O Laboratório de Bioprodutos e Energia da Biomassa (LABBIM) da Universidade do Estado do Pará, Campus Marabá, é vinculado ao Curso de Engenharia Florestal. A proposta do LABBIM é dar suporte às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão envolvendo docentes, discentes e a comunidade com o intuito de promover a transdisciplinaridade no ensino superior. As principais atividades de Pesquisa desenvolvidas são: (a) energia da biomassa; (b) arqueologia da paisagem; (c) ciência e tecnologia de coprodutos siderúrgicos; (d) ecologia e restauração florestal; (e) microbiologia ambiental; (f) anatomia da madeira; e (g) tecnologia de sementes florestais. Atualmente o laboratório conta com uma equipe composta por 02 docentes, 04 discentes de Engenharia Ambiental, 08 de Engenharia Florestal, 03 de Licenciatura em Ciências Biológicas e 01 de Licenciatura em Ciências Naturais habilitação Química. E têm como principais parceiros: (i) a Casa da Cultura de Marabá (CCM); (ii) o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio); (iii) a Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); (iv) a Secretaria Municipal de Agricultura (SEAgri); e (v) a Siderúrgica Norte Brasil S.A. (Sinobrás).

Coordenador: Prof. Dr. Alisson Albuquerque

E-mail: alissonmrangel@hotmail.com