O Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ) foi criado com a finalidade de desenvolver estudos e pesquisas sobre História, Educação e Matemática, considerando suas interfaces e a construção de diálogos entre essas diferentes áreas do conhecimento, além de efetuar o resgate da memória individual, coletiva e institucional e a constituição histórica da educação de modo a subsidiar a compreensão e a análise das concepções e práticas educacionais, particularmente, na região Amazônica. Complementarmente, as ações convergem para a análise e produção de estratégias, metodologias e materiais instrucionais com o intuito de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Matemática, em especial, na região Amazônica.
Atualmente o grupo desenvolve pesquisas em:
- História da Matemática;
- História da Educação Matemática, em particular, no Pará;
- História da Matemática em sala de aula;
- História das Instituições de Ensino, em particular, instituições paraenses;
- História de cientistas paraenses;
- História de professores que ensinaram Matemática no Pará;
- Identificar, preservar e divulgar fontes históricas relacionadas à Matemática e Educação Matemática, em especial, da Amazônia;
- Análise de fenômenos didáticos ligados ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos e estratégias relacionados aos objetos matemáticos;
- Propostas para formação de professores e melhoria do processo de ensino e de aprendizagem da Matemática;
- Sequências didáticas para o ensino de Matemática;
- Tópicos de Matemática e seu ensino.