1- CARTOGRAFIAS E MÉTODO(S): OUTROS TRAÇADOS E CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Maria das Graças da Silva et alli.

2- POR UMA CARTOGRAFIA DA CIDADE: HOLOGRAMAS TEÓRICOS
Josebel Akel Fares

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A Editora da Universidade do Estado do Pará, em seus quase 20 anos de existência, tem trabalhado em consonância com o tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão. Já soma, a sua lavra histórica, um Prêmio Jabuti, concedido em 2000, na categoria Melhor Livro Didático, pela CBL - Câmara Brasileira do Livro, fruto da publicação da cartilha O Céu dos Índios Tembé. A editora é uma coordenadoria atrelada a Pro Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP

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ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição.

Publicações que Recebem ISBN

  • Agendas com texto de grande predominância de texto e/ou texto e fotografias (muito mais texto/conteúdo do que espaço para anotações, que tem que ser ínfimo, ou seja, quase nenhum);
  • Anais, seminários, encontros (recebem ISBN para cada volume e recebem ISSN pelo título da série, que permanecerá o mesmo para todas as partes ou volumes da série. Quando um ISBN e um ISSN são atribuídos à mesma publicação, devem estar claramente identificados);
  • Artigos de uma publicação em série específica (não a publicação em série na sua totalidade): quando os artigos individuais forem separadamente disponibilizados por um editor, estes estarão qualificados como publicações e receberá um ISBN;
  • Aulas e cursos em vídeo somente se forem educacionais e comercializados (enviar o material para análise da Agência);
  • Capítulos individuais separados e disponibilizados pelo editor;
  • Catálogos de exposição; com textos explicativos;
  • Diário de bordo vinculado estritamente a projetos educacionais – ensino fundamental
  • Discursos;
  • Guias;
  • Livros em fita cassete, CD, DVD (audiolivros);
  • Livros impressos;
  • Mapas (especificando sua escala);
  • Publicação infanto-juvenil (jogos e passatempos que contenham atividades educacionais). É  obrigatório o envio de tais publicações para análise da Agência;
  • Publicações em braille;
  • Publicações eletrônicas, na Internet ou em suportes físicos (fitas lidas por máquinas, disquetes ou em CD Rom);
  • Software educacional ou instrutivo;
  • Relatórios ( que são públicos )
  • Cópias digitalizadas de publicações impressas;
  • Cadernos, diários, álbum de bebê, livro de bebê...
  • Álbum para colorir, pintar, recortar ou armar (direcionados a conteúdos educativos e com textos significativos e explicativos).

PUBLICAÇÕES QUE NÃO RECEBEM ISBN

  • Agendas (pura e simplesmente);
  • Aulas, cursos (em vídeos) exceto educacionais;
  • Apostilas de concursos;
  • Álbum de figurinhas sem nenhum texto, pacotes de figurinhas;
  • Álbum de bebê, álbum de gestante; álbum de figurinhas SEM TEXTOS EXPLICATIVOS E SIGNIFICATIVOS;
  • Almanaques (é periódico);
  • Anais de uma instituição (ex: Anais da Biblioteca Nacional);
  • Anuários (é periódico)
  • Boletins informativos eletrônicos ou impressos;
  • Cadernetas escolares; cadernos de programação de congressos...
  • Calendários;
  • Cartas astronômicas;
  • Cartilhas de informação;
  • Catálogos para divulgação de livros;
  • Catálogos de exposição de fotos sem nenhum texto explicativo;
  • Catálogos, prospectos e folhetos de propaganda comercial, industrial ou turística,
  • Cartazes de propaganda;
  • CD de música, CD de jogos;
  • Diários ( bebê, gestantes, de viagem...)

SOMENTE RECEBERÃO ISBN SE CONTER TEXTOS SIGNIFICANTES E EXPLICATIVOS E COM POUCO ESPAÇO PARA ESCRITA (é obrigatório o envio de tais publicações para análise da Agência ).

  • Documentários;
  • Documentos pessoais, cartões de felicitações;
  • Encartes; guias internos de instituições;
  • Estatutos, balanços de sociedades e de diretorias de empresas;
  • Gravação de som musical;
  • Guias telefônicos, programas de cursos, espetáculos e exposição;
  • Home page;
  • Impressões e publicações artísticas, sem página de rosto e nem texto;
  • Jornais, revistas, publicações com periodicidade;
  • Jogos, passatempos;
  • Livretos com instruções para inscrições de cursos, prêmios;
  • Mapas de guia de turismo, de metrô, de localização de ruas;
  • Material de divulgação de prestação de serviços ou de informação sobre a evolução de determinado ramo da indústria ou do comércio, qualquer tipo de impresso para promoção comercial de produtos ou serviços;
  • Mudança na cor de capa ou tipo de letra da publicação (já editada), correção;
  • Ortográfica;
  • Música impressa;
  • Palavras cruzadas, sudoku, passatempos, jogos, etc.;
  • Palestras em vídeo;
  • Partituras musicais, plantas topográficas;
  • Prestação de contas em exercício
  • Publicações de caráter efêmero: guias telefônicos, programas de cursos, espetáculos e

exposições;

  • Publicações em folhas soltas que sejam atualizadas constantemente.
  • Reimpressão pura e simples (sem alteração no texto)
  • Relatórios internos
  • Roteiros
  • Tabelas de horários, tarifas; documentos pessoais, cartões de felicitações...;
  • Trabalhos de final de cursos: teses, monografias, dissertações;