PARFOR

O PARFOR na modalidade presencial é um Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e iomplantado em regime de colaboração entre a Capes, os estdos, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior – IES.

 

OBJETIVO

Induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.


Anualmente a Capes divulga o Calendário de Atividades do Programa. Nele estão definidos os prazos e as atividades a serem realizadas pelas secretarias de educação estaduais, Municipais e do DF, os Fóruns e as IES e o período das pré- inscrições.

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem:

a) realizar seu cadastro e pré-inscrição na Plataforma Freire;

b) estar cadstrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básiaca; e

c) ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

No Estrado do Pará, as instituições Integrantes do PARFOR são: a Universidade do Estado do Pará – UEPA, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFPA, a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, a Universidade do Oeste do Pará – UFOPA e a Secretaria de Educação do Pará – SEDUC.

A UEPA oferece atualmente através do Plano, os Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Ciências Naturais, com as habilitações em Biologia, Física e Química, Letras – Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, Geografia, Filosofia, Ciências da Religião e Intercultural Indígena.

No Campus XX – Castanhal, existe em funcionamento 09 turmas, sendo 05 do Curso de Pedagogia e 04 do curso de Ciências Naturais (Física, Química e Biologia).