Sabenças do Padrinho

Maria Betânia Barbosa Albuquerque

Sabenças do Padrinho apresenta a trajetória de vida, a formação e os saberes de Sebastião Mota de Melo (1920-1990) como mateiro, caçador, pescador, construtor de casa, remo, canoa e embarcação.

Com um modo próprio de pensar, criou uma “florestofia” que o identifica como um filósofo e líder espiritual de uma comunidade de pessoas que aderiram às suas ideias e ensinamentos doutrinários ligados ao Santo Daime. Embora não escolarizado, tinha o dom da preleção e uma vocação para o ensino, configurando-se como um educador popular em seu tempo.

Sob as lentes da história cultural e, em particular, da história oral, este livro traz para reflexão questões como: quem foi este sujeito não escolarizado que, nas manobras da vida, se formou e segue formando uma comunidade de pessoas espalhadas no Brasil e mundo afora? Que mestres o ajudaram em seu processo formativo? Que saberes construiu e fez circular?

Ao evidenciar que as sabenças de Sebastião Mota foram apreendidas em muitos lugares de aprendizagem, este livro põe por terra a limitada compreensão sobres os sentidos da educação, ao mesmo tempo em que afirma que a produção de conhecimentos ocorre segundo lógicas e lugares diversos, não sendo a escola um espaço exclusivo de formação de subjetividades.

ISBN978-65-88106-27-3
Ano2021
Páginas448
Peso693 g
Formato15,8 x 23 cm
PreçoDe R$ 60,00 Por R$36,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 6 =