Apresentação

previous arrow
next arrow
Shadow

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) passou a atuar no sudeste do estado do Pará, com sede na cidade de Marabá, no ano de 1993, inicialmente ofertando os cursos de Enfermagem e Licenciatura em Educação Física. Nessa fase inicial, por falta de prédio próprio, as aulas ocorriam nas dependências de outra instituição de ensino superior.

Atualmente, o Campus oferta 12 cursos de graduação (Biomedicina, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Licenciatura em Ciências Naturais (Biologia e Física), Licenciatura em Letras-Libras, Licenciatura em Música, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química, Licenciatura em Biologia, Medicina e Tecnologia de Alimentos) e 04 de pós-graduação (Especialização e Mestrado em Educação Escolar Indígena, Mestrado em Ciências Ambientais e Transtorno do Espectro Autista: intervenções multidisciplinares em contextos intersetoriais).

O aumento da quantidade de cursos e, consequentemente de ingressos, bem como das instalações físicas, tem possibilitado uma melhor atuação da UEPA na região, tornando-se um importante Polo Universitário na cidade de Marabá. Hoje o Campus atua na formação de estudantes do estado, principalmente dos mais de 20 municípios do sudeste paraense por meio da oferta de cursos superiores nas áreas da educação, saúde, e das engenharias e tem sido parceiro de diversas instituições públicas e privadas e dos movimentos sociais.

A infraestrutura do Campus VIII Marabá acolhe a comunidade acadêmica de forma confortável, com biblioteca e espaços específicos para coordenações de cursos, sala de professores, sala de reuniões e de informática, espaço para assessorias pedagógicas, comitê de ética em pesquisa e centro de registro e controle acadêmico.  Há também laboratórios de Habilidades Médicas, Bioquímica, Toxicológica e Mutagênese; Neurofarmacologia e Biofísica; Genética, Biologia Molecular e Bioinformática; Bacteriologia e Neuropatologia; Morfofuncional; Medidas Antropomédicas, Pediatria e Puericultura; Biologia Celular, Citogenética e Citogenômica; Fisiologia do Exercício e Teste Cardiopulmonar; Simulação; e Anatomia, que dão suporte para os acadêmicos da área de saúde.

O Campus possui também miniauditório com capacidade para 80 pessoas, elevador e estrutura adaptadada para pessoas com deficiência, planejados para receber eventos científicos e abertos à comunidade externa. Também conta com uma piscina para a realização de atividades físicas de extensão, como fisioterapia futuramente. 

A UEPA vem dando grandes contribuições no desenvolvimento econômico e social do sudeste paraense.