Pós-Graduação

As atividades de discentes de pós-graduação no Herbário MFS podem ser realizadas através da orientação direta dos alunos nos Programas de Pós-graduação aos quais a curadora, Profa. Dra. Flávia Araújo Lucas, está vinculada, com possibilidade de bolsas via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA).

Também é possível a participação por co-orientações e colaborações com orientadores e discentes de outros programas de pós-graduação.

Saiba mais sobre nossas Linhas de Pesquisa, Grupos de Pesquisa e Projetos de Pesquisa.

A curadora do Herbário MFS está vinculada como docente permanente em dois programas de mestrado e como docente colaboradora em um programa de doutorado, podendo orientar nesses níveis.  Acesse as dissertações e teses defendidias.

Veja detalhes dos cursos:


Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais

Tem como objetivo formar recursos humanos para atuarem no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento da área ambiental por meio do conhecimento interdisciplinar e domínio de tecnologias aplicadas no entendimento e resolução dos problemas que envolvem as relações homem-ambiente. Além disso, o curso visa também promover a conexão entre o saber acadêmico e as realidades sociais, permitindo que os resultados gerados a partir dessas pesquisas beneficiem tanto a população, quanto o setor produtivo, respeitando as realidades distintas dos ambientes amazônicos.

O Curso é ofertado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e funciona nas instalações do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da UEPA. Em sua estrutura, apresenta uma área de concentração “Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira”.

A curadora, neste programa, tem como tema de pesquisa a Botânica (Palinologia, Morfologia e Etnobotânica e Coleções Botânicas) e está vinculada à Linha de Pesquisa Estudos de Ecossistemas Amazônicos, que visa os estudos interdisciplinares das dinâmicas socioambientais dos ecossistemas amazônicos e suas relações ecológicas e com as práticas de campo e monitoramento ambiental visando à conservação e preservação da biodiversidade amazônica.

Processo seletivo e mais informações:
https://paginas.uepa.br/pcambientais/
Tel.: (91) 3131-1914
E-mail: pcambientais@hotmail.com


Mestrado Acadêmico em Ciências da Religião

O curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião objetiva a ampliação e o aprimoramento da qualificação dos pesquisadores e dos docentes para atuarem nas várias instituições de ensino superior e escolar, onde se exerça a investigação, o ensino e a extensão do conhecimento e também daqueles atuantes tanto nas politicas públicas de afirmação da democracia religiosa quanto das várias instituições regionais de promoção, exposição e guarda de patrimônios culturais.

O Curso é ofertado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e funciona nas instalações do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da UEPA. Em sua estrutura, apresenta uma área de concentração “Religião, Cultura e Sociedade”.

A curadora, neste programa, tem como linha central de pesquisa a Etnobotânica e a Bioculturalidade, com o objetivo de desenvolver estudos relacionados ao ser humano e a utilização dos recursos vegetais em comunidades tradicionais amazônicas. Esta linha se interessa nos usos e saberes tradicionais e populares sobre espécies vegetais, como beberagens e suas relações com o religioso e místico.

Processo seletivo e mais informações:
https://paginas.uepa.br/ppgreligiao/
Tel.: (91) 3299-2262
E-mail: ppgreligiao@uepa.br


Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia

A proposta do PPG-BIONORTE está baseada no tripé: biodiversidade – biotecnologia – conservação, e na convicção de que o melhor conhecimento da biodiversidade contribuirá para o desenvolvimento da biotecnologia e que ambas serão extremamente importantes para a conservação do Bioma Amazônico.

O programa atende uma demanda da Rede BIONORTE, que congrega Instituições da Amazônia Legal com o intuito de acelerar a formação de recursos humanos e de integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, com foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

A proposta do Programa, que é na sua essência regional (inter-estadual), multi-institucional e interdisciplinar – focaliza o desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos objetivando a conservação do bioma e ao desenvolvimento de um setor industrial baseado na biodiversidade Amazônica.

Neste programa a curadora está vinculada como docente colaboradora, orientando na linha de pesquisa Conhecimento da Biodiversidade, na Área de Concentração Biodiversidade e Conservação. Nessa linha de pesquisa serão desenvolvidos projetos que visam o conhecimento da biodiversidade amazônica nos seus mais variados aspectos, entre eles:

  • análises taxonômicas e filogenéticas;
  • estimativa da biodiversidade;
  • estudos sobre diversidade das paisagens;
  • morfologia, reprodução e comportamento das espécies;
  • interações entre as espécies nos ecossistemas;
  • valorização da biodiversidade etc.

Processo seletivo e mais informações:
http://bionorte.propesp.ufpa.br/
Tel.: (91) 3075-6192
E-mail: ppg.para@bionorte.org.br

Institucional:

                  

Apoio: