Professor Alessandre Sampaio da Silva

Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestrado em Engenharia Elétrica pela UFPA e Doutorado em Engenharia Elétrica pela UFPA. Participa de 3 grupos de Pesquisa credenciados no CNPQ: Grupo de Pesquisa em Física e em Ensino de Física (GPFEF), Grupo de Eletrônica Molecular de Ananindeua (GEMA) e Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ciências da Natureza e Humanas, atuando na área de Física da Matéria Condensada e Ensino de Física. Foi coordenador do Campus XVI da Universidade do Estado do Pará (Biênio 2016-2018: Portaria nº 1306/16 – DOE nº 33137/2016) e atualmente é Coordenador do Curso de Licenciatura em Física da Universidade do Estado do Pará (Biênio 2021-2023: Portaria nº958/21 – DOE nº 34614/2021). 

1º Semestre de 2023

Ementa

Ondas eletromagnéticas, óptica física e introdução à Física Moderna (Introdução à Teoria da Relatividade Restrita, Teoria corpuscular da Radiação (Corpo negro, RaiosX, efeito fotoelétrico, efeito Compton e produção de pares) e modelos atômicos (Thomson, Rutherford e Bohr), segundo uma abordagem que contemple aspectos históricos, conceituais, formais e observacionais. Sempre que possível, deve-se buscar apresentar o conteúdo de forma contextualizada, fazendo-se uso de situaçõesproblema. Além disso, deve-se também explorar a interdisciplinaridade dos assuntos estudados, assim como a sua aplicabilidade (tanto tecnológica quanto no cotidiano), através da análise dos modelos físicos, de suas limitações, e das suas possíveis generalizações.

Referências básicas

HALLIDAY, D; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Ótica e Física Moderna. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v.4.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. Ótica, Relatividade e Física Quântica. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2014. v.4.

SERWAY, R. A; JEWETT Jr, J. W. Princípios de Física. Óptica e Física Moderna. 5. ed. São Paulo: CENGAGE, 2014. v.4.


 

Material

 

Ementa

Estagio Supervisionado I visa identificar as questões que se colocam sobre a prática pedagógica e seus pressupostos, refletindo sobre a função social da escola e sobre o papel do professor em um dado contexto escolar, analisar as relações entre conhecimento, educação, escola, desenvolvimento de currículo e ação pedagógica a partir da realidade, tendo como foco a especificidade do trabalho docente, analisar os dados observados em um determinado contexto escolar, relacionando os aspectos básicos do trabalho pedagógico com objetivos, conteúdos e métodos, bem como a articulação entre forma e conteúdo, analisar os dados observados na realidade buscando estabelecer os aspectos acerca do compromisso de tal prática pedagógica com uma teoria da avaliação e com o projeto pedagógico do professor, desenvolver atividades referentes a práticas de leitura e de escrita em língua portuguesa, envolvendo a produção, a análise e a utilização de diferentes gêneros de textos, relatórios, resenhas, material didático e apresentação oral, entre outros.

Referências básicas

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília. MEC/SEMTEC. 1999.

CARVALHO, A.M. P. A formação do professor e a Prática de Ensino. São Paulo: Pioneira, 1988.

CARVALHO, A.M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

Publicações

8 – FERREIRA, D.F.S.; MOREIRA, M.M.; SILVA, A.S.; MADUREIRA, L.M.P.; BEIRÃO, A.T.M.; MIRANDA, I.R.S.; SILVA, C.A.B.; CARAMORI, G.F.; DEL NERO, J.; Analysis of structural, optical, electronic and transport properties in undoped, hydrogenated, doped and rotated pentahexoctite systems. PHYSICA E-LOW-DIMENSIONAL SYSTEMS & NANOSTRUCTURES. , v. 144, p. 115468-115468, 2022. http://dx.doi.org/10.1016/j.physe.2022.115468

 

7 – SAMPAIO-SILVA, A.; FERREIRA, D.F. ; SILVA, C.A.B. ; DEL NERO, J. . Hydrogenation, width and strain effect in Me-graphene devices. COMPUTATIONAL MATERIALS SCIENCE, v. 210, p. 111456, 2022. http://dx.doi.org/10.1016/j.commatsci.2022.111456

Citações:1
 
6 – SAMPAIO-SILVA, Alessandre; CAVALCANTE, Gervásio ; SILVA JUNIOR, C. A. B. ; NERO, Jordan Del . Design of Molecular Positive Electronic Transition Device. Journal of Computational and Theoretical Nanoscience, v. 18, p. 1-8, 2021. http://dx.doi.org/10.1166/jctn.2021.9729
 

5 – SAMPAIO-SILVA, Alessandre; CORREA, Samuel Maciel ; SILVA JUNIOR, C. A. B. ; NERO, Jordan Del . Electronic transport and its inelastic effects on doped Phagraphene device. JOURNAL OF APPLIED PHYSICS, v. 128, p. 055104, 2020. http://dx.doi.org/10.1063/5.0021492

Citações:3
 
4 – COSTA, JFS ; Moraes, CG ; Cordeiro, YEM ; SAMPAIO-SILVA, Alessandre ; Carneiro, JDS ; Ribeiro, RF ; Cordeiro, SMS. O Suco de açaí como fonte geradora de eletricidade: Uma abordagem das ciências naturais como aplicação em sala de aula. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 14, p. 220-239, 2019. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID574/v14_n1_a2019.pdf
 
3 – DA SILVA, AELTON LIRA ; DOS SANTOS, VALÉRIA PINTO ; DA SILVA, ALESSANDRE SAMPAIO. Uma proposta lúdica para o ensino dos compostos orgânicos oxigenados. SCIENTIA PLENA, v. 12, p. 069926? 1-12, 2016. http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069926
 

2 – SAMPAIO-SILVA, Alessandre; ALEIXO, V. F. P. ; CORREA, Samuel Maciel ; NERO, Jordan Del. Investigation of Electronic Transport in Organic Electroluminescent Device Composed by Alq3 Molecules. Journal of Computational and Theoretical Nanoscience, v. 11, p. 1164-1168, 2014. http://dx.doi.org/10.1166/jctn.2014.3476

Citações:6| 3

 
1 – SAMPAIO-SILVA, Alessandre; COSTA, Sheila Cristina Santos; NERO, Jordan Del. The Excited State Properties of Crystal Violet. REVISTA CIENTÍFICA DA UFPA, UFPA, v. 05, p. 01, 2006.