Em 06 de maio de 2016, os professores Miguel Chaquiam e Natanael Freitas Cabral, vinculados ao Departamento de Matemática, Estatística e Informática (DMEI), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), solicitaram à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) da universidade a criação do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia. Em 23 de maio do mesmo ano, de acordo com o constante no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, o GHEMAZ foi reconhecido e certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) como grupo de pesquisa vinculado à UEPA.
Vale ressaltar que o GHEMAZ foi reconhecido inicialmente no CNPq com o nome Grupo de Pesquisa em História da Matemática e Educação Matemática na Amazônia. A mudança de nomenclatura se deu em vista da ampliação das possibilidades de pesquisa e da necessidade de se abranger as diversas áreas de atuação dos membros grupo. Neste contexto, a logotipo do grupo foi criada como emblema para caracterizar suas vertentes: História, Educação e Matemática pela Larissa Rocha Paulo de Oliveira, antiga aluna
do curso de Licenciatura em Matemática da UEPA.
Inicialmente o grupo foi composto: Miguel Chaquiam e NatanaelFreitas Cabral (coordenadores); Ana Paula Nascimento Pegado Couto, Agnes Rocha de Oliveira, Desirrèe O’Nassis Canuto Pontes, Lucas Antonio Mendes de Lima, Mayara Gabriella Pereira Granjeiro, Maria Paula Duarte O’ de Almeida (graduação); Marconni Augusto Pock de Oliveira e Alailson Silva
de Lira (pós-graduação / mestrado) e Ana Carolina Costa Pereira (membro pesquisadora) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Essa heterogeneidade entre seus componentes continua contribuindo às discussões que perpassam desde a formação inicial, quanto da continuada. Para ampliar as perspectivas de pesquisas nessas áreas de atuação do grupo e o desenvolvimento de ações de extensão e ensino, vislumbrou-se a integração entre os grupos GHEMAZ e o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), vinculado à (UECE), fato que vinha se consolidando por meio do Seminário Cearense de História da Matemática (SCHM) e do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM).
Além disso, evidencia-se que as linhas de pesquisas do grupo emergem de trabalhos anteriores desenvolvidos pelos seus coordenadores como apresentado no início do texto. Neste sentido para melhor caracterizar algumas de suas atividades desenvolvidas durante as suas formações, descrevemos um breve perfil dos mesmos.