Quem somos?

O Departamento de Educação Geral – DEDG do Centro de Ciências Sociais e Educação – CCSE da Universidade do Estado do Pará-UEPA, congrega as disciplinas pedagógicas com ênfase em: Didática, Tecnologia Educacional, Estudos Pedagógicos, Estágio Supervisionado em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Gestão Educacional e em Instituições e em Ambientes não Escolares, bem como Educação Infantil no Contexto Brasileiro.

Além dos Cursos de Licenciatura ou Bacharelado do CCSE (Capital e Interior), há o atendimento das disciplinas  Estudos Pedagógicos Aplicados à Educação Física e à Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS.

O Departamento de Educação Geral – DEDG  conta com  Docentes Efetivos e Temporários para o atendimento e desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito da Universidade do Estado do Pará-UEPA.

Compete ao Departamento de Educação Geral:

• Distribuir as atividades de ensino, pesquisa e extensão entre os professores, respeitando suas áreas de atuação e coordenando suas atividades;
  • Deliberar sobre a elaboração e execução de projetos de ensino, pesquisa e extensão na área e no âmbito de sua
    competência;
  • Propor alternativas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de metodologias próprias ao ensino das disciplinas de sua competência;
  • Elaborar os programas, as ementas e os projetos de ensino de cada disciplina, de acordo com as orientações emanadas pelos Cursos;
  • Apresentar à Direção de Centro as necessidades de contratação e dispensa de professores;
  • Propor a admissão e demissão de monitores;
  • Elaborar o Plano de Qualificação Docente para encaminhamento à Direção de Centro respectiva.
  • Promover, em conjunto com as Coordenações de Curso, sistemática avaliação de desempenho docente,
  • acompanhando o desenvolvimento dos conteúdos programáticos em cada turma/disciplina;
  • Manifestar-se, quando solicitado, sobre o aproveitamento de estudo e adaptações curriculares;
  • Elaborar e encaminhar ao Centro os planos de atividades e o relatório anual.

Chefia de Departamento é o órgão executivo do departamento é exercida por um professor integrante da carreira docente da Universidade com um mínimo de cinco anos de exercício da função docente na Universidade, lotado no Departamento, que será eleito por seus pares, para um mandato de dois anos, permitida uma recondução.

Timeline dos Chefes do Departamento de Educação Geral

Prof. Dr. José Roberto Alves da Silva