Ameaçadas

O herbário MFS possui um espaço onde estão guardadas e disponíveis para consulta, observação e visitação, exsicatas de espécies pertencentes ao seu acervo que encontram-se na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

A IUCN provê informações objetivas e cientificamente embasadas sobre o estado de conservação e distribuição de espécies, subespécies, variedades e populações de plantas, fungos e animais a nível mundial, portadores de diversidade genética e componentes ecossistêmicos, proporcionando o alicerce para decisões informadas para a conservação da biodiversidade em níveis locais a globais.

A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção da IUCN disponibiliza dados taxonômicos, de distribuição e de estado de conservação de espécies globalmente avaliadas usando um sistema de critérios e categorias específicas. Este sistema foi concebido para determinar o risco relativo de extinção, destacando as espécies enfrentando maior risco de extinção global (ex.: as listadas como Criticamente Em Perigo, Em Perigo e Vulneráveis). A lista também inclui informações em espécies categorizadas como Extintas ou Extintas na Natureza; em espécies que não puderam ser avaliadas pela falta de dados (Deficiente de Dados); e espécies que estão (Quase Ameaçadas).

Plantas, fungos e animais que foram avaliados, tendo sido estudadas suas distribuições e tendências populacionais, e que foram avaliados como tendo baixo risco de extinção são classificados como Pouco Preocupantes. A espécie humana (Homo sapiens) foi avaliada pelo IUCN em 2008 e está nesta categoria. Espécies categorizadas como Não Avaliadas não são inclusas na lista.

Apenas um pequeno número das espécies de animais, plantas e fungos do mundo foram avaliadas até o momento, ainda há um imenso número taxa que precisam ser melhor conhecidos ou perderemos biodiversidade antes mesmo de conhecê-la. Desta forma, herbários são importantes repositórios de informações sobre distribuição, população e uso de espécies vegetais.

Resultado de imagem para lista vermelha

Faça uma busca no banco de dados da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN):