Acervo

O Herbário MFS da Universidade do Estado do Pará possui importantes coleções que salvaguardam, documentam, pesquisam e divulgam a biodiversidade  e os usos tradicionais da interação sociedade-planta, especialmente na região Amazônica.

A gestão das coleções inclui a coleta de material, secagem, prensagem, montagem, informatização e etiquetamento. Inclui também tramitar os diferentes empréstimos e intercâmbios com outros herbários e pesquisadores. As ferramentas de registro e documentação das coleções incluem livro de tombo, sistema de gestão informatizado (Software BRAHMS, desenvolvido pela Universidade de Oxford especificamente para coleções botânicas) e para a Coleção Biocultural são utilizadas fichas de catalogação e listagem digital (Microsoft Excel). Os procedimentos identificação e atualização podem ser vistos em taxonomia.

O Herbário MFS é indexado no Index Herbariorum, na Rede Brasileira de Herbários e é um dos herbários associados ao INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. Também provê dados para os sistemas GBIF (Global Biodiversity Information Facility), BRAHMS OnLine, SpeciesLink e Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira.

Conheça mais sobre nossas coleções, descubra quais são ameaçadas e realize uma busca on-line do nosso acervo em diversas bases de dados. Agende uma visita para conhecer o acervo salvaguardado na sede ou então conheça mais sobre nossas exposições.

O seu acervo atualmente contabiliza cerca de 7.550 amostras de plantas desidratadas (exsicatas). A base de dados do MFS já está informatizada e foi criada com o auxilio do sistema de gestão informatizado BRAHMS (Botanical Research and Herbarium Management System) que gerencia a coleção principal (exsicatas) e associadas (flores, frutos e sementes, plântulas). Também há coleções seccionais de fungos, briófitas (musgos) e biocultural (etnobotânica) e pode ser acessado através da busca on-line.

Total de registro no acervo (exsicatas)
Total de imagens Coleção Associada Software utilizado na informatização
7.550 11.500 Frutos e Sementes: 203; Flores: 47; Plântulas: 15 BRAHMS 7.9.3

Exsicata nº 01: primeira amostra inserida no herbário

ADOXACEAE Sambucus nigra L.  

(Nome vulgar: Sabugueiro; Det.: Silva, C.A. da; Local: Brasil, Pará, Capanema, Vila de California; Plant. Desc.: Arbusto grande de 3-4m de altura; Col.: Reis, A.S. dos nº 19; Data: 22/ 05/2010)