa nas Comunidades” dia 18/05/14, no município de Bujaru/PA.

—————————————————————————————————————

Aniversário de 21 anos da Uepa

“21 anos da Universidade do Estado do Pará”. O aniversário de 21 anos da Universidade do Estado do Pará (UEPA) será comemorado com uma grande ação social dia 17/05/14, no Ginásio de Educação Física,  localizado no bairro do Marco, em Belém.


Para mais informações confira no link abaixo:

Uepa comemora seus 21 anos com ação social

————————————————————————————————————– 


Abril

—————————————————————————————————————

17 de Abril: Dia Nacional da Botânica

Exposição promovida pelo Herbário Profª. Drª. Marlene Freitas da Silva (MFS).

Horário: 8:00 às 17:00h

Local: Hall do Prédio de Pós-Graduação

Data: 16/0/2014

 

·  Imagens em Microscopia Eletrônica de Varredura

·  Botânicos Ilustres da Amazônia

·   Painéis apresentados em eventos científicos

·   Exposições de coleções do Herbário MFS

·   Varal de Exsicatas

·   Exposição de fungos

FOTOS DO EVENTO*

          

Confira abaixo a cobertura do evento, entrevistas com alunos e professores participantes:

Exposição da Uepa divulga diversidade biológica

Universidade do Pará comemora Dia da Botânica com exposição

————————————————————————————————————–

Fevereiro

————————————————————————————————————–

Curso na Embrapa

Curso Processos e Atividades de Herbário/Xiloteca”. Parceria Herbário MFS e Herbário IAN (Carga horária: 20h). 
Local: Embrapa Amazônia Oriental, Laboratório de Botânica.

Data: 24 a 28/02/2014

Hora: 08:00 às 12:00

 ————————————————————————————————————–

2013

Janeiro

 ————————————————————————————————————–

Oficina sobre práticas de Herbário

Promovida pelo Herbário Profª. Drª. Marlene Freitas da Silva (MFS).

Local: Laboratório de química (CCSE)

Data: 03 a 09/09/2013

Programação das Atividades

·   Teoria: conhecimento sobre herbário e a importância dos acervos para a conservação;

·  Preparação das amostras Etapa 1: confecção de envelopes e montagem;

· Preparação das amostras Etapa 2: registro no banco de dados, atualização  nomes científicos e colagem de etiquetas;

· Preparação das amostras Etapa 3: carimbos e captura de imagens.

 

 ————————————————————————————————————–