19 de Abril: Dia do Índio

Você sabe por que 19 de abril é considerado o Dia do Índio? Em 1940, nesse mesmo dia, foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano em uma cidade chamada Patzcuaro no México. O evento teve como objetivo discutir sobre a realidade dos índios dos países da América e zelar pelos seus direitos. Assim, foram convidados representantes políticos e de comunidades indígenas de diferentes regiões do continente americano.  Hoje, 79 anos após esse congresso, os propósitos firmados continuam os mesmos, incluindo o acesso a políticas de educação e inclusão social.

Em 2010, o IBGE declarou que 305 etnias indígenas vivem distribuídas em todos os estados do Brasil, além de outros grupos que ainda não são reconhecidos federalmente e vem lutando por essa condição. O mesmo censo também aponta que 274 línguas são faladas entre essas comunidades, mostrando o quanto esses povos são plurais culturalmente, divergindo entre localidades, crenças e estilos de vida.

Hoje, após séculos de genocídios, o número de povos indígenas no nosso país foi reduzido consideravelmente em comparação ao período do Descobrimento. Estudos disponibilizados pela Funai (Fundação Nacional do Índio) mostram que em 1500 a média populacional indígena no país era 3 milhões de habitantes, em 2010 apenas 800 mil. Tal decréscimo deve-se pelos diversos desafios enfrentados por esses grupos em prol de sua sobrevivência, como por exemplo, exclusão da cidadania, educação e saúde, conflito por território, falta de visibilidade e pré-concepções referentes às culturas e histórias desses povos.

Respeitar as comunidades indígenas, seus territórios, cultura e singularidades são extremamente importantes, mediante a grande influência que tiveram e ainda tem na formação do país, através da construção dos vocabulários, da culinária e dos ensinamentos materiais e imateriais advindos dos diferentes povos. Além disso, manifestam uma relação estreita e significativa com a natureza, tornando-os grandes exemplos de bioculturalidade e preservação.

%d blogueiros gostam disto: