Grupos de Pesquisa

Infância, Cultura e Educação

Descrição/Objetivos do GP:
O grupo de pesquisa denominado de Infância, cultura e educação se encontra vinculado ao mestrado em educação do CCSE\UEPA. É um grupo de pesquisa que possue uma significativa trajetória de pesquisa com criança e Infância da Amazônia Paraense.

Tânia Regina Lobato dos Santos
tanialobato@superig.com.br / tanialobato@uepa.br

Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia

Descrição/Objetivos do GP:
Trata-se de uma Rede de Pesquisa voltada ao estudo das pedagogias decoloniais na Amazônia, de caráter interinstitucional e interestadual, que congrega pesquisadores do Pará (UEPA, UFPA e UNAMA), Amapá (UNIFAP e UEAP), Amazonas (UFAM) e Tocantins (UFT e FACDO). Tem como objetivos: a) produzir conhecimento no campo das Pedagogias Decoloniais, tomando a Amazônia, seus sujeitos, movimentos e territórios, como a especificidade das pesquisas e dos estudos realizados pela Rede; b) socializar o conhecimento produzido pela Rede na forma de livros, coletâneas interinstitucionais, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, relatórios de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado; c) incentivar a realização de intercâmbios e pesquisas em rede com outros grupos de pesquisa nacionais e internacionais dedicados ao estudo das pedagogias decoloniais; d) contribuir orgânica e horizontalmente com a luta dos movimentos sociais, por meio da pesquisa científica engajada.

João Colares da Mota Neto
joaocolares@uepa.br

Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gestão, Trabalho e Educação Carcerária – GEPGTEC

Descrição/Objetivos do GP:
Considerando os desafios institucionais da UEPA/UFPA e os objetivos educacionais que pressupõem a formação de profissionais capazes de contribuir com processos educativos que vislumbrem melhorias das sociedades, sobretudo, da Amazônia e, de pessoas que possam atuar enquanto agentes de transformação, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gestão, Trabalho e Educação Carcerária (GEPGTEC), busca articular processos de ensino, de pesquisa e de extensão nas diversas situações educativas, ampliando a partir de 2015 seu campo de atuação. Interessam-nos as Políticas Públicas Educacionais, que evidenciem a organização, a gestão, o trabalho e práticas educativas no cárcere e nos amplos espaços educativos e ainda a possibilidade de investir na formação de novos pesquisadores nestas áreas do conhecimento tendo a possibilidade de efetiva contribuição para as ações formativas já desenvolvidas.

Maria Auxiliadora Maués de Lima Araújo
amaues3@hotmail.com / auxiliadoramaues@uepa.br

Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um Enfoque Interdisciplinar – GPEFORP

Descrição/Objetivos do GP:
Investigar as práticas pedagógicas dos professores a partir de sua formação docente numa perspectiva interdisciplinar. – Envolver os Campus da UEPA ( Igarapé -Açu, Vigia, São Miguel do Guamá) como fortalecimento destes núcleos no espaço da Universidade a partir da pesquisa. – Identificar a qualidade e as dificuldades das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores a partir dos cursos de graduação ofertados nestes Campus como: Pedagogia, Matemática, Música e Letras.

Maria do Socorro Castro Hage
sohage@uol.com.br / socorro.hage@uepa.br

Linguagens e Tecnologia – LINTEC

Elisa Maria Pinheiro de Souza / José Roberto Alves da Silva
yanaeli1@hotmail.com / roberto.silva@uepa.br

Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento – GEPPEM

Descrição/Objetivos do GP:
O Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento (GEPPEM) com sede na UEPA – BELÉM – CCSE, de caráter interinstitucional tem como objetivo estudar as multifaces da pedagogia, da atuação do pedagogo e das práticas educativas em espaços complexos do processo de ensino e aprendizagem, bem como, os saberes construídos nas diversas organizações, instituições e entidades.

Diana Lemes Ferreira / Jacirene Vasconcelos de Albuquerque
geppem@geppem.com.br
Site:

Grupo de Estudos Formação de Profissionais da Educação e da Saúde.

Descrição/Objetivos do GP:
O grupo de estudos visa efetivar duas ações: fortalecer a formação científica de professores e profissionais da saúde. Na formação de professores, busca formar pesquisadores e sua futura atuação junto aos estudantes da Educação Básica destacando a abordagem CTSA; na formação dos profissionais da saúde, visa a formação de pesquisadores e sua futura atuação junto a hospitais e postos de saúde.

Coordenador(a):
Nidal Afif Obeid Freitas.
nidalfreitas@yahoo.com.br