Extensão

A extensão é o processo educativo, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e realimenta o ensino e a pesquisa e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e sociedade.

As atividades de extensão do Herbário MFS são planejadas em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Pará, atuando através de projetos no Programa “Uepa nas Comunidades” e pela institucionalização de projetos próprios, tais como os projetos: “Herbário Itinerante” e “Capacitação e gerenciamento de coleções botânicas”.

Tais ações, organizadas como exposições, oficinas ou minicursos, oportunizam um maior contato entre universidade e sociedade, disponibilizando materiais biológicos do acervo para conhecimento e valorização de patrimônios naturais. Além disso, são elaborados recursos didáticos e informativos sobre a biodiversidade, que auxiliam as aulas de botânica na educação básica e na graduação. Estes momentos promovem intercâmbios com diversos públicos em diferentes idades: professores e alunos de escolas, comunitários, acadêmicos da graduação e pós-graduação, técnicos, agricultores e feirantes.

No Herbário MFS as ações de extensão mais diretamente relacionadas à sociedade podem ser identificadas pelas suas exposições, seus eventos, suas oficinas, ações do Herbário Itinerante e a relação do herbário com as comunidades.

Institucional: