Portfólio Tecnológico do Curso de Bacharelado em Design: da criação às possibilidades de transferência

Brena Renata Maciel Nazaré

O curso de Design da UEPA – que em 2020 completa vinte anos – foi concebido com o objetivo de formar profissionais versáteis, capacitados para a atuação em diversas áreas do mercado e prontos para contribuir com a evolução das cadeias produtivas locais pelo beneficiamento dos recursos naturais e pelo aproveitamento da cultura e dos saberes amazônicos no desenvolvimento de produtos.

Apesar da trajetória exitosa do curso, dos mais de 200 produtos gerados em TCCs, menos de 10 receberam proteção de propriedade industrial. Essa lacuna entre as tecnologias geradas no curso de Design, o setor produtivo e a sociedade foi a motivação para a pesquisa que a professora Brena Renata, docente do curso de Design da UEPA, desenvolveu no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência para a Inovação (PROFNIT-IFPA).

O resultado pode ser visto neste Portfólio, concebido em linguagem clara, com informação apresentada por meio de textos precisos e infográficos bem elaborados que permitem ao leitor compreender processos importantes como “A Relação entre Design, Tecnologia e Propriedade Intelectual”. 

ISBN: 978-65-88106-02-0 

DOI: 10.31792/978-65-88106-02-0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 2 =