Engenharia Florestal

APRESENTAÇÃO

O Curso de Engenharia Florestal apresenta projeto pedagógico diferenciado e inovador. Além das competências tradicionais trabalhadas, o projeto procura diferenciar-se dos demais existentes na região, com a inserção de disciplinas de tecnologia da madeira e industrialização e processos industriais madeireiros que permitirão ao egresso uma visão mais ampla da cadeia produtiva florestal.

O Engenheiro Florestal formado pela Uepa possuirá, ao final de sua graduação, sólida formação científica que possibilite absorver e desenvolver tecnologia; capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade; compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos e gerenciais encontrados.


ATUAÇÃO

O engenheiro florestal tem campo de atuação na área pública, em atividades técnicas e científicas, em instituições de pesquisa e extensão, em institutos de proteção ambiental, nas prefeituras municipais e secretarias estaduais, agindo na fiscalização do cumprimento das leis ambientais. No setor privado, poderá atuar em companhias de reflorestamento, em indústrias madeireiras e moveleiras, em fábricas de papel e celulose, em projetos ambientais, em empresas de mineração e na recuperação de áreas degradadas, nas empresas de consultoria e como consultor autônomo, assim como em Organizações não Governamentais (ONGs) que têm requisitado muito esses profissionais, principalmente em trabalhos relacionados com a conservação do meio ambiente.

Entre as áreas de atuação do Engenheiro Florestal no Estado do Pará, destacam-se: 

MANEJO FLORESTAL E SILVICULTURA 

ECOLOGIA APLICADA 

TECNOLOGIA DE PRODUTOS FLORESTAIS 

QUALIDADES DESEJÁVEIS PARA O VESTIBULANDO

Para um bom desempenho durante o Curso, o aluno interessado em cursar Engenharia Florestal na gostar de química, física e biologia, disciplinas que servirão como base para um bom entendimento das disciplinas específicas nas áreas de silvicultura, manejo e tecnologia de produtos florestais. Deverá ser uma pessoa de espírito aventureiro, disposta a viajar e desbravar as regiões de potencial florestal do estado. Deverá ser observadora, curiosa e crítica, além de estar sempre disposta a inovar e encarar desafios. Espírito de liderança e capacidade de trabalhar em equipe serão características desejáveis e poderão ser trabalhadas durante o Curso.


CURRÍCULO

Total de Horas: 3.793 h

Duração Mínima: 05 anos

Duração Máxima: 09 anos

Regime: Seriado por blocos de disciplinas semestrais


Projeto Pedagógico Curso Engenharia Florestal: Baixe aqui!