IV Encontro das AIS

 

De 04 a 06 de dezembro na EEMB

 Informações: http://encontrodasais.wixsite.com/2018

 

Curso de enfermagem realiza IV Encontro das Atividades Integradas em Saúde

 

Implantadas pelo Governo Federal na década de 80, as Ações Integradas de Saúde (AIS) formam um plano estratégico importante para a integração e a racionalização dos serviços públicos de saúde, bem como de articulação destes com as redes conveniadas no Brasil. No âmbito acadêmico, as AIS são desenvolvidas em cenários reais de ensino e aprendizagem a partir das experiências dos discentes vivenciando a realidade das instituições de saúde e de Educação.

Nesse sentido, para promover a integração de experiências adquiridas por meio das práticas acadêmicas desenvolvidas nas AIS, o Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizará a quarta edição do Encontro das Atividades Integradas em Saúde de 04 a 06 de dezembro. O evento ocorrerá na Escola de Enfermagem, localizada na Avenida José Bonifácio, número 1289, no bairro do Guamá, em Belém.

Com o tema A percepção e a integração de saberes acerca das boas práticas de saúde na formação do Enfermeiro, a programação do evento será composta por palestras, minicursos, gincana solidária e apresentação de trabalhos de AIS e residência médica. A anatomia voltada para enfermagem, a instrumentação cirúrgica, a simulação realística e o manejo de feridas estão entre os temas dos minicursos. O evento é voltado para acadêmicos e profissionais de saúde.

Para se inscrever, é necessário procurar a secretaria do curso de enfermagem da Uepa e doar um quilo de alimento não-perecível. Todo o material arrecadado será doado para uma instituição de caridade.

Confira a programação completa aqui.

Serviço:

IV Encontro das Atividades Integradas em Saúde

Data: De 04 e 06 de dezembro

Local: Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Campus IV da Uepa. Endereço: Avenida José Bonifácio, número 1289, no bairro do Guamá, em Belém.

Mais informações: http://encontrodasais.wixsite.com/2018.

Texto: Helaine Cavalcante ASCOM/UEPA

http://www.uepa.br/pt-br/noticias/curso-de-enfermagem-realiza-iv-encontro-das-atividades-integradas-em-sa%C3%BAde

Processo Seletivo para Professor Substituto – Edital 70 – 2018

Edital 70 – 2018

A Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará, no uso de suas atribuições legais, torna público que estarão abertas a inscrição ao Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto – Formação de Cadastro Reserva – 2018/2019, consoante permite a Lei Complementar Nº 077/2011, para atuar na área de conhecimento/Disciplina/Componente Curricular dos Departamentos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, da Universidade do Estado do Pará.
Belém, 23 de novembro de 2018.
VERA REGINA DA CUNHA MENEZES PALÁCIOS
Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Edital:
Assunto:
Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto – Formação de Cadastro Reserva – 2018/2019

74º Aniversário da Escola de Enfermagem

Na última sexta-feira, 09 de novembro, o curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou a programação comemorativa do seu 74º aniversário. O curso, que é o mais antigo da instituição, é abrigado no Campus IV – Escola de Enfermagem Magalhães Barata, em Belém e também já formou profissionais em Santarém, Tucuruí e Conceição do Araguaia.

A programação começou às 8h, no hall de entrada do próprio Campus, com a apresentação da banda da Guarda Municipal de Belém, seguida do hasteamento das bandeiras. Entre os presentes na abertura estavam a coordenadora do curso de Enfermagem da Uepa, professora Margareth Bittencourt; o professor Antônio César, representando a direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); e o reitor da Uepa, professor Rubens Cardoso; além de alunos, servidores e professores do curso de enfermagem. “A palavra de ordem é agradecer. É um momento de felicidade. Estamos nos esforçando muito para fazer uma boa gestão e para isso contamos com o apoio da gestão superior, dos técnicos, professores, alunos… Todos fazem esse curso todos os dias”, disse a professora Margareth, coordenadora do curso desde junho deste ano. “Esses eventos servem para lembramos que nós precisamos ter uma atitude muito positiva sempre em relação à nossa Universidade. Precisamos ter uma parceria numa relação entre iguais em torno do objetivo único que é formar capitais humanos. A Universidade é de todo mundo, é do contribuinte, é da sociedade. E essa Escola de Enfermagem é líder na Amazônia em formar profissionais de Enfermagem há 74 anos”, disse o reitor da Uepa em seu discurso.

Pela manhã também houve a tradicional cerimônia da lâmpada, em memória da enfermeira britânica Florence Nightingale, que cuidava de soldados feridos durante a Guerra da Crimeia, no século XIX. Alunos, docentes e servidores também puderam acompanhar a conferência de abertura, intitulada A importância da preservação da história da enfermagem para o futuro e ministrada pela diretora do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, Maria Júlia Lemos. “Antigamente, não existia escola para o profissional de enfermagem. Não podemos esquecer da história, mas precisamos compreender a evolução da profissão ao longo dos anos para a construção da história da enfermagem”, afirmou Mária Júlia durante a conferência.

A programação continuou durante todo o dia com palestras e discussões sobre temas diversos como a questão do adoecimento mental no meio acadêmico. Pela tarde, também ocorreu um torneio de futsal e uma gincana, além do lançamento do novo site do Campus. A programação encerrou com uma festa ao final do dia, com show de Marquinho e banda.

Fotos da abertura do evento no link abaixo:

09.11.18 aniversário da escola de enfermagem - Foto Nailana Thiely_26

Texto: Helaine Cavalcante

Fotos: Nailana Thiely