Turma de Farmácia da Esamaz visita o Herbário MFS

Nos dias 19 e 20 de março, acadêmicos do curso de Farmácia da Esamaz realizaram uma visita técnica ao Herbário MFS Prof. Dra. Marlene Freitas da Silva sob a tutela do Prof. Msc. Caio Serrão a fim de compreenderem a importância dos estudos botânicos na Etnofarmacologia, fitoterápicos e fitofármacos. Os discentes tiveram a oportunidade de conhecer as coleções associadas e temáticas do laboratório, como carpoteca, plântulas, flores e biocultural, percebendo a magnitude de acervar materiais vegetais para a conservação biológica do indivíduo como meio de contribuição para a ciência. Além disso, através da coleção etnobotânica, puderam entender e debater sob os aspectos gerais da etnofarmacologia e a relevância desse ramo científico para o desenvolvimento e descoberta de plantas medicinais e suas possíveis utilizações na fitoquímica, somado a necessidade de preservação dos conhecimentos das comunidades tradicionais e a construção de uma visão holística a cerca do vegetal, não apenas apontando seus aspectos botânicos, mas também, como meio de cultura e memória de povos. Ao final da visita, os alunos participaram de uma oficina prática de montagem de exsicatas e, como meio de recordação do espaço, foram presenteados com o material construído por eles.

%d blogueiros gostam disto: